A influência das cores em sua casa: saiba mais

Você sabia que a cor da sua parede pode influenciar todo o ambiente daquele cômodo na sua casa, apartamento ou outros tipos de imóveis em geral? Sim, isso é verdade, as cores tem uma forte influência onde quer que for, cada uma delas passa uma mensagem sobre aquele local.

 

Algumas pessoas podem não acreditar, mas as cores têm uma forte influência sobre o ambiente, ela que deixa um ambiente mais leve, mais pesado, mais alegre, mais sofisticado e etc.

 

Um grande exemplo que podemos ver é em hospitais, clínicas ou consultórios, geralmente nos deparamos com cores claras e mais leves, que passam uma sensação de tranquilidade, calma e leveza. É exatamente por esse motivo o tom da cor.

 

E não é apenas pela cor, o tom dela, se for mais claro, mais forte, neutro ou com quais outras cores está contrastando vai dizer muito sobre o lugar. Além de um designer próprio, ele vai passar uma mensagem para as pessoas.

 

É isso que o marketing usa em sua comunicação para atrair mais público ou um público específico. Com isso, podemos ver que sim, tem uma forte influência dentro de casa também.

A influência das cores no lar

Nossa casa deve ser um lugar de paz, refúgio, descanso e relaxamento. É nele que as vezes passamos a maior parte do tempo, construímos uma vida e também temos a vivência com as pessoas da nossa família.

 

É por esse motivo que ele precisa ser um lugar mais agradável possível, um lugar acolhedor e aconchegante. O impacto das cores na parede, na decoração e outros itens pode ser o que vai dizer qual mensagem cada ambiente está passando.

 

Com isso, na hora de escolher a cor da parede do cômodo por exemplo e até a cor dos móveis e objetos que ficaram no mesmo cômodo, é preciso considerar a mensagem que cada uma passa.

A influência de cada cor

Azul

A cor azul é considerada uma cor fria, ela pode promover uma sensação de frescor e leveza ao um ambiente mais quente. A cor também consegue estimular a tranquilidade, paz ou bem-estar.

 

É uma ótima opção para ambientes de descanso e relaxamento. Se usado nos tons mais suaves, passa a sensação de conforto e tranquilidade. Já nos tons mais escuros, pode causar a impressão de amplitude do ambiente.

Vermelho

Essa é uma cor considerada quente e poderosa (não só para ambientes), o vermelho está ligado à confiança e agilidade, pode causar diferentes sensações dependendo do tom da cor, se mais escuro, mais claro e etc.

 

O vermelho escuro consegue transmitir a sensação de seriedade e respeito de um ambiente. Enquanto que o vermelho mais quente e forte, consegue passar a sensação de afeto e carinho.

 

Mas para não ficar um ambiente sobrecarregado por conta da cor, o ideal é mesclar entre os diferentes tons da cor.

Amarelo

Essa cor tão alegre e mais viva pode passar a sensação de confiança e otimismo. Deve ser pelo fato de possuir uma grande luminosidade, podendo dar vida a um cômodo. Porém é necessário um cuidado com essa cor, se usada em excesso e tendendo do seu tom, pode causar desconforto para as pessoas.

 

Por ser uma cor quente, a cor amarela pode oferecer a sensação de calor e além disso, elevar o entusiasmo. É perfeito para os ambientes mais escuros da casa e é ótimo para compor decoração mais clean, já que ela consegue iluminar e dar vida ao lugar.

Laranja

Assim como a cor amarela, a cor laranja tem um grau alto de energia e calor, transmitindo aquela sensação de alegria, além de conseguir estimular a criatividade e dinamismo daquele espaço.

 

Essa cor pode ser utilizada em ambientes de escritório para trabalhar e estudar, porém é necessário ter moderação no tom, pois por ser uma cor viva e alegre, pode causar um efeito contrário, deixando quem está naquele ambiente se sentir desconfortável.

Verde

O verde consegue ser um equilíbrio perfeito entre as cores, ele transmite a sensação de bem-estar e tranquilidade. Geralmente está sendo muito usado nas decorações contrastando na variedade dos seus tons, ele oferece uma facilidade na composição com as outras cores.

 

Nos tons mais claros, ele pode ser considerado uma cor mais agradável e tranquila, é perfeito para ambientes como sala de estar, escritórios e quartos. Já nos tons mais escuros, ele passa uma sensação de segurança e respeito.

Violeta

A cor roxa ou violeta é associada a meditação ou espiritualidade, ela passa uma sensação acolhedora, promovendo o sentimento de relaxamento e equilíbrio do corpo e do ambiente. É perfeito para os cômodos que são usados para relaxar, como refúgio ou só um lugar para acalmar os nervos.

 

Se contrastado com dourado, pode transmitir uma imagem de elegância e requinte do ambiente.

Reply