noComentários

Aprenda como montar uma lista de compras e economizar no mercado

Definir a quantidade de cada produto e estabelecer pratos para serem feitos durante a semana são algumas das dicas

A ida ao supermercado é uma das atividades que mais demanda atenção e dedicação nos dias de hoje. Seja pela alta dos preços, seja pela dificuldade em encontrar produtos frescos e de qualidade para consumir no dia a dia, o que antes era uma atividade rotineira, tornou-se um momento de procura de ofertas e maneiras de economizar. 

Tais mudanças afetam diretamente a organização da lista de compras, que se torna imprescindível para diminuir o valor final. Busca por ofertas, compras em atacado e a organização adequada da quantidade de itens são apenas algumas das dicas para tornar a ida ao mercado mais econômica e prática.

Afinal, qual é a importância de fazer uma lista de compras?

Antes de partir para as dicas de como otimizar a lista do supermercado, é preciso questionar porquê ela deve ser feita, afinal, como um pequeno pedaço de papel pode ajudar na economia? 

A chave para a resposta dessa questão está na organização. Listando os produtos necessários, é possível evitar compras que não são necessárias. Além disso, fica mais simples comprar as quantidades adequadas e não se esquecer de nenhum item, afinal, quando compramos com urgência, é mais fácil se submeter a preços altos e dispensar as pesquisas.

Por onde começar a lista?

Agora que você já sabe qual é a importância da lista, podemos partir para a sua organização. Quanto melhor ela for, mais rápida e eficiente serão as compras no supermercado. 

Dica 1: cheque a dispensa

Antes de dar início a lista de compras, é imprescindível checar a dispensa. É nesse momento que é possível avaliar quais produtos estão faltando e quais itens sobraram do mês anterior, evitando assim adquiri-los novamente. 

A dica é fazer uma segunda lista, com a descrição dos itens e quantidades que já existem em casa para evitar o acúmulo de alimentos. 

Dica 2: prepare um cardápio para a semana

Quando se sabe o que será preparado, fica mais simples definir os ingredientes e os produtos que precisam ser comprados de forma assertiva. Elaborar um cardápio resumido dos alimentos que serão preparados na semana é uma boa dica para evitar as compras em excesso e otimizar o tempo no dia a dia. 

Dica 3: escreva as quantidades necessárias

Uma vez com o cardápio definido e a lista de produtos da dispensa feita, é possível elaborar a lista de compras do supermercado, listando os itens básicos como arroz, feijão, óleo, etc., adicionando os produtos necessários para o cardápio da semana. 

A dica extra é listar as quantidades necessárias de cada item ao lado do nome do produto. Assim, é possível evitar o excesso e as compras por impulso.

Dica 4: fique de olho nas promoções

Nossa dica final pode ser posta em prática ainda em casa ou já nas gôndolas do supermercado. Antes de sair, é possível conferir as promoções por meio dos aplicativos e folhetos. 

Além disso, comprar em maior quantidade pode diminuir o preço final dos itens. Portanto, vale a pena considerar a compra em atacado de itens com validade mais longa, fazendo um estoque econômico para o mês.

Como reaproveitar a lista para a próxima compra?

Compras feitas? Não é preciso jogar a lista fora e começar do zero! Alguns itens básicos como arroz, feijão, sal e açúcar reaparecem nas compras com frequência.

Para economizar tempo, a dica é montar uma lista base com os itens indispensáveis consumidos no mês, que pode ser feita de modo digital. Assim, a cada compra, basta imprimir a lista base e acrescentar os itens necessários para o próximo cardápio, sem esquecer de checar a dispensa e listar as quantidades.

Responder