noComentários

4 dicas de como montar uma sala de jantar prática

decoração, inovadora, móveis

A sala de jantar é o ambiente ideal para receber amigos e familiares

 

A sala de jantar é um ambiente muito especial, pois é onde acontecem as reuniões entre as pessoas que você mais ama. Por esse motivo, é importante que o espaço seja confortável e funcional.

Para isso, é preciso pensar bem antes de comprar os móveis para a sala de jantar, a fim de garantir que você faça as melhores escolhas para sua casa.

Além disso, tanto os itens decorativos quanto a mobília em si devem ter a instalação muito bem planejada, para que as pessoas consigam levantar ou sentar à mesa sem dificuldades, além de não atrapalhar a circulação.

Para ajudar você com todos esses detalhes, preparamos este artigo com dicas de como montar uma sala de jantar prática. Confira!

1. Modelos de mesa

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual tipo de mesa usar na sala de jantar. Veja a seguir indicações sobre os principais modelos disponíveis no mercado.

Retangular

As mesas retangulares ficam bem em salas menores ou estreitas, porém, se posicionadas estrategicamente, também podem se adaptar a espaços maiores. A grande vantagem desse tipo de mesa é que ele acomoda um grande número de pessoas.

Extensível

As mesas extensíveis são ótimas para quem costuma receber muita gente em casa, pois elas podem ficar menores ou maiores, de acordo com a ocasião.

Além disso, esse modelo é bem prático quando não está em uso, podendo ser encostado na parede, por exemplo, para liberar espaço de circulação e deixar o ambiente mais amplo.

Redonda

A mesa redonda também tem boas vantagens. Além de proporcionar um visual aconchegante e agradável, esse modelo sempre comporta mais uma cadeira e ajuda a aumentar a interação entre as pessoas.

 

2. Tipo de cadeira

Quando o assunto é cadeira para compor a sala de jantar, quase sempre surge a seguinte dúvida: sem ou com braço? 

Para espaços reduzidos, o modelo sem braço é o mais apropriado, pois facilita a circulação, especialmente no momento em que as pessoas se sentam e se levantam.

Ainda assim, nada impede que você mescle cadeiras com e sem braço. Se esse for seu desejo, basta colocar as cadeiras com braço na cabeceira da mesa.

No entanto, vale ressaltar que, antes de adquirir uma cadeira com braço, é importante medir a altura entre o braço e a mesa para que o encaixe seja perfeito. 

Nesse caso, talvez a melhor opção seja comprar a mesa juntamente com as cadeiras, a fim de evitar erros.

Outro ponto importante que envolve as cadeiras é o tipo de material. Cadeiras com encosto e assento em madeira,  apesar de lindas, podem ser desconfortáveis quando a pessoa fica sentada por muito tempo.

Por esse motivo, considere ter cadeiras estofadas que, além de igualmente bonitas, também são mais confortáveis, especialmente para quem gosta de ficar conversando por algum tempo após as refeições.

 

3. Móveis de apoio

Uma sala de jantar não é composta somente de mesa e cadeiras, certo? Existem outros móveis que podem e devem fazer parte da composição do ambiente.

O aparador, por exemplo, é um móvel versátil e bastante útil. Ele pode armazenar os pratos, os talheres e os copos ou até mesmo funcionar como um buffet, em que as comidas são servidas para as pessoas montarem seus pratos.

Porém, se você quer ter um local ideal para guardar seu jogo de jantar, uma cristaleira pode ser a opção perfeita para isso. Além de ser um móvel charmoso e elegante, deixa a casa mais acolhedora.

 

4. Itens de decoração 

Por fim, os itens de decoração não poderiam ficar de fora. Colocar um espelho na parede traz mais amplitude para o espaço e o deixa mais bonito, assim como um lustre, perfeitamente centralizado.

Para refeições do dia a dia, ter uma toalha de mesa é uma forma de decorar o ambiente e preservar o móvel. Já para jantares e encontros mais especiais, você pode fazer uma mesa posta mais elaborada.

Responder