noComentários

Cores e suas funções dentro de um ambiente

As cores e suas funções dentro de um ambiente influenciam muito nossa produtividade e até mesmo a maneira como nos sentimos em determinado lugar.

Existe um estudo específico para que profissionais, como arquitetos e designer de interiores, saibam escolher as cores que vão utilizar em um projeto.

Lembrando que você pode escolher aquelas que mais combinam com a sua personalidade e trabalhar com seus tons preferidos. Eles podem ser usados, no entanto, é importante ter muito cuidado para não prejudicar a aparência do ambiente e sua funcionalidade.

As pessoas se sentem mais produtivas em um ambiente todo branco ou mais tranquilas em um quarto todo azul. A cor é elemento essencial na decoração, pois traz sensações, ao mesmo tempo em que harmoniza, amplia e enriquece o espaço.

Saber usar os diferentes tons é essencial para o bem-estar, independentemente de qual cômodo esteja sendo decorado. Se o imóvel for muito pequeno, precisa de cores claras para trazer sensação de amplitude.

Por outro lado, imóveis grandes com cores escuras trazem sensação de acolhimento. Para entender um pouco mais, vamos explicar o que é psicologia das cores, como elas influenciam no dia a dia e como vão impactar os ambientes.

O que é psicologia das cores?

Psicologia das cores é um estudo que investiga a influência das cores no comportamento das pessoas. O cérebro humano associa tons a situações e contextos, que estamos habituados a enxergar, o que muda sentimentos e efeitos.

É importante dizer que a maneira como cada pessoa enxerga as cores muda muito de acordo com diferentes fatores, como idade, localização e cultura.

Como as cores influenciam no dia a dia?

Se você pintar uma divisória de drywall com porta de rosa, vai causar uma sensação totalmente diferente se ela for pintada de branco. Isso acontece porque as cores influenciam o nosso dia a dia de muitas maneiras.

Por exemplo, os funcionários de um escritório permanecem no espaço durante 8 horas por dia, nos 5 dias da semana. As cores usadas neste local têm o poder de impactar até mesmo a qualidade de vida no ambiente corporativo.

É importante dizer que não é necessário investir em ambientes monocromáticos ou 100% de uma cor só. Usar cores diferentes é importante, mas antes de escolher os tons, é interessante saber como cada cor atua nos locais.

Vamos começar pelas cores quentes, pois elas deixam os ambientes menores e estimulam a mente. São tons capazes de provocar o sistema nervoso e cardíaco e funcionam como um tipo de luz de alerta intensa e chamativa. Entre elas estão:

  • Vermelho;
  • Amarelo escuro;
  • Laranja;
  • Roxo;
  • Rosa.

Uma tela varanda apartamento é sempre em tom branco, não apenas por conta do material com que é fabricada, mas também porque não prejudica a visão de quem está dentro do imóvel.

Por outro lado, aplicar o vermelho na decoração é uma maneira de trazer mais energia, paixão e vitalidade para o espaço. É uma cor intensa e que traz mais vigor para quem utiliza o ambiente, por isso, muita cautela.

Não é uma boa ideia pintar um cômodo inteiro de vermelho, pois isso vai deixar as pessoas tensas e irritadas. O amarelo também é uma cor de muita energia e ajuda o cérebro a tomar decisões.

Só que assim como o vermelho, ele não pode ser usado em abundância porque provoca efeito contrário, deixando as pessoas mais cansadas e ansiosas.

Já o laranja, quando bem utilizado, serve como um canal motivador para que o espaço seja mais leve e alegre. Mas, pintar todas as paredes de laranja provoca o efeito contrário, causando a sensação de tristeza e desânimo.

O roxo aproxima as pessoas e favorece a comunicação, mas ele deve ser usado em espaços muito grandes, pois por ser uma cor muito intensa, pode bloquear a criatividade.

Por fim, o rosa pastel pode ser aplicado em um carpete para apartamento, proporcionando delicadeza e tranquilidade. Tons mais fechados de rosas são elegantes, mas se usados em excesso, podem deixar o ambiente cansativo.

Também existem as cores frias, responsáveis por aumentar a sensação de calmaria, tranquilidade e harmonia. Elas trazem para o cérebro sensação de bem-estar, deixam as pessoas mais relaxadas e aumentam o conforto do ambiente.

