Casa Adaptada Para Idosos: Dicas Para Evitar Acidentes

Casa Adaptada Para Idosos

Com o passar dos anos e com a chegada da melhor idade, é comum que muitas pessoas tenham certas dificuldades, limitações e obstáculos no dia a dia. Por isso, investir em uma casa adaptada para idosos é fundamental!

Isso porque, com o envelhecimento, a capacidade física dos idosos diminui gradativamente, tornando-os sujeitos a quedas, acidentes e outros problemas domésticos.

Como consequência, podem surgir machucados, cortes, ferimentos, hospitalização ou até mesmo perda da capacidade de autocuidado devido à gravidade do acidente. 

Sendo assim, no artigo de hoje nós separamos para você algumas medidas de prevenção de acidentes domiciliares, bem como algumas sugestões de melhorias/reformas para se ter uma casa adaptada para idosos. Veja!

Evite riscos e acidentes: casa adaptada para idosos

Com os entes queridos vivendo mais e precisando de certos cuidados em sua rotina, muitas famílias lutam para descobrir qual é a melhor maneira de ajudá-los.

Algumas preferem adaptar a casa para acomodar as necessidades do idoso e outras preferem hospedá-lo em lugares específicos que cuidam de pessoas nessa faixa etária, como uma casa de repouso.

De qualquer forma, ter esse cuidado e atenção é essencial para que os idosos possam continuar vivendo bem e sem muitos problemas ou limitações.

Quedas

De todos os riscos que os idosos enfrentam, cair é um dos piores, e mesmo quando as quedas não são fatais, elas têm um grande impacto na qualidade de vida do idoso.

As lesões resultantes geralmente significam que ele não é mais capaz de viver de forma independente.

Sendo assim, fica claro que prevenir quedas é a melhor maneira de abordar esse problema. Até porque, uma vez que ocorre uma queda, recuperar-se não é algo tão simples e fácil. 

No entanto, isso não significa que os idosos não possam viver de forma independente ou envelhecer em casa com segurança. 

A chave para prevenir quedas e outros acidentes, de modo a garantir uma alta qualidade de vida para seu ente querido é tornar a casa um lugar seguro onde as quedas são improváveis. 

E a boa notícia é que existem diversas modificações – pequenas, médias e grandes – que você pode fazer para eliminar o máximo possível de riscos, permitindo assim que seu ente querido envelheça no local com conforto e segurança.

Modificações domésticas que podem prevenir acidentes

Dê uma olhada em sua casa com cuidado e tenha o seguinte objetivo em mente: garantir mais segurança e qualidade de vida ao seu familiar idoso. 

Você vê algum perigo de tropeçar ou problemas de segurança que podem levar a uma queda ou acidente? 

Todos os cômodos da casa podem ser um risco, mas alguns são mais do que outros, como por exemplo, o banheiro e a cozinha.

Por isso, é importante que você comece avaliando e modificando, se necessário, esses ambientes.

Banheiro

À medida que envelhecemos e nossa força e equilíbrio diminuem, os banheiros muitas vezes se tornam os cômodos mais perigosos da casa. 

Isso porque, esta área da casa combina umidade e superfícies escorregadias – condições que aumentam o risco de quedas e não fornecem áreas tolerantes para um idoso se manter estável. 

Como consequência, tarefas simples como entrar e sair do banheiro, ou entrar e sair do chuveiro podem ser muito arriscadas.

Afinal, os idosos não têm equilíbrio e tempo de reação necessários para evitar uma queda e, assim, devido a essa instabilidade, podem escorregar e cair no chão. 

Portanto, para ajudar, coloque tapetes antiderrapantes neste cômodo e instale barras de apoio em pontos estratégicos ao redor do banheiro. 

As barras fornecem um suporte seguro para as mãos para entrar e sair do banheiro, e para subir e descer do vaso sanitário. 

E claro, é recomendável que elas sejam instaladas por profissionais para garantir segurança máxima.

Além disso, se considerar necessário, forneça um assento de banho, pois os idosos podem ficar muito mais seguros quando estão sentados.

