Acne: Diferentes Tipos, Causas, Tratamento e Dicas

O que é acne?

A acne é uma doença dos folículos capilares e das glândulas sebáceas. As glândulas sebáceas secretam óleos (sebo) para manter a pele úmida. Quando as glândulas ficam obstruídas, pode causar espinhas e cistos.

A acne é muito comum. Pessoas de todas as raças e idades têm acne. Na verdade, a maioria das pessoas nos Estados Unidos entre 11 e 30 anos será afetada por ela. Mesmo pessoas na faixa dos 40 e 50 anos podem ter acne. No entanto, a acne geralmente começa na puberdade. Durante a puberdade, os hormônios sexuais masculinos (andrógenos) aumentam em meninos e meninas. Isso faz com que as glândulas sebáceas produzam mais óleo.

Normalmente, a sebo produzida viaja pelos folículos pilosos até a pele. No entanto, as células da pele podem obstruir os folículos. Isso pode bloquear a secreção. Quando os folículos ficam obstruídos, as bactérias da pele começam a crescer dentro dos folículos. Em seguida, desenvolvem-se inflamação e espinhas. Os tipos mais comuns de espinhas são:

  • Comedões fechados: essas espinhas são seladas e têm um pequeno topo cheio de pus branco.
  • Cravos pretos (comedões abertos): essas espinhas têm uma pequena abertura preta na parte superior. Embora essas espinhas sejam pretas, a cor não é de sujeira. É do processo de oxidação quando o sebo é exposto ao ar.
  • Pápulas:  são pequenas protuberâncias rosadas.
  • Pústulas:  espinhas que possuem pus na parte superior e são vermelhas na parte inferior da lesão. Essas são características da acne inflamatória.
  • Nódulos:  são espinhas duras, grandes e dolorosas que surgem profundamente na pele.
  • Cistos:  espinhas profundas e doloridas cheias de pus que geralmente resultam em cicatrizes.

A lesão acne básica é chamada de comedão.

O que causa acne?

O aumento dos níveis hormonais durante a puberdade pode causar acne. Além disso, a acne é frequentemente hereditária. Outras causas de acne podem incluir o seguinte:

  • O nível hormonal muda durante o ciclo menstrual da mulher
  • Alterações hormonais durante a gravidez
  • Iniciando ou interrompendo pílulas anticoncepcionais
  • Certos medicamentos (como corticosteroides, lítio e barbitúricos)
  • Óleo e graxa do couro cabeludo, óleo mineral ou de cozinha e certos cosméticos
  • A dieta também pode desempenhar um papel

Apertar as espinhas ou esfregar a pele com muita força pode piorar a acne. A pele também pode ficar irritada com a fricção ou pressão de capacetes, mochilas ou colarinhos apertados. Poluição ou umidade também podem irritar a pele.

Quais são os sintomas da acne?

A acne pode aparecer como espinhas sem abscessos ou cistos cheios de pus que se rompem e resultam em abscessos maiores. Isso pode acontecer em qualquer parte do corpo. No entanto, a acne aparece com mais frequência em áreas onde há uma alta concentração de glândulas sebáceas, incluindo:

  • Cara
  • Peito
  • Parte superior das costas
  • Ombros
  • Pescoço
  • A acne pode ser semelhante a outras doenças de pele. Sempre converse com seu médico para obter um diagnóstico.

Como a acne é diagnosticada?

Seu médico geralmente pode diagnosticar a acne examinando sua pele.

Como a acne é tratada?

Seu médico irá considerar sua idade, saúde geral, a gravidade da acne e outros fatores para determinar qual tratamento é melhor para você.

O tratamento da acne se concentra em minimizar as cicatrizes e melhorar a aparência. O tratamento para a acne pode incluir medicamentos que você aplica na pele ou que toma em forma de pílula. Alguns desses medicamentos precisam ser prescritos pelo seu médico. Em alguns casos, pode ser recomendada uma combinação de ambos os tipos de medicamentos.

Os medicamentos que você aplica na pele costumam ser prescritos para tratar a acne. Podem ser na forma de creme, gel, loção ou solução. Exemplos incluem:

 

Opção de Tratamento Efeito
Peróxido de benzoíla Mata a bactéria
Antibióticos Ajuda a interromper ou desacelerar o crescimento das bactérias e reduzir a inflamação. Eritromicina e clindamicina são comumente usadas.
Retinóides Interrompe o desenvolvimento de novas lesões de acne e estimula a renovação celular, removendo as espinhas. Estes incluem tretinoína, adapaleno e tazaroteno.

Os medicamentos contra a acne que você toma por via oral, ou antibióticos orais, são frequentemente prescritos para tratar a acne moderada a grave e podem incluir o seguinte:Tazoroteno tópico, ácido azelaico, ácido salicílico e dapsona também são comumente usados.

  • Doxiciclina
  • Eritromicina
  • Tetraciclina
  • Minociclina
  • Trimetoprima
  • Sulfametaxazol / trimetoprima
  • Dapsone

A espironolactona ou o controle de natalidade podem ser usados ​​por mulheres para afetar os hormônios que controlam a acne.

A terapia fotodinâmica é um procedimento a laser usado para controlar a acne moderada a grave.

