noComentários

Segurança imobiliária: Como comprar de forma segura?

Comprar um imovél pode parecer algo longe da realidade de muitas pessoas, o que muitas não sabem é que pode ser bem mais simples do que elas pensam, principalmente se for de forma segura e tiver um bom meio de transação. 

A realização de possuir um imóvel é o sonho de muitas pessoas e fazendo de modo seguro, fica muito mais fácil evitar cair em um golpe e fazer com que o sonho se torne um pesadelo. Por isso, confira cinco dicas de como conseguir comprar um imóvel de forma segura.

Cinco dicas de como comprar um imóvel de forma segura

Escolha um imóvel com cuidado

Nem sempre as melhores ofertas vão ser as mais seguras. Imóveis com uma construção muito boa por preços irrisórios são, geralmente, uma cilada para quem está ansioso por ter a “casa própria”. Por isso, estar atento a propagandas muito generosas é sempre um bom caminho. 

Além disso, verificar se o espaço segue com as normas de segurança é primordial para ver a sua disponibilidade de venda ou aluguel, tão importante quanto um projeto de incêndio. Essas pequenas observações são importantes para evitar acidentes graves e que podem gerar grandes prejuízos. 

Proposta e negociação 

Cuidado com negociadores que coloquem condições abusivas de locação, existe uma normalidade de adiantamento ou de taxas a serem pagas e negociadas, porém muitos locadores se aproveitam da falta de informação para fazerem negociações abusivas, que geram pagamentos muito acima do que realmente deveriam ser. 

Leia bem o contrato, lembre-se que o contrato é como se fosse uma válvula de segurança, que vai evitar que essas negociações acabem se excedendo. Por isso, estar alinhado e ler com atenção no fechamento do contrato são processos importantes para fazer essa compra com segurança. 

Conheça com quem você está negociando 

Ir atrás de informações sobre o vendedor é muito importante para que você não caia na mão de golpistas, então nunca assine nada sem saber quem é a pessoa com quem você está negociando e principalmente se o imóvel realmente atende às suas necessidades. Fazer visitas com o corretor ao local ajudam a estabelecer essa confiança. 

A escolha de uma corretora também influencia nesse processo, verificar se o local que vai estar à frente das pesquisas de imóveis para você é muito importante, afinal, nunca se sabe quando vai cair em uma rede de golpes. Por isso, fechar com uma corretora que você tenha confiança é sempre a melhor escolha. 

Reserva financeira

Durante a negociação de um imóvel, saiba que geralmente você terá algum custo extra que esteja previsto pelo contrato ou que seja acordado entre vendedor e comprador. Isso ocorre porque muitas vezes acaba sendo necessário fazer algum ajuste de última hora em alguma parte do imóvel ou taxa de segurança.

Por exemplo, em casos de prédios residenciais ainda na planta, existe a taxa de incêndio, que vai implementar medidas de segurança para o caso do imóvel vir a pegar fogo, isso cobrirá extintores de incêndio, mangueira de incêndio, hidrantes e outros itens necessários para a segurança dos moradores. 

Registro do imóvel 

Antes do processo de mudança, é importante estar com a documentação do local em dia, verificar se a titularidade foi trocada, se ele está dentro dos parâmetros de segurança, se não existe nenhuma dívida passada e, principalmente, se é regulamentado pelo governo. 

Essa última etapa no processo de venda de imóveis está entre as mais importantes, pois tudo vai girar em torno da legalidade de habitação do imóvel e se ele está devidamente pronto para que possa se tornar um novo lar para o comprador.

Por isso, estar em dia com essas dicas é importante para que compradores evitem cair em golpes e também possam usufruir do imóvel de forma segura e em sua totalidade. Desta forma, estar atento nos processos burocráticos é necessário para obter os melhores resultados na compra do seu imóvel. 

Responder