noComentários

8 utilidades ter uma lupa em casa

As lupas deixaram de ser utilizadas apenas em laboratórios e em cenas de investigação e se popularizaram chegando até nossas casas.

Para além de suas utilidades práticas, foram incorporadas à decoração dos ambientes. Elas podem ser usadas de diversas formas e em diferentes combinações: apoiada sobre um livro juntamente com velas ou até mesmo com um vaso de flores, deixada sob um móvel, entre outras composições.

Assim, escolha o modelo que combina com o ambiente ou então opte por lupas personalizadas.

Esse item de decoração torna o ambiente mais elegante, sofisticado e original e facilita a nossa vida na hora de lidar com coisas muito pequenas no nosso dia a dia.

O que é uma lupa

A lupa é um instrumento óptico utilizado para ampliar imagens e letras pequenas o u para observar detalhes e algumas superfícies com maior nitidez.

É também conhecida como lente de aumento ou microscópio simples. A partir dela, outros objetos importantes foram desenvolvidos, como:

  • Luneta astronômica;
  • Projetores;
  • Máquina fotográfica;
  • Telescópio;
  • Microscópio de longo alcance.

Inicialmente, elas eram produzidas a partir de materiais minerais, como vidro (cristal). No entanto, hoje em dia elas já são produzidas a partir de tipos de compostos, como  resinas (policarbonato).

Durante muito tempo seu uso ficou restrito a laboratórios e investigações criminais. Tanto é assim, que ao ver uma lupa, automaticamente a associamos a detetives. Hoje, um dos seus usos é na área estética para obter uma maior precisão.

Apesar disso, existem quatro tipos de lupa. Veja abaixo quais são eles.

Tipos de lupa

Existem no mercado quatro tipos de lupa e cada uma delas possui uma função, mas todas devem ser bem transparentes e intensas sob a luz.

  • Lupa de mão;
  • Tripé;
  • De cabeça;
  • Lupa apoio de mesa.

O tipo mais comum para se ter em casa é a lupa de mão, que além de algumas utilidades, também serve de objeto de decoração.

Utilidades de uma lupa em casa

Direto das cenas de investigação para a sua casa, as lupas são itens versáteis que podem ser utilizados para as mais variadas atividades em casa. 

A verdade é que não podemos prever quando vamos precisar de uma lupa, por isso, é importante ter pelo menos uma para esses casos.

Além disso, atualmente, é possível encontrar lupas de diversos modelos ou comprar lupas personalizadas

Se você ainda não sabe para que ter uma lupa em casa, veja abaixo 8 utilidades para uma ter uma lupa em sua casa.

  1. Decoração.
  2. Para leitura.
  3. Para auxiliar durante trabalhos manuais, como a costura, por exemplo.
  4. Encontrar coisas miúdas perdidas, como lentes de contato, brincos.
  5. Consertar aparelhos eletrônicos.
  6. Trocar tomadas.
  7. Identificar lesões na pele.
  8. Na hora de desencravar unhas.

Independente do uso, você pode ter várias roupas espalhadas pela casa, como objeto de decoração e sempre que seu uso for necessário será mais fácil encontrá-la.

Conclusão

Se você nunca teve ou pensou em ter uma lupa em sua casa, apostamos que depois dessa leitura, você mudou de ideia.

Mostramos que a lupa possui utilidades variadas em nosso cotidiano, como auxiliar em trabalhos manuais, encontrar objetos perdidos e até decorar o ambiente.

Graças a sua popularização, existem diversos modelos dos mais simples ao trabalhado com pedras. Também existem as lupas personalizadas, que a tornam uma peça única e exclusiva.

Portanto, mesmo que você não faça ideia de quando possa precisar de uma lupa, vale investir em pelo menos uma para ter em casa. Uma hora ou outra você vai precisar dela. Aproveite e adquira uma que combine com a decoração da sua casa. Assim, você ganha várias funcionalidades de uma única vez.

Responder