noComentários

Investir em móveis planejados antes ou depois de o apartamento ficar pronto

Chegou a hora, seu tão sonhado apartamento vai ser entregue, é o momento da mudança! Mas, ele já está todo mobiliado? Seus móveis atuais vão caber no novo apartamento? Você se programou com antecedência, ou quer ter as chaves em mãos para começar a se preocupar com isso? A compra de um apartamento na planta traz muitas expectativas, e o momento de se mudar pode ser promissor, ou cheio de angústias. Você já tem todo o mobiliário necessário? Já escolheu o tipo de móvel que planeja adquirir?

Abaixo vamos dar algumas dicas para que seu sonho do apartamento novo não vire um pesadelo na hora da decoração e da mudança.

Por que comprar móveis planejados?

A decoração de um apartamento é uma tarefa árdua e muito divertida. É possível encontrar no mercado vários tipos de móveis prontos, bonitos e de alta qualidade. Pode até ser mais rápido comprar o móvel na loja, aguardar a entrega, receber, colocar no lugar, e começar a gincana de combinar com os outros itens. Mas, ele vai se acomodar tão bem no seu apartamento quanto um móvel que foi feito exatamente para o seu imóvel, com material, medidas e funções escolhidas por você?

Optar por móveis planejados faz com que seu espaço seja melhor aproveitado, e permite maior funcionalidade de cada peça projetada, além de imprimir sua personalidade na decoração dos ambientes. É possível otimizar cada cômodo, atender sua necessidade, sem deixar de lado a beleza e o estilo.

Se seu objetivo é otimizar ao máximo os espaços do seu apartamento novo, ter mobília feita de acordo com suas medidas acaba sendo a melhor solução.

Há de se pensar ainda na valorização do imóvel que conta com móveis planejados. Muitos compradores vão preferir adquirir um apartamento com parte da mobília já inclusa, poupando tempo e trabalho.

Quais os principais tipos de móveis planejados?

A maioria dos móveis planejados é produzida com MDF, um material bastante resistente, que é composto por fibras de madeira. Também existe o MDP, menos utilizado por ser menos resistente que o MDF. E, em casos mais raros, a madeira maciça, que é bem mais cara, e de difícil acesso.

Hoje em dia existe maior variedade de tipos de móveis planejados no mercado, de modo a decorar todos os ambientes do apartamento com eles. São mesas, bancadas, balcões para área gourmet, closets, estantes, guarda-roupas, armários para banheiros, armários para cozinhas e até mesmo camas e sofás. É possível atualmente fazer todo o projeto de decoração do seu imóvel com móveis planejados.

Quais as vantagens de adquirir móveis planejados?

Ao fazer um projeto de decoração com móveis planejados é possível escolher seu estilo exatamente de acordo com as necessidades dos moradores, e ainda optar por cores, formas e design que imprimam sua personalidade.

Além disso, somam-se outras vantagens:

Qualidade do produto – os móveis planejados utilizam materiais de qualidade, de acordo com a opção de cada cliente. São resistentes e muitos fabricantes oferecem certificação e garantia. As lojas contam ainda com uma equipe que cuida do pós-venda, para resolver qualquer reparo ou substituição que se faça necessária. Os materiais utilizados nos projetos são de escolha de cada cliente, de acordo com a sua realidade, levando em conta a disponibilidade financeira e os moradores de cada apartamento.

Organização de espaços – de posse da metragem de cada ambiente é possível otimizar toda a área do apartamento ocupando tudo de forma inteligente, de maneira a possibilitar uma melhor armazenagem dos itens, de acordo com as necessidades dos moradores, já que os espaços de armazenamento são criados especialmente para o que precisa ser guardado. Projetar móveis com mais espaço interno facilita muito a organização dos cômodos. E em tempos de Home-Office, poder montar sua estação de trabalho no melhor ambiente é fundamental para seu conforto e produtividade.

Personalização com a decoração do apartamento – é possível montar um projeto de decoração do seu imóvel imprimindo seu estilo favorito nos móveis planejados. Paleta de cores, texturas, design e funcionalidade, tudo do jeitinho que você sonhou.  E se você faz o estilo high-tech, ainda pode embutir entradas USB, caixas de som e tomadas em camas, sofás, estantes e armários, evitando o acúmulo de fios pelo chão. Seu apartamento vai ter sua marca, expressar sua personalidade, sem perder a funcionalidade.

Equilíbrio entre custo-benefício – os projetos de móveis planejados quando feitos numa mesma loja podem sair mais baratos, já que os comerciantes oferecem descontos de acordo com a quantidade de peças produzidas, pois utilizam os mesmos materiais na produção. Existem também diversas formas de parcelamento. Um projeto pode, por exemplo, ser pago em paralelo com a construção do imóvel, e quando chegar a hora da mudança, estará tudo quitado.

Comprar móveis planejados antes ou depois de receber as chaves do apartamento

Não há nada melhor que receber as chaves de um apartamento novo e ter a chance de iniciar uma nova fase na sua vida, e se estabelecer por lá o quanto antes. Mas essa decisão depende bastante da disponibilidade de tempo e financeira de cada caso.

Se você tem pressa em se mudar, planejar os móveis com antecedência pode agilizar esse processo, já que as lojas costumam dar um prazo que varia de trinta a sessenta dias para entrega, e mais alguns dias para a montagem. Então saber que seu apartamento terá a montagem dos móveis logo após a entrega, te permitirá organizar a mudança com mais rapidez.

Se faz necessário negociar com as lojas de móveis os prazos de recebimento e montagem, já que imóveis na planta podem sofrer atrasos na entrega das chaves, então é recomendado se manter sempre em contato com os responsáveis pelos móveis, para atualização dos cronogramas. Fora isso, planejar os móveis com antecedência te permite um planejamento financeiro mais espaçado, evitando acúmulo de despesas na época da mudança.

Agora que você sabe um pouco mais sobre móveis planejados, é hora de dar início ao seu projeto!

Responder