noComentários

Benefícios do Fígado na Alimentação

Benefícios do Fígado na Alimentação

Benefícios do fígado na alimentação – O fígado, bem como outras miudezas, estão cada vez menos presentes em nossos pratos. No entanto, o fígado tem muitas vantagens nutricionais e nos permite variar nossa dieta.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre os benefícios do fígado na alimentação, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Composição nutricional

Calorias167 kcal
Proteínas26 g
Lipídios5 g
Carboidratos1 g

Os valores correspondem a uma porção de 100 gramas.

Quais os benefícios do fígado na alimentação?

Primeiramente, eles são facilmente encontrados a granel em açougueiros ou embalados em bandejas, sob vácuo. Escolha fígados de frango de marca vermelha que, em princípio, contenham menos resíduos tóxicos.

O fígado é muito rico em ferro, vitaminas (especialmente vitamina A) e colesterol. Pois a vitamina A é essencial para a boa saúde da pele. Caso você tenha problemas de pele, adicionar fígado a sua alimentação é importante, bem como consultar um dermatologista Unimed Goiânia.

O fígado também é uma boa fonte de ferro heme, pois com uma ingestão de 11 mg de ferro por 100 g de fígado de galinha.

Também vale a pena notar seus altos níveis de fósforo, úteis para a boa saúde de nossos ossos. Enfim, dependendo da espécie, o fígado pode ser uma boa fonte de cobre e selênio.

Consumido uma vez por semana, pode compensar as lacunas nesses elementos.

No entanto, pode conter, especialmente aves, resíduos significativos de suplementos e especialmente antibióticos. É melhor não dar a crianças pequenas para não multiplicar fatores de resistência a antibióticos.

Fígado de aves: uma proteína magra

As pequenas quantidades de carboidratos que contém dão a ele um sabor doce, um sabor muito levemente doce que é especial dele.

Seu valor nutricional varia ligeiramente de um animal para outro.

O fígado é uma miudeza bastante baixa em gordura. Contém menos de 10% de gordura. O fígado pode, portanto, ser consumido como substituto de uma carne vermelha sem preocupações.

O fígado é uma boa fonte de proteína. Seu conteúdo protéico varia ligeiramente dependendo da origem do fígado. Varia de 15,4% para fígado de gado a 24,5% para fígado de galinha.

O fígado e atletas

Como você já pode perceber, o fígado é um alimento de grande riqueza nutricional.

Em particular, o fígado é uma boa fonte de proteína. Também contém uma boa quantidade de vitaminas úteis para o nosso metabolismo. Isso pode ser útil no contexto do ganho de massa!

Finalmente, também vale a pena notar seus altos níveis de folatos e ferro, o que pode contribuir para manter um status de ferro adequado, especialmente em esportistas.

Seja qual for a disciplina esportiva praticada, o fígado é, portanto, um alimento para colocar no seu prato quando você é atlético e pode substituir vantajosamente um bom pedaço de carne!

Você, como atleta, precisa cuidar da sua alimentação e dos nutrientes que ingere diariamente. Pois se você está com dores relacionadas ao seu treino, é importante verificar um ortopedista para sanar qualquer eventual problema posterior.

Você pode gostar também: 6 cuidados com a saúde para ter se você passa o dia inteiro em frente às telas

O fígado e as mulheres grávidas

O fígado de aves cozido é recomendado para mulheres grávidas porque desempenha um papel fundamental no crescimento do seu bebê. Mas deve ser consumido com moderação porque também contém muita vitamina A, que é tóxica em caso de consumo excessivo.

De fato, o feto requer uma grande quantidade de ferro de que precisa, especialmente nos últimos três meses de gravidez.

Não é recomendado comer fígado quando estiver grávida, porque o fígado pode conter listeria, uma bactéria muito perigosa para o feto. Além disso, o fígado, como outras miudezas, contém muita vitamina A e o excesso pode aumentar o risco de aborto espontâneo.

Como cozinhar?

O fígado de aves tem um sabor pronunciado e um cheiro forte. Pode ser cozido de várias maneiras, na panela com um pouco de alho e salsa, mas também pode ser cozinhado com vinagre balsâmico ou de maçã.

O fígado é altamente recomendado para a ingestão de sais minerais, oligoelementos e vitaminas. Pois uma vez por semana, é essencial colocar um pedaço de fígado em seu prato.

Considerações finais sobre os benefícios do fígado na alimentação

Gostou de saber mais sobre os benefícios do fígado na alimentação? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Responder