noComentários

Comprar uma casa ou pagar aluguel: entenda as vantagens de cada um

Mudar de casa sempre é uma missão empolgante, porém extremamente complicada, grande parte dos brasileiros, tem como grande sonho morar em uma casa própria, porém um dos empecilhos é justamente o alto valor para adquirir o imóvel no Brasil, o que faz com que o aluguel seja a alternativa mais viável. 

Existem até mesmo, pessoas que preferem viver de aluguel devido a sua baixa burocracia, a facilidade para mudanças e até mesmo o valor considerado mais baixo. No final, por mais que a casa própria ainda seja o sonho de muitas pessoas, representando uma grande estabilidade, ambos os casos possuem suas vantagens e tudo vai depender do seu gosto pessoal, não existe uma fórmula ou um indicador químico correto, tudo varia conforme as necessidades de cada um. 

Pensando nisso, no texto de hoje decidimos mostrar quais são as vantagens de comprar uma casa própria ou pagar aluguel, bora conferir qual dessas é a melhor opção? Confira!

Quais são as vantagens de pagar aluguel?

Pagar aluguel nem sempre é o que as pessoas almejam ou desejam para suas vidas, afinal, você está morando em uma casa e investindo seu dinheiro em algo que nunca será seu, porém existem um fato: essa sempre é a escolha mais fácil a ser feita. 

Isso porque, a locação de um imóvel tende a ter um processo menos burocrático, simples e muito mais rápido do que comprar uma casa, tudo é feito de forma muito mais agilizada, portanto a primeira vantagem que podemos destacar é justamente essa: sua facilidade e praticidade. 

Outro benefício que vale a pena ser destacado é a sua flexibilidade, mesmo com um contrato, caso você não goste daquele espaço, da região ou do ambiente em que reside, ou precisa se mudar por questões de emprego ou até mesmo pessoais, o aluguel permite essa flexibilidade, não necessitando vender sua casa ou realizar qualquer tipo de loucura, tudo é feito de forma muito mais simples quando precisar.

Por fim, em grande parte das vezes, pagar aluguel é muito mais barato do que pagar as parcelas de uma casa, com exceção da compra à vista ou de uma boa taxa de entrada, a maioria dos brasileiros passa anos e anos pagando taxas absurdas que vão aumentando cada vez mais devido aos juros e ao longo tempo para concretizar o pagamento total.

Isso atrelado a outras contas torna uma missão quase impossível, já o aluguel tende a ser mais barato, com preços acessíveis e até negociáveis, sendo um verdadeiro redutor de velocidade de parcelas elevadas.

E comprar uma casa, quais são as vantagens?

Agora que você já sabe que pagar aluguel possui sim algumas vantagens, vamos para a compra de uma casa própria, o primeiro e mais óbvio fator é o investimento, quando você investe um valor inicial ou dá algumas parcelas mensais você está realizando um investimento em um imóvel com o seu nome que sempre será seu. 

Assim que quitado, você não tem mais nenhuma dívida, apenas o valor dos gastos como água, luz, telefone, e por aí vai, além de deixar uma herança para as futuras gerações que virão.

Outro benefício é a liberdade que você tem com a casa própria, nela você pode realizar quantas reformas quiser e fazer o que bem entender com ela, é como uma usinagem de precisão que começa com a matéria-prima completa, e pode ir moldando ela do jeito que achar melhor. 

O dono do imóvel é total responsável pelo seu design e pode ir adaptando ela, reformando e trazendo a sua cara para aquele local, também vale ressaltar que o pagamento é previsível, e você conta com uma segurança muito maior, não existe o risco do proprietário mudar de ideia e alugar para outra pessoa, você tem o total controle já que aquele imóvel é totalmente seu. 

Por fim, ter uma casa própria significa segurança, como vimos acima, e é claro, conforto, ter o seu próprio lar é visto como algo muito melhor e mais benéfico do que ter que pagar por algo que não é necessariamente seu. 

Como vimos acima, cada uma das opções possui seus pontos altos e baixos, e tudo depende da sua vontade e de suas pretensões, e aí, prefere morar de aluguel ou comprar sua casa própria?

Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar esse texto com amigos e familiares caso você tenha gostado, até a próxima!

Responder