São indicadas, principalmente, para os locais de trabalho, como no caso do verde em tom pastel, que traz sensação de quietude e tranquilidade.

Justamente por isso, é muito comum ver esse tom aplicado em hospitais, consultórios médicos e escolas. Por outro lado, o verde escuro pode deprimir os usuários.

O azul também é a cor perfeita para proporcionar serenidade, segurança e relaxamento, sendo a cor ideal para espaços como quartos.

Por fim, o cinza pode ser usado em um piso paviflex colocado, uma vez que traz sensação de formalidade, objetividade e serenidade.

Se você quer criar um ambiente que favoreça o raciocínio lógico, pode usar o cinza claro, mas evite tons mais escuros, como o chumbo e o grafite, pois tornam o local mais carregado e tenso.

Por fim, o branco é a cor mais popular quando se trata de decoração, mas não deve ser usado em excesso, principalmente em como um dos maiores e com muita iluminação.

Você pode pintar todas as paredes de branco, mas utilize outras cores nos elementos da decoração, como nos móveis, rodapés, cortinas, tapetes e assim por diante.

Como as cores influenciam os ambientes da casa

Fazer algumas mudanças nos cômodos da sua casa pode trazer impactos positivos no dia a dia. Tanto é que de acordo com uma pesquisa realizada pela Akzo Nobel, cerca de 73% das pessoas concordam com a influência das cores.

Além disso, 71% acreditam que pintar a casa é uma forma de recomeçar a vida, principalmente depois de uma experiência negativa.

As pessoas se baseiam nas cores para escolher os mais variados tipos de produtos, desde uma peça de roupa até um regador de plástico.

Mas, antes de escolher, é muito importante entender de que maneira elas influenciam os cômodos. Por exemplo, o azul está associado à calmaria e relaxamento, por isso, é muito comum em banheiros, quartos e salas de estar.

Também transmite sensação de amplitude, sendo ideal para espaços pequenos, além de aumentar a produtividade em escritórios e salas de estudo.

O amarelo já é uma cor mais estimulante e energizante, criando um espaço mais confortável e aconchegante. Por isso, o ideal é que seja aplicado em salas de estar e áreas de convivência.

Os tons mais esverdeados e frescos conseguem aumentar a energia do ambiente comercial ou de estabelecimentos ligados à saúde. O amarelo vivo já é indicado para outros elementos e detalhes, como no caso de cortinas columbia.

Quanto ao laranja, é a cor ideal para transmitir calor e energia, pois é muito ligado ao movimento, comunicação e criatividade. Pode ser usado em escritórios, salas de estar e estudo, além de quartos de crianças e adolescentes.

Quem gosta da tonalidade também pode aplicá-la em cozinhas e salas de jantar, uma vez que desperta o apetite.

O vermelho é símbolo de romance, fortuna, poder e força e nos cômodos de uma casa, ajuda a criar uma atmosfera mais aconchegante, convidativa e calorosa.

Pode ser usado para dar destaque a uma parede, aquecer um cômodo frio ou até mesmo em elementos como persiana vertical tipo painel.

O verde é uma cor que transmite harmonia e tranquilidade, sendo ideal para banheiros, quartos e salas de estar. Ele simboliza a pureza, equilíbrio e saúde, aumentando a concentração dos usuários e perfeito para salas de aula e de reunião.

O violeta é uma cor que está em alta no momento, sendo diretamente relacionado à espiritualidade e sofisticação. Pode ser usado em ambientes internos e externos, e os tons mais escuros ajudam a criar espaços luxuosos.

Agora, se a sua intenção é criar um efeito romântico e delicado, prefira os tons mais claros. O branco é uma cor associada a situações positivas, como paz e tranquilidade, além de aumentar a sensação de limpeza.

Pode ser usado em áreas internas e externas, e em elementos decorativos, como no caso de um cobertor microfibra casal branco.

Por fim, o preto traz um ar mais sofisticado para o cômodo, sendo ideal para espaços maiores, devendo ser usado com sabedoria para não sobrecarregar o ambiente.

Considerações finais

As cores têm papel fundamental na decoração e influenciam diretamente na maneira como nos sentimos dentro dos espaços.

Saber usá-las e combiná-las é muito importante para personalizar os cômodos e garantir a funcionalidade de todos eles. Sua casa ou escritório vai ficar muito mais confortável e agradável para o dia a dia. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Responder