Alugar ou comprar um imóvel para montar seu negócio?

Muitos empreendedores de diversos segmentos, como por exemplo os que vendem andaime, apresentam como um dos primeiros questionamentos se o melhor é alugar ou comprar um imóvel, visto que o ponto-chave é encontrar a opção mais acessível e a que melhor se encaixa no bolso do empreendedor. Isso porque essa decisão pode trazer sérios impactos seja ele positivo como também negativo.

É melhor alugar ou comprar imóveis comerciais?

O ideal é colocar no papel as informações necessárias, analisar com bastante cautela os prós e contras, e os diversos cenários, para depois se planejar para fazer a escolha mais assertiva.

Vale ressaltar ser preciso levar alguns fatores em consideração para tomar a decisão de alugar ou comprar um ponto comercial para o seu negócio. Veja a seguir:

O que preciso saber para comprar ou alugar um ponto comercial?

Confira abaixo algumas dicas que irão ajudar na sua decisão:

– Defina seu budget inicial e como utilizá-lo

A primeira coisa a se fazer é colocar na ponta do lápis qual o budget inicial de investimento e estipular um orçamento, de acordo com todas as possibilidades. É importante que nesse cálculo, o empreendedor não coloque apenas o valor do imóvel a ser alugado ou comprado, mas também gastos com possíveis reformas, mobília e mudança.

Às vezes, mesmo tendo um orçamento alto, vale pensar na possibilidade de locar um ponto comercial e utilizar o valor restante para, por exemplo, o capital de giro da empresa ou até mesmo para colocar em uma aplicação financeira. Em contrapartida, ter o imóvel próprio diminui gastos operacionais, não sendo necessário pagar o aluguel mensalmente.

– Estratégia para o segmento do seu negócio (EX: Andaime):

Outro ponto que o empreendedor deve considerar é o ramo do negócio, dado que diferentes negócios necessitam de espaços com tamanhos diferenciados. Por exemplo, se a sua empresa é do segmento de locação ou venda de andaimes, é preciso encontrar um imóvel próximo de lojas de materiais de construção e/ou canteiros de obras, ou até mesmo localizado perto de outras empresas do ramo, já que ninguém pensa em locar esse tipo de equipamento, enquanto passeia com os amigos. Já para um negócio que não atende ao público, o empreendedor pode optar por locais mais tranquilos e menos movimentados.

Devem ser considerados também pontos como o espaço para guardar equipamentos e acomodar os funcionários, além da possibilidade de reforma e modificações estruturais. Desta forma, o mais indicado antes de procurar pelo imóvel, é pensar com bastante calma quais são as necessidades reais da categoria do seu negócio.

– Concentrar-se na infraestrutura do imóvel

Na hora de pesquisar um imóvel para alugar ou comprar é necessário se concentrar na infraestrutura do negócio. Esse pode ser o ponto-chave para o sucesso da empresa, por isso fique atento e observe a localização escolhida para saber se lá possui fácil acesso para os funcionários e para o público, se tem outros estabelecimentos como restaurante, transporte público próximo e se a região é segura.

– Pensar em uma opção com melhor flexibilidade

Quando se fala em locação, vem à mente flexibilidade, já que essa opção permite que o empreendedor mude com maior facilidade caso tenha algum problema com o imóvel ou com o locatário. Porém, optar pela aquisição do ponto, pode ser bastante proveitoso, visto que ele pode criar um vínculo com o dono do imóvel, facilitando muitas vezes na hora das negociações financeiras e contratuais.

É importante lembrar, que a escolha por alugar ou comprar um imóvel para o negócio vai depender exclusivamente da decisão do empreendedor e da análise minuciosa da situação na totalidade, de modo a evitar possíveis riscos futuros.

Leia Também:

4 dicas para a decoração de cozinhas
Como Decorar Sua Sala de jantar Gastando Pouco
Decoração sustentável: Como investir nessa ideia?

Reply