Cozinha

Armazene os itens mais usados ​​em um local de fácil acesso.

Isso porque é perigoso para o idoso subir em um banquinho ou cadeira para pegar um item armazenado muito alto. 

Sendo assim, guarde os itens mais usados ​​nos armários inferiores para evitar uma queda ou outro problema.

Iluminação

Ilumine o caminho para as áreas que seu idoso precisa andar, como o banheiro ou a cozinha. 

E lembre-se de que essas luzes podem precisar ser mais brilhantes do que as que você instalaria para crianças, por exemplo, pois os idosos têm mais problemas de visão.

Pisos

Se necessário, substitua os pisos da casa. Isso porque, se eles forem escorregadios ou estiverem em mau estado, eles podem gerar uma queda ou acidente.

Portanto, considere a instalação de novos pisos antiderrapantes.

Além disso, remova os tapetes dos cômodos. Isso porque, eles podem escorregar, causar risco de tropeço e criar problemas com superfícies de piso irregulares. 

Então remova-os quando possível ou substitua-os por tapetes de borracha nas áreas onde são necessários, como na cozinha ou no banheiro.

E para finalizar este tópico, limpe os derramamentos imediatamente. 

Embora não seja uma modificação especificamente na casa, certifique-se de que todos os envolvidos no cuidado do idoso saibam como limpar derramamentos imediatamente. 

Água no banheiro ou no chão da cozinha cria um risco de escorregamento e quedas.

Quarto

Instale um telefone no quarto do idoso. Isso porque, ter acesso próximo a um telefone em caso de emergência é uma medida de segurança importante. Inclusive, muitos telefones sem fio não exigem tomada, desde que a base esteja em algum lugar da casa.

Além disso, se houver necessidade, troque a cama e opte por uma com altura melhor para as necessidades do idoso ou invista em uma cama ajustável.

Casa Adaptada Idoso

Escadas

Seja dentro ou fora da casa do idoso, as escadas podem ser uma grande preocupação.

Sendo assim, certifique-se de que as escadas possuem corrimãos em ambos os lados, que estão na altura do cotovelo do idoso e que estão bem ancorados na parede.

Além disso, limpe as escadas de maneira regular. Quer sejam algumas roupas caídas ou o brinquedo de um neto, qualquer coisa deixada nas escadas pode se tornar um perigo de tropeçar e cair.

Móveis

Remova o excesso de móveis. Um idoso mais ágil pode ser capaz de contornar um banquinho ou uma mesa de centro, mas nem todos podem fazer isso. 

Por isso, remova os móveis desnecessários para dar ao idoso mais espaço de manobra e ajudar a criar um ambiente de vida mais seguro. 

Além disso, invista em móveis com cantos arredondados, pois assim há menos chances do idoso esbarrar e se machucar.

Dicas finais

Até o momento, nós apresentamos a você dicas essenciais para deixar a casa adaptada para idosos.

Porém, existem algumas outras dicas importantes que se referem ao próprio idoso na busca por um lar mais seguro e por mais qualidade de vida. Veja a seguir quais são:

  • Exercícios físicos: desafie o seu equilíbrio, ganhe força e mantenha o corpo em movimento;
  • Durma o suficiente;
  • Não tenha pressa – caminhe e se levante no seu ritmo;
  • Equilibre o seu corpo através de uma boa nutrição e hidratação;
  • Faça exames de vista e de audição periodicamente;
  • Use calçados resistentes e bem ajustados;
  • Considere o uso de uma bengala ou outro dispositivo de mobilidade, se necessário.
  • E mantenha o uso adequado de óculos e aparelhos auditivos!

Agora você já está pronto para ter uma casa adaptada para idosos! E caso tenha alguma dúvida ou sugestão para fazer, utilize o espaço abaixo. Queremos ouvir você.

Leia Também:

Dicas para uma mudança de casa tranquila
5 dicas práticas para deixar a sua casa mais aconchegante
Dicas Essenciais Para Deixar Seu Lar Mais Aconchegante

Reply