noComentários

Como harmonizar ambientes escuros com decoração?

Dicas incluem a roupa de cama, os móveis e outros itens que ajudam a clarear o espaço

Ambientes mais escuros podem ser ótimos para dormir, porém, no restante do dia, são cansativos e incomodam. No entanto, nem sempre é culpa sua essa questão. Pode ser que o sol não bata muito naquele cômodo, ou você viva em uma casa alugada, na qual não pode mexer na cor das paredes.

Sendo assim, o que você pode fazer para diminuir o desconforto e harmonizar tais ambientes? Dê uma olhada nas dicas e veja como um quarto pode ganhar luminosidade com alguns truques.

Aposte na roupa de cama colorida

O edredom colorido e outras roupas de cama em tons mais claros vão ajudar a diminuir o impacto do ambiente escuro, ainda mais se ele transmite aquela sensação de melancolia.

Invista sem medo na opção, inclusive para travesseiros e almofadas. Por mais que o quarto seja escuro, vai ganhar um toque de luminosidade ali na cama.

Coloque luminárias por perto

Quando a luz natural e as lâmpadas do cômodo não dão conta de iluminá-lo, você pode adicionar mais luz artificial. As luminárias são uma boa ideia e podem aparecer nos quartos, no escritório e na sala.

Deixe perto de locais onde você pode precisar de mais luz, como a mesa de trabalho ou de estudos, a cama e o sofá.

Traga os espelhos ao cômodo

Os espelhos também ajudam a deixar um ambiente mais iluminado, e você deve contar com eles nesse momento. Podem ser parte de outro móvel, como os guarda-roupas espelhados, ou colocados à parte.

O importante é não deixá-los voltados diretamente à cama, já que, segundo o feng shui, isso pode atrair más energias. 

Prefira lâmpadas com tons frios

As lâmpadas com tons quentes são ótimas para deixar o cômodo mais aconchegante, porém não contribuem tanto com a luminosidade. Mesmo se tratando de um quarto, o melhor é investir nas lâmpadas com tons frios.

Isso acontece por você já ter outros elementos que deixam o quarto ideal para a hora de dormir. No restante, foque em itens que ajudam a trabalhar a luminosidade, então lâmpadas de tons frios, sem dúvida.

Invista nos móveis mais claros

Os móveis também ajudam a clarear o cômodo, então, no lugar dos tons de madeira mais escuros ou do preto, prefira as cores claras. Branco, cinza, bege e qualquer outro tom delicado e iluminado são bem-vindos.

Quanto mais cores escuras você trouxer para o espaço, mais escuro ele tende a ficar. Por exemplo, se você não abre mão do preto, troque pelo cinza-claro, mas não se esqueça de que essa cor pode dar um ar mais melancólico ao lugar.

Opte por cortinas leves

Cortinas longas e pesadas são ótimas para barrar a luz em ambientes muito iluminados. Agora, quando o problema é a falta de luminosidade, opte pelos modelos mais finos e leves.

Assim, qualquer luz natural vai entrar facilmente no ambiente. Dependendo do espaço, vale usar as persianas, mais fáceis de abrir a qualquer hora do dia.

Prefira a decoração minimalista

Um cômodo muito cheio também perde a luminosidade, por mais que não seja pequeno. Se você tem problema com um ambiente muito escuro, a decoração ideal é a minimalista.

Deixe por ali apenas o essencial, e isso inclui o mínimo possível de móveis. Caso se trate de um quarto, por exemplo, a cama, um guarda-roupa e uma mesa de cabeceira podem ser o suficiente para tornar o espaço funcional. 

Tenha prateleiras abertas

As prateleiras abertas ajudam a diminuir a sensação de um local escuro e muito apertado. No entanto, se você não quiser investir no armário aberto, pode trocar as tradicionais portas de madeira pelas de vidro.

O cômodo ganha um toque extra de beleza e ainda fica mais iluminado, então considere a mudança.

Responder