3 tendências tecnológicas para implementar no seu negócio

As revoluções industriais foram fundamentais para garantir que as atividades do dia a dia fossem facilitadas e agilizadas. No Brasil, vivemos atualmente a quarta etapa do processo, mas os países super desenvolvidos já estão migrando para a quinta.

Calma, as tecnologias ainda prosseguem as mesmas, o que realmente muda entre elas é a relação entre homem e máquina. Mesmo que seja importante entender a indústria 4.0 e a 5.0, esse não é o tema principal, visto que se você está acompanhando esse artigo está mais interessado nos recursos que pode utilizar.

Pensando em te ajudar a implementar inovações tecnológicas em seu negócio, separamos três tendências que podem otimizar – e muito! – o seu negócio de ponta a ponta. Continue acompanhando esse artigo e saiba mais detalhes.

1.  Computação em nuvem

Falar sobre tendências tecnológicas e não citar a computação em nuvem é quase como montar um sistema energizado de alta tensão e não utilizar conectores elétricos, ou seja, impossível! Em suma, o recurso é fundamental para armazenar e compartilhar documentos, dados e informações em um ambiente virtual.

Disponibilizada em quatro versões: a pública, a privada, a híbrida e a compartilhada, a tecnologia é uma das mais antigas e utilizadas do mercado. Criada no final do século XX, ela ainda está em alta devido aos benefícios que assegura, sobretudo quando falamos de economia, flexibilidade e segurança.

Explicando cada um dos tópicos, o primeiro refere-se ao fato de ser um investimento barato, que pode ser encontrado até em versões gratuitas, como o Google Drive. Já o segundo está relacionado à possibilidade de acessar qualquer arquivo de qualquer lugar e por qualquer aparelho.

Por último, a segurança é expandida para muitas questões. Por exemplo, ela pode ser voltada à presença de protocolos de segurança otimizados, que impede que haja roubo de informações, ao backup de documentos importantes, a otimização da tomada de decisões, entre vários outros tópicos.

2. Inteligência artificial

A computação em nuvem pode ser a mais popular tendência tecnológica existente, mas não a mais moderna e eficiente. Nesse tópico, a inteligência artificial se destaca de qualquer outro recurso disponibilizado no mercado nacional e internacional.

A AI, como é conhecida por seu nome em inglês (artificial intelligence), é capaz de auxiliar em processos de tomada de decisões sem que seja necessário a interferência humana. Assim, ele é ideal para desenvolver tarefas de maneira automatizada.

Com relação aos principais benefícios dessa tendência nos negócios, destacam-se o gerenciamento da cadeia de suprimentos, a gestão de pessoas e a análise precisa dos dados, com relatórios detalhados para facilitar os processos.

Sabendo dessas funções, não fica difícil compreender que ela é excelente inclusive para realizar a manutenção preditiva do forno elétrico de embutir ou de qualquer outro equipamento comercial ou industrial, pois assegura o monitoramento e inspeção das máquinas constantemente.

3. Chatbots

Nem sempre é possível investir imediatamente na inteligência artificial, principalmente quando analisamos os custos de aquisição desse recurso. Assim, ela poderá demandar um tempo de preparação maior, a fim de juntar uma quantia significativa para melhorar o negócio sem entrar em uma grande dívida.

Mesmo que você esteja se preparando para esse investimento, existe um outro – e por sinal muito mais econômico! – que você pode colocar imediatamente para funcionar. Estamos falando dos chatbots, tecnologia capaz de simular conversas humanas em um chat e automatizar tarefas repetitivas que não demandem esforços físicos.

Suponhamos que você tem uma empresa que vende equipamentos Weg. No catálogo, você irá disponibilizar modelos como o motor trifásico de 100cv, o motor Weg de 2cv, o motor monofasico 3cv, entre vários outros. Em um mesmo dia, 10 pessoas perguntaram a diferença entre eles, com os chatbots, as respostas seriam automáticas.

Mas tenha cuidado ao realizar esse investimento: ele consegue passar informações, tirar dúvidas, relatar dados, entre outras atividades mais simples e não as extremamente específicas. Por isso, é sempre bom manter uma equipe de atendimento sempre à disposição para entrar em contato com os clientes nessas situações.

Gostou do nosso post com 3 tendências da tecnologia para implementar no seu negócio? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Leia Também:

4 passos importantes da tecnologia nos negócios

Reply