noComentários

Qual o melhor momento para comprar um imóvel?

Atualmente, para adquirir um imóvel, é preciso planejamento e ter uma estabilidade financeira para arcar com os gastos dele. Desta forma, é interessante estar alinhado com seus planejamentos econômicos e também em saber se esse é o momento ideal para comprar um imóvel. 

Vários anúncios permeiam diversas plataformas divulgando imóveis para comprar ou alugar, porém esse investimento pode custar caro se você não estiver em um momento adequado para fazer essa adesão por impulso. Verifique aqui algumas recomendações necessárias antes de adquirir um imóvel:

Requisitos para se comprar um imóvel

Estabilidade profissional 

A maioria dos vendedores de imóveis, seja através de corretoras ou por meios mais “tradicionais”, sempre vão questionar sobre uma fonte fixa de uma renda monetária. Isso garante que você não será um devedor e que poderá arcar com os custos que um imóvel gera.

Estabilidade financeira

Tendo uma estabilidade profissional, provavelmente também terá uma estabilidade financeira. Ter um imóvel nos dias de hoje acaba tendo custos mais elevados do que dez anos atrás, devido a diversos problemas econômicos, mas é necessário saber que o dinheiro que você ganha é suficiente para manter esse imóvel. 

Como uma válvula de segurança, ter um dinheiro extra ajuda na formalização da compra de um imóvel, pois, geralmente, alguns gastos iniciais podem surpreender compradores iniciantes ou que estejam desinformados.

Necessidade de compra

Antes de adquirir um imóvel, é importante se ater a real necessidade e se você pode arcar com os custos de um. As responsabilidades legais que são atribuídas devem ser sustentadas, se não podem acabar gerando problemas jurídicos futuramente que vão desde multas a períodos de reclusão pela falta de pagamento, por exemplo.

Algumas dicas que farão diferença na hora de comprar um imóvel

Pesquise bem antes de comprar um imóvel

A demanda de imóveis é bem grande atualmente e isso, infelizmente, abre portas para que pessoas mal intencionadas possam aplicar golpes. Desta forma, pesquisar a região, quem é o locador daquele imóvel, agendar visitas e verificar se as aplicações burocráticas estão em dia, pode fazer com que a sua compra seja muito mais segura.

Financiamentos 

Demandar de altos valores na hora da compra pode ser uma realidade distante para várias pessoas, desta forma, um financiamento pode ajudar aqueles que almejam ter sua locação própria. Desde um filtro prensa a um apartamento em frente ao mar, é preciso também cumprir alguns requisitos para ter um bom financiamento.

Geralmente atrelados ao histórico de pagamento, bancos responsáveis por gerar financiamentos precisam ter certeza de que você irá conseguir arcar com as dívidas geradas a partir do firmamento do financiamento. Desta forma, vê-se a importância da estabilidade financeira.

Consultorias 

Um dos meios mais seguros de adquirir um imóvel é a partir de consultorias e o suporte de um corretor, que irá auxiliar nas transações e fechamento de negócios, fazendo um papel semelhante ao de um acoplamento industrial, dando suporte e segurança no processo de compra.

Desta forma, entende-se que independente do período de vida, os requisitos básicos que irão dizer se você poderá adquirir um imóvel ou não, pois esses fatores ajudam não apenas o locador sentir confiança no processo, como conseguir um financiamento mais fácil. Por isso, esteja atento a essas orientações antes de comprar um imóvel.

Responder