5 tendências no mercado industrial que você precisa saber

A pandemia do Covid-19 que afetou o mundo, trouxe impactos para todos os setores e não foi diferente para a indústria. E, apesar das grandes perdas econômicas, houve, também, uma aceleração tecnológica, sendo no ramo da automação predial, passando pelo de aquecedor de gás industrial e indo para diversos outros.

Para te preparar para o pós-pandemia e fazer com que entenda as tendências no mercado industrial, continue lendo o texto!

Simulação de cenários

Já era uma máxima deste setor a simulação do mercado e dos cenários. Porém, com a limitação dos setores e dos funcionários, a maior parte das indústrias ficaram de mãos atadas e não conseguiram prever o número de saídas e entradas de itens.

Modelos ainda mais inteligentes e dinâmicos para os cálculos são tão fundamentais quanto os conectores elétricos bem instalados são para uma residência.

Manufatura aditiva

Não sabe o que é? Calma que a gente explica. São programas que criam objetos tridimensionais a partir de modelos digitais. Dentre as tantas possibilidades no mercado, estão as impressoras 3D.

De uns tempos para cá, esta tendência foi aperfeiçoada, ou seja, não há nova tecnologia, propriamente dita, mas uma melhoria referente àquela já vista. Aplicá-la em volumes grandiosos é o próximo passo por aqui!

Recursos ambientais

Uma preocupação constante com o meio ambiente é notada, ano após ano. Portanto, esta tendência de maiores conceitos em relação à sustentabilidade e inovação verde devem ser inseridas nas reuniões e debates em sua empresa.

Mesmo com um governo totalmente contrário a isso, fazer a sua parte e prezar pelo futuro das gerações e de nosso planeta é o mínimo que se espera de profissionais coerentes e éticos. 

Ou seja, se vende motor elétrico usado e pode reduzir a emissão de poluentes, coloque em prática!

Aposta nas fábricas inteligentes

A conectividade trazida pelo 5G é algo que parecia distante há dez anos atrás. E com esta adição dos dispositivos sem fio e maior velocidade de internet e no ‘diálogo’ entre os aparelhos e máquinas, tudo foi facilitado.

Não dá para prever o quanto esta automatização se expandirá, porém, é correto dizer que os colaboradores deverão se especializar, fazer cursos e estarem atentos às novidades para continuarem atualizados.

Ah! E vale ressaltar que o 5G permite que downloads sejam 80 vezes mais rápidos do que o 4G.

Machine Learning

Imagine que uma máquina pode adquirir aprendizado e integrá-lo de forma autônoma. Pois bem, isso já acontece e faz com que as paradas dos equipamentos sejam cada vez menores.

O machine learning apresentará parâmetros de notificações e, claramente, possibilitará o levantamento de informações indisponíveis atualmente. Os dados serão trazidos em tempo real, para que as tomadas de decisões sejam mais assertivas e ágeis.

Desta forma, aprimoramentos como os de planejamento e programação ficarão mais diretos. Principalmente porque, tempo é dinheiro!

Agora é tirar as ideias e dicas do papel e inserir dentro de seu dia a dia. Gostou deste conteúdo? Então, não esqueça de compartilhar a publicação com seus amigos e familiares!

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Reply