noComentários

Qual a diferença de um imóvel rural para um imóvel urbano?

Você sabe qual é a diferença entre o imóvel rural e urbano? Não? Fique tranquilo, nós iremos te explicar. O mercado imobiliário é amplo e por mais que acreditemos ser destinado sempre a mesma coisa, não é. Nele possuem algumas particularidades de acordo com a necessidade de compra de cada pessoa ou empreendedor. 

Você já ouviu falar da lei do inquilino? É, assim como o bem imóvel e móvel, onde existe uma parte no código civil que trata sobre eles, no imóvel urbano possui essa proteção através de uma lei. Seja pensando em abrir uma fábrica de câmaras de refrigeração ou qualquer outro produto. Se você está em busca de um local para abrir o seu negócio, te ajudaremos a entender essas diferenciações.

O que é um imóvel urbano?

Imóvel urbano é destinado para fins residenciais ou também para atividades empresariais. Ou seja, você pode comprar um imóvel para sua moradia ou para inserir o seu negócio, seja ele qual for. Existe uma lei chamada lei do inquilino, onde ela cita um suas parte principais:

I – entregar ao locatário o imóvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina;

II – garantir, durante o tempo da locação, o uso pacífico do imóvel locado;   

III – manter, durante a locação, a forma e o destino do imóvel;   

IV – responder pelos vícios ou defeitos anteriores à locação;   

V – fornecer ao locatário, caso este solicite, descrição minuciosa do estado do imóvel, quando de sua entrega, com expressa referência aos eventuais defeitos existentes;   

VI – fornecer ao locatário recibo discriminado das importâncias por este pagas, vedada a quitação genérica;   

VII – pagar as taxas de administração imobiliária, se houver, e de intermediações, nestas compreendidas as despesas necessárias à aferição da idoneidade do pretendente ou de seu fiador;   

VIII – pagar os impostos e taxas, e ainda o prêmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, salvo disposição expressa em contrário no contrato;   

IX – exibir ao locatário, quando solicitado, os comprovantes relativos às parcelas que estejam sendo exigidas;   

X – pagar as despesas extraordinárias do condomínio.

Essa lei é aplicada apenas em imóveis urbanos, que faz com que seja regulamentado um aspecto locatário. Você pode comprar um imóvel para inserir a sua empresa, seja ela de venda de produtos industriais como válvula de segurança, destinação de atividades financeiras, além é claro, de usá-lo como moradia.

O que é um imóvel rural?

Diferente do imóvel urbano em que sua destinação é voltada a uma localização em que se pode morar ou abrir uma empresa, o rural é voltado à exploração agrícola, florestal, agro industrial, entre outras voltadas mais para atividades que sejam desta mesma destinação.

Por exemplo, se você quer abrir um negócio para prestar serviço de criação de projeto de incêndio, este tipo de imóvel já não se enquadra. A diferenciação de impostos que são contados também, o que identifica o tipo de imóvel que você possui e quais são as atividades dela.

Com isso, entende-se que o imóvel rural é todo aquele fora da área urbana. Juridicamente falando, ambos possuem suas particularidades e é preciso entender com certeza para que os dois são destinados.

O que achou do texto de hoje? Sabia a diferença entre imóvel rural e imóvel urbano? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Responder