noComentários

Banheiro estiloso: Confira algumas dicas para deixá-lo mais bonito

Ter um banheiro estiloso é algo que começou a cair no gosto do brasileiro. As pessoas estão começando a perceber a importância de fazer com que esse ambiente seja confortável e ao mesmo tempo prático.

O local precisa contar com alguns elementos básicos, como no caso do box, chuveiro e vaso sanitário, mas a decoração tem um papel muito importante no local, assim como nos demais cômodos da casa.

É nesse ambiente que as pessoas atendem suas necessidades fisiológicas, mas também é nele que cuidam de sua higiene, realizam seus rituais de cuidados com a pele, fazem a barba, arrumam o cabelo e assim por diante.

Pense em quantas coisas é possível fazer no banheiro, por essa razão, ele precisa ser bem equipado e decorado de maneira com que seja bonito e agradável, e ao mesmo tempo reúna todas as funcionalidades necessárias.

Mas, muitas pessoas têm dúvidas em relação às possibilidades de decoração, sem prejudicar a usabilidade do espaço.

Para esclarecer todas as dúvidas, neste artigo, vamos explicar um pouco sobre decoração de banheiro e dar algumas dicas para que esse ambiente da sua casa fique mais bonito e estiloso.

Entendendo sobre decoração de banheiro

A decoração do banheiro envolve diferentes aspectos, dentre eles, é fundamental destacar a claridade. Móveis e revestimentos em cores claras e neutras são as melhores opções para facilitar a decoração.

Mas, eles são ainda mais adequados quando se trata de banheiros pequenos, pois trazem sensação de amplitude. Além disso, é uma forma de destacar a limpeza do local.

Um banheiro todo branco com cuba esculpida em porcelanato pode parecer mais limpo, mas nada impede acrescentar um pouco mais de cor ao local. Sem dúvidas, ele será muito mais atrativo e personalizado.

Geralmente, os projetistas usam verde e azul, mas as tendências podem mudar, e é muito comum, hoje em dia, a presença de elementos mais escuros, em tons de preto e cinza.

Esse tipo de projeto de decoração também trabalha com o texturas, sendo possível encontrar diferentes opções de revestimentos para pisos e paredes. Cores muito vivas não precisam ser aplicadas em todas as superfícies.

Se você quiser, pode usar outros tipos de materiais, como o cimento e a madeira, inclusive, papéis de parede próprios para áreas úmidas também são excelentes opções.

Quando o espaço é muito pequeno, é fundamental saber aproveitar e evitar o desperdício da área. Escolha peças que vão somar com a decoração e otimizar o ambiente.

Banheiros muito pequenos podem contar com prateleiras e nichos para armazenar os produtos de higiene. Se sobrar um espaço, pode-se colocar um pequeno vaso de suculenta para decorar o local.

Em banheiros maiores, um box com 3 portas de correr vai combinar perfeitamente com outras peças, uma bancada da pia e armários.

Mas, antes de lotar o seu banheiro com objetos ornamentais, tenha bom senso porque ao invés de charmoso, ele pode ficar abafado.

Ambientes sofisticados também costumam ser simples, unindo um toque de cor, brilho e textura. A personalização do espaço serve para que o usuário se sinta bem ao utilizá-lo.

A decoração de banheiro também costuma contar com bibelôs que tornam o local mais alegre. Utilize um tapete apropriado e toalhas que combinam com o restante das cores.

Na pia, você pode colocar a saboneteira e porta-trecos reunidos em uma bandeja. Não se esqueça do espelho que auxilia nas rotinas de higiene pessoal e cuidados, ao mesmo tempo em que decora o local.

Como deixar o banheiro mais estiloso?

Como vimos anteriormente, a decoração do banheiro envolve vários aspectos importantes para garantir o estilo e o conforto do local.

Os elementos podem trazer diferentes sensações para os usuários, e para aproveitar bem o espaço, algumas dicas são:

Cuidar da iluminação

A higiene desse espaço é muito importante, por isso, fazer uma boa limpeza e polimento de porcelanato é fundamental para começar. Depois, preste muita atenção na iluminação, pois ela reflete as cores e a decoração como um todo.

A janela é um elemento muito importante, pois permite a entrada de luz natural e evita o surgimento de mofo e umidade. Mas, em alguns países e locais mais frios, o banheiro dispensa o uso de janela.

Se este for o seu caso, prefira cores quentes para iluminar o local, como no caso do vermelho, amarelo e laranja. A iluminação do teto, por sua vez, pode ser mais clara.

