noComentários

A evolução do mercado de decoração

Nos últimos tempos, com a evolução da tecnologia e da força produtiva da construção civil, a decoração acabou se tornando artigo de referência, não só nas residências, como também em estabelecimentos comerciais e indústria.

A decoração vai desde um projeto de climatização de determinado local, até o piso que um estabelecimento escolhe para harmonizar o ambiente.

Em suma, uma boa decoração pode trazer uma série de benefícios para as empresas, como, por exemplo:

  • Promover bem-estar entre clientes e funcionários;
  • Diminuir stress do dia a dia;
  • Incentivar a criatividade;
  • Aumentar o índice de visitantes ao local;
  • Ser visto como referência de arquitetura e design;
  • Entre outros.

Sabendo que esse tema é extremamente importante e vem se tornando referência no setor da construção civil, resolvemos produzir esse artigo para falar mais sobre a evolução do mercado de decoração.

Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura!

Mercado de decoração e desenvolvimento de características históricas

A decoração é algo que está presente na história da humanidade desde os tempos mais primórdios. 

A sua finalidade consiste sempre em melhorar o espaço ocupado na intenção de embelezar e adequar as necessidades do seu tempo. 

Por esse motivo, no decorrer da história acompanhamos diferentes estilos de decoração que marcaram épocas e em determinadas situações, são utilizados até agora.

O conceito de decoração também envolve as questões materiais de determinado local. Nos antigos palácios, por exemplo, as decorações eram luxuosas, eram exatamente para mostrar que as pessoas que ocupavam aquele local, eram nobres.

No período do sistema e das relações feudais na Europa, esse tipo de conceito também foi introduzido para estabelecimentos comerciais, onde a pessoa entrava em determinado ambiente, como uma taberna, por exemplo, e pela própria decoração já sabia que ali era um local onde se podia comer e beber.

Com a chegada do século XX e com a Revolução Industrial, os conceitos foram se aprimorando e um ciclo de possibilidades estava em desenvolvimento, tanto no conceito de produção de bens materiais, como no conceito decorativo através de maquinários industriais. 

O mercado de decoração e o conceito de marketing

Um dos conceitos que determinam a evolução do mercado de decoração para os tempos modernos, é o conceito de marketing que vem acoplado junto às mudanças.

Tudo que está à nossa volta causa uma determinada reação. Se entramos em uma padaria e observamos um balcão refrigerado inox moderno, por exemplo, nos trará uma sensação diferente do que um refrigerador antigo.

Os maquinários e equipamentos ajudam a determinar e inovar na decoração de um estabelecimento, e essa decoração, por si só, servirá como instrumento de marketing e propaganda para estratégias que buscam aumentar o número de clientes e índices de lucratividade.

Para uma empresa que faz tratamento de efluentes, por exemplo, a decoração do estabelecimento vai aparecer nas redes sociais, nos blogs de conteúdo e em vídeos upados no YouTube.

Em suma, a decoração sempre foi e continua sendo um instrumento condutor para agregar conceito a determinada marca ou classe.

E agora, com a evidente necessidade das empresas emergirem ao ambiente digital para fazer publicidade, propaganda e aproximação do público-alvo, cada vez mais, também se aumenta as exigências do mercado de decoração.

Esse foi nosso artigo falando da evolução do mercado de decoração, porque ele é tão importante para as empresas. 

Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais e nos siga para mais dicas de empreendedorismo e gestão de empresas. 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Responder