Conheça 4 benefícios da yoga para o seu corpo

A busca por qualidade de vida e bem-estar está cada vez mais em alta, seja por meio dos benefícios da yoga para o seu corpo ou da adesão de hábitos mais saudáveis.

Isso ocorre principalmente por conta da rotina que vem se tornando cada vez mais estressante, já que agora o trabalho pode ser levado para a casa com a internet.

Essa busca leva a uma série de mudanças de hábitos, como a troca da alimentação e a prática de exercícios físicos e meditativos.

No segundo caso, dentre os principais destaques e representantes está a yoga. Afinal, há muitos benefícios da yoga para o seu corpo.

No presente artigo abordaremos alguns componentes que são importantes para o desenvolvimento de hábitos saudáveis, bem como o que é a yoga e seus benefícios para uma vida muito mais equilibrada.

O que é a yoga?

A Yoga é uma técnica corporal que possui princípios filosóficos de desenvolvimento mental.

A palavra deriva do sânscrito e significa união e integração. Essa metodologia surgiu na Índia há milhares de anos e se espalhou pelo mundo.

No Brasil a técnica surge na década de 1940, porém, ganha destaque trinta anos depois, tornando-se uma aliada no tratamento de variadas patologias mentais, como a ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

A modalidade de yoga mais praticada é o Hatha Yoga em que se desenvolve um treinamento que envolve:

  • Aspectos físicos;
  • Mentais;
  • Emocionais;

Inclusive, a yoga é tão importante e seus efeitos diversos que ela ajuda pacientes com problemas odontológicos na prevenção de doenças, principalmente por diminuir o estresse e fortalecer os músculos.

Assim, o dentista pode indicar a prática para os pacientes que estão sentindo incômodo no começo do tratamento com aparelho ortodontico transparente, bem como para aqueles que apresentam maior tensão na mordida.

Abaixo falaremos sobre alguns benefícios que a yoga pode trazer ao praticante.

1.   Regulação hormonal

A yoga é feita por meio de posturas que são intercaladas. Essas posturas conseguem “massagear” as glândulas endócrinas, contraindo ou estendendo essas células e permitindo que a circulação hormonal melhore.

Para se ter uma ideia, com a prática da yoga pode ocorrer o alívio de cólicas menstruais e a diminuição da dor de enxaquecas, melhorando o humor e aliviando dores derivadas de doenças autoimunes, como esclerose múltipla e lúpus.

2.   Melhora do sistema imunológico

As respirações e os movimentos feitos de forma controlada, técnica conhecida como pranayama, permite que o movimento do diafragma seja mais correto, permitindo que o sistema linfático seja ativado.

Esse sistema controla a produção de glóbulos brancos, melhorando a imunidade. Com isso, é possível garantir que o organismo seja resistente a doenças infecciosas.

3.   Regulação da pressão arterial

A prática da pranayama permite que o corpo fique mais oxigenado, fazendo com que o bombeamento do sangue ocorra com a velocidade adequada, regulando a pressão arterial de forma gradativa.

4.   Fortalecimento dos músculos

Os movimentos variados da yoga permitem que os músculos sejam trabalhados de forma intensa, aumentando o seu tônus, possibilitando que os músculos abdominais e a coluna vertebral se tornem mais fortes.

Com isso a postura fica melhor, seja ao andar, sentar e também ao dormir; eliminando as famosas dores nas costas, que são consequentes de uma má postura no cotidiano, principalmente para quem trabalha muito tempo sentado.

Deste modo, entendemos que a prática da yoga traz muitos benefícios para o corpo e garante uma vida com mais qualidade, inclusive melhorando a experiência com o implante dentario.

Além da yoga, existem outros cuidados que demandam atenção e que ajudam na construção de uma vida mais equilibrada. No tópico abaixo trataremos sobre esses aspectos.

Hábitos saudáveis no cotidiano

Grande parte dos empregos demandam atividades repetitivas, o que gera, mesmo que inconscientemente, uma rotina mais sedentária.

Por isso, além da adesão à yoga para correção da postura e fortalecimento dos músculos, existem outros hábitos que podem ser adotados, como:

1.   Ter uma alimentação saudável

Ter uma alimentação mais saudável é fundamental para aumentar a qualidade de vida e potencializar as atividades de yoga.

Assim, comer em horários determinados, com alimentos equilibrados e investir no consumo de água durante o dia contribui para o aumento da sensação de bem-estar e nutrição correta do corpo.

2.   Fazer psicoterapia

A psicoterapia é um acompanhamento psicológico para resolver questões emocionais diversas e auxilia, inclusive, no trato  de fobias que interferem no cotidiano.

Assim, é possível conhecer mais sobre si, criando formas de se relacionar com o corpo e com as pessoas de forma mais qualitativa e benéfica.

Deste modo, a yoga e as outras práticas abordadas são muito importantes para o desenvolvimento de uma vida saudável e equilibrada.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Leia Também:

Saúde Bucal: Saiba a Importância de sua Saúde Bucal na Prevenção de Doenças

Reply