6 produtos que vão ajudar a conservar o estofado do escritório

Às vezes parece uma tarefa impossível conservar o estofado de um lugar que é tão movimentado como um escritório. Geralmente são nesses locais onde os estofados são desgastados mais rápidos.

 

As cadeiras que são usadas quase todos os dias, o sofá ou poltrona da recepção tem uma rotatividade de pessoas e com isso, se a cor for clara então, parece que se desgasta mais rápido e suja com mais facilidade.

 

Mas, além de não deixar esses estofados com aspecto de velho, conservar e cuidar deles se tornou mais importante durante a pandemia, isso porque a higienização deles também é importante para combater o vírus do Covid-19.

 

Sofás, poltronas, cadeiras de escritório e almofadas, tendem a acumular poeira, sua limpeza se torna fundamental para evitar a proliferação de bactérias e outros microorganismos. Com a movimentação de pessoas que pegam transporte público, andam para vários lugares, tem contato com outras pessoas, isso se torna mais necessário ainda.

 

Além da limpeza e higienização com os produtos e material de limpeza correto para conservar o tecido, também será importante para eliminar bactérias. Esse tipo de limpeza deve ser feito periodicamente, porém não é assim que acontece em muitos escritórios.

 

Para te ajudar a saber como conservar e cuidar melhor do estofado do seu escritório vamos falar sobre algumas dicas práticas para isso. Continue lendo!

Dicas de como conservar e higienizar o estofado do escritório

1.   Aspirador de pó

Vamos começar por como pode evitar que acumule pó nos estofados, começar pelo mais básico na verdade.

 

Principalmente nos estofados que ficam em salas de reunião, que nem sempre são usadas e tendem a acumular pó mais rápido, na recepção ou hall de entrada. Principalmente se eles ficam em lugares que têm contato direto com a rua, eles vão acumular pó mais rápido.

 

Para esses estofados o recomendado é que use um aspirador de pó periodicamente, podemos dizer para considerar uma semana sim e outra não para não ficar muito pesado para a pessoa responsável pela limpeza.

 

O aspirador de pó vai puxar partículas que um pano úmido, por exemplo, pode não tirar. Ele também consegue puxar de lugares que não conseguimos passar o pano, como os cantinhos dos sofás e poltronas.

2.   Pano úmido

O pano úmido é uma ótima saída para quem não possui aspirador de pó no escritório ou até mesmo, quem não possui um aspirador mais silencioso para não atrapalhar as demandas em volta.

 

E ele pode ser usado principalmente nas cadeiras que são usadas nas mesas de trabalho, já que elas não precisam de aspirador por não juntar tanto pó assim e um simples pano úmido, não precisa utilizar produto de limpeza nesse momento, pode tirar a poeira.

3.   Escova com cerda macia

A escova com cerdas macias são ótimas para a limpeza de qualquer estofado, vale ressaltar que precisa ser de cerdas macias para não danificar o material do estofado. Elas tiram a sujeira mais pesada e ajudam a fazer uma higienização mais profunda.

 

Junto delas, você pode utilizar alguns produtos de limpeza específicos para a limpeza de estofados, ou então algumas soluções caseiras que também ajudam a conservar e tirar manchas ou sujeiras do dia a dia.

 

Um ótimo aliado para essas limpezas é o detergente neutro ou o detergente incolor como muitos conhecem. Ele é ótimo para tirar a gordura e fazer uma limpeza mais profunda. Lembrando que precisa ser o detergente neutro, pois os que têm cor podem acabar manchando o estofado.

4.   Produtos de limpeza

Aqui é onde se deve tomar mais cuidado e ficar muito atento, pois muitas pessoas gostam daquelas famosas soluções caseiras para limpar os estofados e acham que vão ajudar a conservar mais e fazer com que o aspecto de limpo dure por mais tempo.

 

Isso até pode ser verdade em alguns casos, porém é necessário um cuidado especial sobre as substâncias usadas nessas misturas para que não danifique o material do estofado e até mesmo, não desgaste ele mais rápido.

 

Quando for comprar os produtos de limpeza, fique atento nas substâncias que são usadas no produto e em quais tipos de estofados ela pode ser aplicada, geralmente, os produtos específicos para essas limpezas já vem com informações e cuidados no verso da embalagem.

 

O indicado são produtos como detergente, que contém o desengordurante e facilita a remoção de manchas e gordura, produtos com saponáceos e desinfetantes, sempre com atenção para o tipo de matéria-prima do sofá, cadeira ou poltrona para que não cause nenhum dano.

5.   Madeira

Alguns estofados tem como apoio ou em parte do seu design madeira e essa parte também é muito importante limpar e conservar, pois se a madeira estraga ou é danificada, pode causar algum impacto no estofado.

 

Para a conservação e higienização da madeira, pode-se utilizar um pano seco para tirar bem o pó e um produto, como o lustra móvel, para selar ele e deixar mais conservado e protegido contra a sujeira do dia a dia por mais tempo.

6.   Cuidados extras

Alguns cuidados extras para conservar o estofado do escritório podem ser usados em estofados de qualquer lugar na verdade. Alguns desses cuidados são:

  • Não usar o estofado em pisos desnivelados;
  • Não expor o estofado ao sol ou à chuva;
  • Não deixar eles em lugares muito úmidos;
  • Se acabou de comprar, ao chegar ao escritório, não deixe ele embalado por muito tempo;
  • Não utilize alvejante ou produtos com clorados;
  • Faça a higienização periodicamente.

Reply