noComentários

Como decorar a varanda do apartamento?

Ideias para todos os tamanhos de sacada. Conforto, beleza e funcionalidade devem ser prioridades

A sacada é um espaço privilegiado de qualquer apartamento. Costuma ser o ambiente mais iluminado e arejado, muitas vezes com vistas incríveis, por isso, sendo considerado um dos lugares mais aconchegantes da casa. Considerando esses pontos, o local precisa ser decorado estrategicamente.

Se você vai alugar um apartamento com varanda, já pode começar a pensar em como aproveitar bem esse espaço. O tamanho é um dos fatores que serão determinantes para o seu projeto, mas mesmo em um ambiente pequeno é possível fazer uma decoração funcional e confortável. Veja algumas dicas.

Determine a finalidade

É claro que a sua varanda pode (e deve) ser um ambiente versátil, mas é importante para  a decoração, determinar para que você mais vai usar o ambiente. Ele pode ser um cantinho de leitura ou descanso, um ambiente para receber visitas ou até mesmo o seu escritório. 

Essa definição depende do tamanho do cômodo e também das suas necessidades e hábitos. Em uma varanda pequena para descanso, uma rede e algumas plantas já podem ser quase que toda a decoração. Já uma varanda gourmet, com churrasqueira e mais espaço, vai pedir mais móveis.

Defina um estilo

Antes de comprar qualquer item para a sua varanda, também é fundamental definir um estilo. Ela vai ser mais clássica, rústica ou descontraída? Isso depende também da finalidade: vai ser seu escritório ou um bar? 

Há uma infinidade de opções de móveis e objetos decorativos para esse cômodo, então é interessante ter um norte para as suas escolhas. Afinal, um dos segredos de qualquer boa decoração é que todos os elementos conversem entre si.

Considere integrar ambientes

Essa é uma dica especialmente válida para varandas pequenas. Um jeito de potencializar esse espaço é integrando-o a outros ambientes da casa, como a sala. Para isso, é interessante nivelar os pisos e tirar a porta ou paredes. Assim, dá para aproveitar melhor o espaço aberto. 

Essa dica é ainda mais interessante se a sua varanda for envidraçada ou houver a possibilidade de mudar a fachada. Caso contrário, sua sala pode ficar aberta demais e exposta a eventos com chuva e vento. Instalar cortinas também deve fazer parte do seu projeto.

Verticalize e use plantas

Usar o espaço vertical é uma dica de ouro para espaços pequenos, mas que também serve para os grandes. Instale prateleiras e nichos aproveitando o espaço vertical da sua varanda. Elas podem servir também para guardar outros objetos que você precise, caso o local seja o seu home office, por exemplo.

As plantas são outros elementos que funcionam muito bem em qualquer varanda, ainda mais porque elas precisam da luz natural para ficarem bonitas. Podem ser colocadas em vasos no chão, nas prateleiras ou pendentes, fixos no teto. Fazer uma horta vertical é outra boa ideia.

Crie um espaço para refeições

Se a sua varanda cabe uma mesa, pode ser uma ótima ideia criar um espaço para fazer pequenas refeições, como o café da manhã ou até mesmo aquele jantar mais intimista aproveitando a vista. Se a sua varanda é grande, uma mesa para receber as visitas é outra boa ideia.

Pense no conforto

Se a ideia é que a varanda seja um lugar para relaxar ou ler um livro, o conforto deve ser prioridade. Uma rede ou uma poltrona, por exemplo, são bons elementos para esse ambiente. Se quiser simplificar ainda mais, um tapete com algumas almofadas ou puffs também são boas ideias.

Monte um espaço zen

Também dá para usar a varanda para criar um espaço zen. Nesse caso, decore com cores claras e elementos como estátuas, fontes de água e plantas. Rede e poltrona, por serem confortáveis, têm tudo a ver com esse espaço. Além disso, as plantas também ajudam a criar essa atmosfera relaxante.

Responder