Ar condicionado ou climatizador para meu restaurante?

Os donos de restaurantes e bares estão cada vez mais pensando sobre o que é melhor para investir, ar condicionado ou climatizador de ar? Realmente, antes o ar condicionado já atendia toda a demanda, mas com os climatizadores crescendo no mercado, os donos de estabelecimentos estão se vendo no meio de uma opção importante.

Mas para tomar qualquer decisão, é necessário saber qual a diferença entre esses dois aparelhos e saber qual será ideal para o seu estabelecimento, assim investindo corretamente.

Pensando nisso, não podemos falar qual é o melhor para o seu restaurante, mas te mostrar a diferença entre eles e o que cada um pode oferecer, assim você vai poder ver qual vai atender mais a sua necessidade.

Ficou interessando? Então continue lendo para saber mais.

Climatizador ou ar condicionado, qual a diferença?

Antes de saber qual dos dois é ideal para o seu restaurante, é necessário que você saiba distinguir os dois, saber o que é ar condicionado e o que é o climatizador e as suas diferenças. Por mais que suas funções possam ser parecidas – refrescar o ambiente – o funcionamento desses dois aparelhos é bem diferente.

Umidificar o ar

O climatizador usa água para poder refrescar o ambiente e com isso, ele consegue umidificar o ambiente.

Uma diferença marcante entre os dois aparelhos tem mais a ver com a umidade do ar no ambiente que eles estão sendo usados. O climatizador tem um reservatório de água para refrescar o lugar em que ele estiver instalado – você pode até colocar algumas pedras de gelo para potencializar o efeito refrescante.

É por isso que ele consegue aumentar a umidade do ar, essa diferença ajuda muito as pessoas que possuem problemas respiratórios que podem piorar no calor por causa do tempo seco. Quando o ar é umidificado ele vai amenizar o desconforto causado pelas mudanças do clima. Além disso, alguns climatizadores oferecem a opção de purificar o ar.

No entanto, o ar condicionado deixa o ar mais seco a ponto de ressecar as partes inferiores das narinas, o que prejudica mais ainda para quem tem problemas respiratórios. Uma dica que pode ajudar quem possui ar condicionado é deixar um recipiente aberto com água no cômodo durante o uso do aparelho.

Capacidade

O ar condicionado é mais adaptável, ele pode ser adaptado em espaços de diversos tamanhos, porém o climatizador funciona melhor em espaço menores.

Por ser uma aparelho que tem como objetivo umidificar e refrescar o ar do ambiente, o climatizador é mais indicado para espaços pequenos ou médios, claro que dependendo do modelo escolhido, mas ainda assim, seu desempenho é diferente.

Já o ar condicionado conta com vários modelos, tamanhos e capacidades, com isso, ele pode se adaptar à sua necessidade, desde espaços menores até espaços grandes que precisam de um aparelho que vai refrescar todo o lugar.

A quantidade de BTUs do aparelho vai determinar qual o tamanho do espaço que ele deve ser usado e se ele vai atender tal demanda.

Economia

O climatizador pode ser mais barato e consumir menos energia do que o ar condicionado. Esse resultado já era esperado e podemos ver que a diferença nesse ponto entre os dois pode ser grande.

Por conta do climatizador ser um eletroportátil, ele é mais econômico do que o ar condicionado, a diferença de gastos na conta de luz pode ser bem grande, o climatizador pode gastar 9 vezes menos do que o ar condicionado.

Porém, não é por causa dessa diferença entre os dois que quer dizer que o climatizador seja a melhor opção para o seu estabelecimento, tudo depende da demanda que ele vai atender e se realmente vai comportar todo o local e refrescar o necessário durante o período que será usado.

É por isso que falamos que também pode apostar no ar condicionado, só precisa ficar atento aos detalhes. Alguns detalhes importantes são o Selo Procel, que quando tem a classificação A, quer dizer que o aparelho funciona consumindo a menor quantidade de energia possível.

Outro detalhe é o modelo que possui a tecnologia Inverter, que permite mudar o funcionamento do compressor para que ele seja mais econômico durante seu uso.

Em economia também podemos falar sobre a diferença de preços entre os dois, o investimento para comprar um ar condicionado será bem maior do que para o climatizador. É por isso que se os dois forem ótimas opções para você, vale mais a pena decidir por qual deles vai caber no orçamento disponível para isso.

É possível ver que os dois têm funções muito diferentes, mas cada um deles consegue atender a necessidade do local, tudo depende do tamanho do espaço e do orçamento.

Vale ressaltar que não deve ir apenas pelo preço e sim pela necessidade e qual a demanda do seu estabelecimento, assim você vai oferecer o melhor para os seus clientes.

Quer deixar o ambiente mais agradável? O Climatizadores Rio, Aluguel de climatizadores e aquecedores é o lugar perfeito para você!

Reply