7 Cidades em Santa Catarina para viver com qualidade de vida

Não podemos negar que não é de hoje que o sul do país é destaque nacional por seu alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Esta qualidade de vida proporcionada é um dos principais fatores que atraem cada vez mais investidores e moradores para as melhores cidades do estado Santa Catarina, que vamos citar abaixo. Se destacam aquelas que, segundo pesquisas do Índice de Governança Municipal (IGM), relacionando questões de: finanças, gestão e desempenho em sua governança publica foram as que receberam as melhores notas. E também abrangemos aqui os municípios com mais de 100 mil habitantes e com PIB per capita maior que R$ 28 mil.

1 – Itajaí

Cidade que equilibra natureza e desenvolvimento socioeconômico. Extremamente rica em lazeres, como as praias, variados comércios e serviços, bons bairros para se morar, seguros e em constante evolução, isto você pode confirmar através de alguma imobiliária em Itajaí, que inclusive este ramo imobiliário só tem crescido devido à alta busca de imóveis na região, seja para investimento ou moradia.

Imóveis na Praia Brava, Fazenda, Centro, Ressacada, Vila Operária, Dom Bosco (alguns dos bairros da cidade mais conhecidos), não saem da demanda, pois, todos querem usufruir deste município promissor que além de tudo possui o maior porto do Brasil de movimentação de contêineres, a maior Universidade privada do Estado (Univali), sendo assim uma ótima opção para quem quer investir na carreira, dar um up na vida profissional ou mesmo aproveitar do sossego e qualidade de vida que encontra nesta região.

2- Balneário Camboriú

Assim como Itajaí, é uma cidade litorânea, cercada por belíssimas praias, turística e rodeada também de empreendimentos imobiliários com suas inúmeras unidades de apartamentos. A queridinha do estado, que mais atrai turistas, investidores, moradores do litoral norte catarinense e não somente no verão, acreditem.

Em torno de 140 mil habitantes, seu IDH alto (0,85 na escala máxima de 1) prova que é uma das melhores cidades de Santa Catarina para habitar.

E tem mais, esta estrategicamente localizada, sendo vizinha de Navegantes e está a uma  distância de aproximadamente 80 km de Florianópolis, ou seja, localização totalmente privilegiada próxima de dois aeroportos, facilitando ainda mais o turismo de eventos e business na região.

 3 –  Jaraguá do Sul

Localizada mais norte/nordeste catarinense esta na 5ª posição do  ranking  de maior economia do estado. Pois trata-se de um grande polo industrial, abrigando empresas gigantes deste meio.

A qualidade de vida deste município também se deve a sua segurança, lá o índice de violência é baixíssimo de acordo com pesquisas possui uma taxa de 3,7 mortes para cada 100 mil moradores. Essa informação contribuiu para que a cidade alcançasse a 7ª posição no ranking nacional do IGM.

Também se destaca pelo turismo aventureiro que tem crescido na região, como ciclismo, voo livre, canoagem, proporcionando momentos pra lá de prazerosos desfrutando dos atrativos da natureza do local.

4 – Joinville

Esta é a maior cidade do estado, também considerada uma das melhores para se viver, segundo IBGE, sua população se estima em 590 mil pessoas.

Se destaca por ser: município das flores e capital nacional da Dança. Títulos concedidos até em lei, no ano de 2016 pelo presidente da época. Nela acontece o Festival de Dança que contempla a presença de bailarinos de todo canto do mundo, inclusive foi sediada pela única filial do Teatro Bolshoi da Rússia.

Apesar de não ser uma cidade litorânea como as duas citadas anteriormente, é próxima de São Francisco do Sul, que possui suas praias e fica situada a poucas horas de viagem também de Itajai e Balneário.

Joinville é campo de grandes industrias, mais de 100 para se calculando, mas preserva sua característica de interior, preservando suas áreas naturais: Estrada Bonita, o mirante do Morro da Boa Vista e o Recanto das Nascentes Divinas.

5 – Florianópolis

Capital do estado, chamada também de Ilha da Magia ou Floripa, Florianópolis esta na lista de municípios catarinenses com mais qualidade de vida e IDH alto para se morar, mais precisamente está em 50º lugar no IGM.

Conhecida por Ilha porque é cercada de praias, são 34 catalogadas pelos órgãos públicos, mas se acredita que sejam em torno de 100, pois, tem muitos lugares que são de difícil acesso aos arredores. Praias como Jurerê, Canasvieiras atraem inclusive celebridades para sua região.

Também é considerada a região dos empreendedores, pois, tem aproximadamente 20 mil deles inovando em startups e novos polos tecnológicos em geral fazendo jus ao apelido da capital “Vale do Silício da América Latina”.

6 – Chapecó

Fica no oeste catarinense e é considerada um grande centro industrial, se destaca pela agroindústria, educação e por ser uma das cidades do estado que mais gera empregos, de acordo com dados do Ministério do Trabalho, atrai muita gente em busca de novas oportunidades.

7 –  São José

Cidade situada na região de Floripa, São José tem em torno de 246 mil habitantes. Assim como Chapecó, também é fonte de empregos e um ótimo lugar para quem busca empreender.

Vizinha da capital, é bastante procurada por quem quer aproveitar dos benefícios da região, mas sem perder a tranquilidade. Isso incluindo as opções da natureza, como trilhas, fácil acesso a praias entre outros lazeres.

Foi compreendido que são analisados vários dados que caracterizam as cidades com maior qualidade de vida que vão além das belezas naturais, pontos como segurança pública, saúde, educação, planejamento, possibilidade de investimentos também contam e muito. Neste artigo foram selecionadas apenas seis que fazem parte deste ranking, mas o estado possui outas possibilidades, como Blumenau, Brusque, Criciúma… vale a pena estuda-los e conhece-los melhor também. Santa Catarina possui muitas regiões promissoras.

Reply