Aluguel de Andaime: Dicas Para Uma Locação Certeira

O andaime é um equipamento indispensável nas construções em lugares elevados. No entanto, a aquisição deste item pode não ser interessante para os gestores de obra, principalmente do ponto de vista econômico. Por esse motivo, o aluguel de andaime é cada vez mais comum.

Os gestores de obras que optam pelo aluguel de andaime podem usufruir de várias vantagens. Dentre elas, a possibilidade de contar com um andaime de qualidade que não precisará de um local de armazenamento depois do uso: basta devolvê-lo à empresa fornecedora e pronto. Confira neste artigo como não ter problemas ao alugar um andaime.

Como fazer a locação perfeita do andaime para obra

Para ser assertivo na hora de alugar um andaime é preciso usar os critérios certos. Isso porque nem sempre o andaime mais barato, por exemplo, é aquele que fornece o melhor custo-benefício.

Antes de mais nada, é fundamental ter em mente que se trata de um item de segurança, portanto, que deve oferecer qualidade para que a equipe trabalhe com tranquilidade.

Basicamente, é possível dividir as dicas para a locação perfeita em 4 passos. Veja abaixo o que deve ser considerado ao contratar um serviço de aluguel de andaime:

Saiba o que prevê as normas regulamentadoras

Antes de mais nada, é importante que o gestor de obras adeque os equipamentos utilizados na construção de acordo com o que prevê a Norma Regulamentadora 18. A NR-18 exemplifica quais são as condições e o ambiente de trabalho ideais para que os trabalhadores da indústria de construção tenham mais segurança na execução de suas funções.

Além de garantir a integridade física dos trabalhadores, a adequação às determinações da NR-18 evita possíveis multas e penalizações. Dessa forma, o orçamento da obra não é desperdiçado com questões que podem ser prevenidas.

Verifique qual o modelo de andaime ideal

Outro fator que torna o aluguel de andaime vantajoso é a análise de qual tipo é necessário para a obra. Essa etapa é fundamental para reduzir erros e gastos em excesso.

A identificação do modelo de andaime ideal pode ser feita durante o planejamento da obra. Quanto mais detalhado o planejamento for, mais assertivo será o aluguel de andaime.

Capacite a equipe

Tão importante quanto escolher o andaime ideal é saber como utilizá-lo. Afinal, se o equipamento não for utilizado da maneira correta ele poderá apresentar desgastes e até mesmo colocar a segurança dos trabalhadores em risco.

Portanto, é essencial que o gestor da obra realize a capacitação técnica da equipe. Dessa forma, é possível diminuir os riscos de quebra do equipamento e também de acidentes.

Escolha empresas qualificadas

Em paralelo às características do equipamento, para fazer a locação certeira ao alugar um andaime é imprescindível escolher empresas de qualidade. Isso engloba tanto o equipamento quanto o atendimento: ou seja, a empresa fornecedora deve fornecer andaimes seguros e com o suporte necessário para eventuais problemas durante a locação.

Ao escolher a empresa que na qual será realizado o aluguel de andaime é importante averiguar a experiência da fornecedora no mercado. Também vale a pena obter a avaliação de quem já alugou na empresa em questão, seja pessoalmente ou pela internet.

O aluguel de andaime feito com o cuidado necessário pode trazer mais produtividade, rentabilidade e comodidade para a obra. Lembre-se de escolher uma empresa fornecedora com os recursos necessários para oferecer andaimes de qualidade.

Reply