Usar cores vibrantes

Se o espaço for maior, é possível aplicar cores vibrantes, principalmente em elementos, como:

  • Gabinete;
  • Cuba;
  • Armários;
  • Toalhas;
  • Tapetes.

Agora, se o seu banheiro for pequeno, prefira usar o branco como cor principal, investindo em tons diferentes em elementos menores, como no caso das toalhas e tapetes.

Trabalhar várias texturas

Você pode usar um painel piso laminado parede que imita madeira para mudar a textura presente no espaço, que geralmente costuma ser alvenaria ou azulejos.

Em ambientes mais amplos, as cores vivas podem ser bem aproveitadas, como no caso do preto. Hoje em dia, é possível encontrar diferentes texturas no mercado, você só precisa analisar o espaço disponível para escolher a melhor opção.

Usar acessórios

Existem vários acessórios para o banheiro que são simplesmente indispensáveis, como no caso dos ganchos para pendurar a toalha. Entretanto, eles também assumem papel especial na decoração.

Você pode usar kits de banheiro com saboneteira, porta-escovas, porta-trecos, entre outros, inclusive com cores diferentes, caso o espaço seja predominantemente branco.

Vasos de plantas também são bem-vindos, mas não se esqueça de escolher espécies apropriadas para locais úmidos e com luz indireta.

Decorar com plantas

Vale a pena criar uma dica exclusivamente para elas porque um vaso de planta faz toda a diferença em qualquer cômodo, e no banheiro não é diferente.

As plantas trazem frescor e vivacidade, e você pode usar vários vasinhos pequenos para enfeitar uma prateleira e trazer mais conforto e aconchego para o local.  

Suculentas e Violetas são os tipos mais adequados, mas também existem outras espécies apropriadas e que podem ser aproveitadas em seu banheiro.

Investir em peças funcionais

Se o objetivo é otimizar o espaço, existem várias peças funcionais que podem ser usadas na decoração, como no caso de nichos e prateleiras, além de outras opções para armazenamento de itens.

Aproveite para escolher uma cor ou textura diferente, para deixar o local mais sofisticado e estiloso.

Móveis

Existem vários móveis que podem ser usados no banheiro, principalmente, armários e bancadas, que facilitam o uso em diversos momentos.

Um balcão modulado em aramado, por exemplo, pode ser usado para armazenar toalhas, roupões, papel higiênico e alguns produtos de limpeza.

A bancada da pia, por sua vez, serve de apoio para o secador de cabelo, o barbeador e os produtos de maquiagem usados no dia a dia.

Cerâmicas coloridas

Existem várias opções de azulejos e pastilhas que podem ser combinados para trazer mais charme e elegância ao banheiro.

Você pode usá-los para decorar a parede da pia ou da banheira. Mas, lembre-se que eles devem ser usados com moderação para não encher o espaço de informação.

Quadros

O banheiro também é um local para utilizar quadros que trazem mais personalização e conforto para o local.

Escolha objetos que combinem com outros elementos presentes no espaço, como no caso de um deck de madeira plástica.

Difusores de ambiente

Os difusores de ambiente ajudam a perfumar o banheiro, aumentando a sensação de tranquilidade e destacando a limpeza do local.

Existem vários aromas que você pode escolher e eles podem ser colocados em cima da pia ou em um pequeno nicho.

Outra opção muito interessante são as velas perfumadas, que são ainda mais bonitas e deixam o espaço muito mais estiloso.

Iluminação natural

Por fim, mas não menos importante, garanta uma boa iluminação natural em todo o banheiro. Uma janela é a melhor forma de permitir a circulação de ar nesse espaço que costuma ser muito úmido.

Ambientes ventilados preservam muito mais seus elementos, como no caso de uma moldura de gesso para teto e evita o surgimento de mofos e outros problemas.

Se puder e estiver reformando o seu banheiro, tente trocar a janela por um modelo um pouco maior, pois isso faz toda a diferença no conforto do espaço.

Considerações finais

Antigamente, a decoração do banheiro costumava ser um pouco negligenciada pelas pessoas, mas nos últimos anos, muitos perceberam a importância de cuidar bem deste local, afinal, faz parte do nosso dia a dia.

A limpeza e a higiene são fundamentais, mas a decoração também traz mais conforto e praticidade durante o uso. Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre a decoração de banheiro e como deixar o seu mais estiloso. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Responder