A isotretinoína é um medicamento administrado por via oral para acne grave, cística ou inflamatória. É usado quando outros métodos não podem prevenir cicatrizes extensas. A isotretinoína reduz o tamanho das glândulas sebáceas que formam a oleosidade da pele. Também aumenta a liberação de células da pele e afeta os folículos pilosos. Esses efeitos reduzem o desenvolvimento da acne. A isotretinoína pode eliminar a acne na maioria das pessoas que a utilizam. No entanto, o medicamento tem efeitos colaterais importantes, incluindo potenciais efeitos colaterais psiquiátricos. É muito importante discutir este medicamento com seu médico.

Mulheres grávidas ou que possam engravidar não devem tomar isotretinoína. Pode causar defeitos de nascença. A isotretinoína também pode causar aborto ou parto prematuro.

Seu médico pode recomendar etapas específicas para minimizar cicatrizes de acne.

Embora a acne frequentemente seja uma condição crônica, mesmo que dure apenas durante a adolescência, ela pode deixar cicatrizes para o resto da vida. Cicatrizes de acne geralmente se parecem com cicatrizes de “picada de gelo” ou cicatrizes semelhantes a crateras. Embora o tratamento adequado possa ajudar a reduzir as cicatrizes, vários procedimentos dermatológicos podem ajudar a reduzir ainda mais as cicatrizes de acne, incluindo o seguinte:

  • Dermoabrasão:  pode ser usado para minimizar pequenas cicatrizes, pequenas irregularidades na superfície da pele, cicatrizes cirúrgicas e cicatrizes de acne. Envolve a remoção das camadas superiores da pele com uma máquina elétrica que “lixa” a pele. À medida que a pele cicatriza com o procedimento, a superfície parece mais lisa e mais fresca.

 

  • Peelings químicos:  costumam ser usados ​​para reduzir a pele danificada pelo sol, pigmentos irregulares e cicatrizes superficiais. A camada superior da pele é removida com um produto químico aplicado na pele. Ao remover a camada superior, a pele se regenera, muitas vezes melhorando a aparência da pele.

 

  • Injeções de preenchimento dérmico:  são injetadas sob a pele para repor o colágeno natural do corpo que foi perdido. Preenchimentos dérmicos injetáveis ​​são geralmente usados ​​para tratar rugas, cicatrizes e linhas faciais.

 

  • Resurfacing a laser:  usa luz de alta energia para queimar a pele danificada. Pode ser usado para reduzir rugas e cicatrizes finas.

 

  • Fototerapia ou terapia de luz azul:  Fototerapia usando uma fonte de luz azul. Foi demonstrado que diminui o número de bactérias causadoras de acne com efeitos colaterais mínimos, como pele seca. A terapia de luz azul não usa luz ultravioleta (UV), portanto, não danifica a pele como os tipos anteriores de terapia de luz faziam.

 

  • Terapia por luz pulsada e energia térmica (LHE):  acredita-se que este tipo de terapia combinada de luz e calor atue destruindo bactérias causadoras de acne. Também encolhe as glândulas da pele que produzem óleo. O FDA aprovou um sistema LHE que usa luz verde e pulsos de calor para tratar acne leve a moderada.

 

  • Enxertos perfurados: os enxertos  perfurados são pequenos enxertos de pele usados ​​para substituir a pele com cicatrizes. Um orifício é feito na pele para remover a cicatriz. Em seguida, ela é substituída por pele sem cicatrizes (geralmente da parte de trás do lóbulo da orelha). Os enxertos perfurados podem ajudar a tratar cicatrizes profundas de acne.

 

  • Transferência de gordura autóloga:  uma transferência de gordura autóloga usa a gordura retirada de outro local do seu corpo e a injeta na pele. A gordura é colocada abaixo da superfície da pele para empurrar para cima as cicatrizes deprimidas. Este método é usado para corrigir defeitos de contorno profundos causados ​​por cicatrizes de acne severa. Como a gordura pode ser reabsorvida pela pele ao longo de meses, pode ser necessário repetir.

Quais são as complicações da acne?

A acne pode deixar cicatrizes físicas para o resto da vida. Também pode causar problemas de autoestima.

A acne pode ser prevenida?

A acne é causada por alterações hormonais normais que acontecem durante a puberdade. Isso torna a prevenção da acne muito difícil, ou mesmo impossível.

No entanto, evitar substâncias que podem causar acne pode ajudar. Isso inclui certos medicamentos (como corticosteróides, lítio e barbitúricos), óleo mineral ou de cozinha ou certos cosméticos. Além disso, a lavagem diária ajuda a evitar que a oleosidade e a graxa do couro cabeludo atinjam seu rosto ou costas. O tratamento precoce da acne pode evitar que ela piore e cause cicatrizes.

Quando devo consultar um médico?

Acne é uma condição comum. Se você tem acne que não é ajudada nos cuidados domiciliares, é grave ou deixa cicatrizes, consulte seu médico.

Pontos principais sobre acne

  • Acne é uma doença dos folículos capilares e das glândulas sebáceas que ficam obstruídas. Isso leva a espinhas e cistos.
  • Acne é uma condição comum que geralmente começa durante a puberdade devido a alterações hormonais.
  • A acne pode ser superficial ou profunda.
  • Se não for tratada, a acne pode causar cicatrizes que podem durar por toda a vida.
  • Evitar substâncias que pioram a acne e o tratamento precoce da acne pode reduzir ou prevenir cicatrizes de acne.

Leia Tambèm:

Massagem Relaxante – 5 Benefícios Para a Sua Vida
7 hábitos alimentares que auxiliam na saúde bucal
Saúde Bucal: Saiba a importância da sua saúde bucal na prevenção de doenças

Reply