noComentários

Como manter uma rotina com alimentação saudável

Muitas vezes, nossa rotina é tão corrida tentando conciliar trabalho, estudos, família e outros compromissos, que a nossa alimentação acaba ficando em segundo plano, porém, manter o hábito de comer bem é fundamental para melhorar todas essas áreas da sua vida, te fornecendo mais disposição, saúde e o funcionamento de todo o seu organismo. 

Sabemos que em alguns casos, é realmente difícil abandonar aquele delicioso fast food por um prato composto por legumes e vegetais, ainda mais na correria do dia a dia no seu trabalho de outsourcing de impressão, mas essa é uma ação quase que necessária para a maioria das pessoas. 

Se você possui dificuldades em manter sua rotina saudável, fique tranquilo que nós vamos te ajudar, no texto de hoje, vamos mostrar para você como é possível manter o seu cotidiano e mesmo assim, comer bem com uma ótima alimentação, ansioso para descobrir esse “segredo”? Então vamos lá! Tenha uma ótima leitura. 

Planeje todas suas refeições diárias e semanais

Se você quiser manter uma rotina de alimentação que seja saudável, a nossa primeira dica é planejar todas as suas refeições diárias e semanais. Separe um tempo do seu dia ou da sua semana, um domingo à noite, e monte quais serão suas refeições em cada um dos dias. 

Adicione também, o horário e o local que elas serão consumidas, isso te dá maior clareza sobre o que consumir e faz com que você consiga se programar e não ficar na dúvida sobre o que deve preparar e cozinhar no dia anterior. Também é importante fazer uma lista de compras equivalente a todo esse seu planejamento, não se esqueça de adicionar tudo em uma planilha, e seguir à risca, cada item e refeição que você quer realizar. 

Faça pelo menos 4 refeições por dia

Tem muitas pessoas que trabalham o dia todo com equipamentos de combate a incêndio, e só realizam de duas a três refeições por dia, isso faz com que elas comam mais durante essas refeições, além de alguns nutrientes como vitaminas e sais minerais, serem eliminados com frequência pelo organismo, precisando sempre estar comendo para repor eles. 

Por este motivo, procure fazer pelo menos 4 refeições por dia,o ideal é café da manhã, almoço, lanche e jantar, mas é possível adicionar ainda um brunch ou uma ceia se necessário, o importante é comer bem, com frequência e em uma quantidade menor. 

Não pule nunca o café da manhã

De todas as refeições do dia, o café da manhã é a mais importante, então de maneira alguma, pule essa refeição. Ela te fornece o primeiro alimento depois de um longo período de descanso, funcionando como um desjejum, atuando na hora em que seu organismo funciona melhor, com uma melhor digestão e maior sensação de saciedade durante o dia. 

Então nunca, jamais, em hipótese alguma saia de casa sem se alimentar, programe seu despertador para alguns minutos mais cedo, mas priorize o café da manhã na sua agenda. 

Diversifique seu cardápio e prefira alimentos naturais

Comer sempre a mesma coisa todo o dia é algo quase que insuportável para a maioria das pessoas, muitos até, acabam tendo seu apetite inibido devido a repetição dos alimentos, então, busque sempre diversificar seu cardápio. Isso te ajuda a ter desejo constante de comer e inibe qualquer vontade de fugir da sua rotina alimentar. 

Além disso, também é importante preferir os alimentos naturais do que os processos, busque sempre realizar suas compras e dar prioridade para esses tipos de alimentos, diga tchau para os industrializados com lacre de segurança e olá para os naturais. 

Resista às tentações e mantenha uma alimentação equilibrada

Todos nós temos alguns desejos de vez em quando, não é mesmo? Ao passar pela rede de fast food, ou sentir algum cheiro apetitoso, na hora já vem aquele desejo de consumir algum alimento que não faz bem à saúde, então é crucial manter a calma e sempre resistir às tentações diárias. 

Busque manter uma alimentação equilibrada, com um prato bem colorido e diversificado, com leguminosas, hortaliças, carnes, vegetais, proteínas, gorduras, minerais, enfim, coma um pouco de tudo. 

Consulte uma nutricionista

Todas essas dicas são extremamente úteis e devem ser aplicadas no seu dia a dia, mas, para você saber com exatidão, os alimentos que deve comer, as refeições que devem ser realizadas, calorias, quantidade de comida, entre outros fatores, é altamente indicado passar com uma nutricionista. 

Ela irá fornecer todas as informações necessárias e montar um cardápio totalmente personalizado de acordo com o que você precisa, se ainda não passou com nenhuma, não perca mais tempo e agende sua consulta. 

O que achou sobre o texto de hoje, curtiu? Não se esqueça de comentar abaixo sua opinião e compartilhar com seus amigos e familiares o que achou sobre ele, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Responder