As melhores cidades com qualidade de vida no Brasil

O Brasil é um país incrível, desde as belezas naturais e o clima perfeito para viver, até as cidades maravilhosas, cheia de tradições e uma cultura muito rica.

 

Não apenas as coisas que atraem turistas, mas existem cidades com uma qualidade de vida enorme, levando em conta diversos fatores, como segurança, moradia, saneamento, educação, saúde e lazer.

 

Se você quer saber quais são as cidades brasileiras que oferecem a maior qualidade de vida, esse post é para você. Continue lendo!

O que pode ser qualidade de vida em uma cidade?

Se você quer saber o que levar em conta na hora de classificar a qualidade de vida em uma cidade, você precisa pensar em suas prioridades e o que é viver bem em sua opinião.

 

De uma forma geral, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) classifica as cidades em uma nota de 0 a 1, a pontuação leva em conta aspectos como renda, educação e saúde, que são muito importantes para uma qualidade de vida.

 

Mas você precisa pensar em outros aspectos, como a segurança da região, acesso à cultura e lazer, facilidades da região, transporte e muitos outros aspectos.

 

Separamos algumas das melhores cidades brasileiras para viver, continue lendo para conferir elas.

Melhores lugares para morar no Brasil

São Caetano do Sul

Essa cidade está localizada na região do ABC Paulista, região metropolitana do estado de São Paulo, é um lugar em constante desenvolvimento, seu IDH é considerado muito alto com uma pontuação de 0,862.

 

Mesmo sendo uma cidade com apenas 15 quilômetros quadrados de área, a cidade tem mais ou menos 161 mil habitantes e possui todos os aspectos de uma metrópole, com shopping, mercados, hospitais, farmácias e muitos outros serviços essenciais.

 

Além de tudo isso, a cidade está muito próxima da capital de São Paulo, o que é muito importante, já que, você não precisa se prender à empregos apenas na cidade.

Florianópolis

A cidade é capital de Santa Catarina, Florianópolis tem cerca de 500 mil habitantes e é muito grande.

 

A expectativa de vida é alta e a renda per capita é considerada ideal para uma boa qualidade de vida. O IDH da cidade é muito alto, sua pontuação é de 0,847. O acesso a educação de qualidade é bem facilitado e o nível de alfabetização entre jovens é de 70%.

 

A cidade é um dos principais pontos turísticos do Brasil, famoso por suas belas praias e uma vida noturna espetacular.

 

Florianópolis também é bem forte na área de tecnologia da informação e de serviços. A cidade é considerada um dos melhores locais para o empreendedorismo. Além disso, se você quer investir em imóveis ou empresas é uma ótima cidade para isso.

Vitória

Vitória, além de ser a capital do Espírito Santo, se destaca também por conta de seu patrimônio cultural, histórico e um litoral impressionante.

 

A cidade tem o maior PIB brasileiro, entre todas as cidades, além disso a expectativa de vida é uma das maiores. Outro ponto a ser destacado é que a porcentagem de alfabetização é destaque no Brasil.

 

Os portos na cidade são a principal fonte de renda da região, com importação e exportação.

 

Outro ponto importante é que toda a população vive em zona urbana, e 99% dos imóveis têm energia e água encanada.O IDH de Vitória é 0,845, uma ótima pontuação.

Camboriú

Essa cidade também está localizada em Santa Catarina. Balneário Camboriú é referência na construção de arranha-céus, se você procura por imóveis e imobiliárias em Camboriú é a cidade para você, além disso, possui uma infraestrutura urbana incrível, mesmo sendo região litorânea.

 

Sua economia tem como base a construção civil, principalmente, essa característica deu à cidade o apelido de “Dubai brasileira”. Outra fonte de renda é o turismo, as praias de Balneário Camboriú são muito procuradas, além da vida noturna.

 

A população é de aproximadamente 142 mil habitantes. O seu IDH é de 0,845. A cidade apresenta uma expectativa de vida alta e uma renda per capita ideal.

Curitiba

A capital do Paraná, Curitiba, é a cidade que se destaca por sua infraestrutura urbana, além disso, é considerada a cidade mais verde do Brasil, onde a relação é de 64,5m² de área verde para cada habitante.

 

O que faz da cidade uma das melhores em condições de clima e qualidade do ar, e para quem gosta de um clima mais frio e ameno ela é ideal.

 

A cidade possui uma cultura muito rica e diversificada, ela foi construída por muitos imigrantes, principalmente ucranianos, italianos, poloneses e alemães.

 

O IDH é de 0,823 e a expectativa de vida é bem alta. É a capital de um estado brasileiro com a menor taxa de analfabetismo em todo o país.

 

Essas cidades são algumas das melhores para viver no Brasil, ainda há outras que valem ser citadas, como Recife, Rio Branco, Belo Horizonte etc.

 

Se você procura uma cidade que ofereça qualidade de vida, alguma dessas pode ser a perfeita para você.

Reply