noComentários

Vale a pena fazer permuta de imóveis?

É fato que o processo de compra e venda de um imóvel pode ser demorado e burocrático, exigindo paciência e organização de ambas as partes. Sendo assim, uma solução que vem sendo cada vez mais conhecida é a permuta de imóveis. No entanto, é importante conhecer mais a fundo sobre o assunto e tomar todos os cuidados necessários para evitar problemas e dores de cabeça. Inclusive, contar com a ajuda de uma imobiliária é fundamental, visto que ela possui mais experiência e pode orientar da melhor maneira. Mas, ainda assim, é importante saber um pouco mais sobre a permuta de imóveis para garantir que ela realmente vale a pena. Então, continue acompanhando o post de hoje para entender melhor.

O que é a permuta de imóveis?

Caso você ainda não tenha pleno conhecimento, a permuta de imóveis é uma negociação entre partes que desejam realizar a troca de seus bens. Sendo assim, você consegue encontrar um novo imóvel e se mudar sem precisar aguardar todo o processo de vender sua atual propriedade para então adquirir uma nova.

Em muitos casos, a permuta não exige nenhum tipo de pagamento extra, levando em consideração apenas os valores dos bens que serão trocados, sendo uma boa opção para quem quer se mudar, mas não possui uma reserva financeira. Além disso, o contrato é mais simples do que o de compra e venda.

Entretanto, é importante ressaltar que existe a possibilidade de um imóvel ser mais caro do que o outro e por isso o proprietário pode exigir uma compensação na troca.

Vale a pena fazer permuta de imóveis?

A permuta de imóveis é uma boa alternativa para muitas pessoas, promovendo diversas vantagens. Confira abaixo para quem e em quais situações vale a pena fazer permuta de imóveis:

Mudanças emergenciais

Se você precisa se mudar rapidamente e não terá tempo suficiente para comprar ou alugar outro imóvel, a permuta pode ser uma boa opção. Principalmente famílias que precisam se mudar para outra cidade, podem ser bastante beneficiadas com a permuta. Afinal, a transação é mais rápida.

Demora na construção da casa própria

Outro ponto é que a construção de uma casa pode demorar mais do que o previsto e proprietários de terrenos podem negociar com construtoras a troca da área por uma ou mais unidades habitacionais.

Transferência de cidade

Para trabalhadores e empresários que foram transferidos para outra cidade, é possível considerar a permuta, visto que é um processo mais simples.

Principais cuidados

A permuta de imóveis precisa ser bem analisada antes de decidir assinar o contrato, visto que caso contrário pode acarretar em diversas dores de cabeça. Portanto, veja alguns cuidados que você precisa tomar:

Atente-se ao contrato

O contrato de permuta é firmado na forma de escritura pública e precisa constar a data de entrega dos bens, a responsabilidade de tributos e outros fatores importantes. Além disso, é importante incluir cláusulas de garantia de entrega ou de pagamento em dinheiro, caso haja desistência por uma das partes. Vale lembrar que se não for necessário pagamento de diferença de valor, é importante citar essa condição para garantir a isenção do imposto de renda.

Confira a situação legal dos bens

Peça todos os documentos do imóvel que comprovem sua situação legal, assim como é importante apresentar os seus também. Dessa forma, você evita possíveis problemas no futuro, como por exemplo o imóvel fazer parte de um inventário de partilha de bens, não podendo ser negociado.

Contrate ajuda especializada

Ainda que você confie na outra pessoa que está negociando, é comum que surjam algumas dúvidas em relação ao processo, sendo fundamental contar com a ajuda de profissionais capacitados. A imobiliária é especialista no assunto e poderá auxiliar na busca por propriedades disponíveis para permuta, além de redigir um contrato seguro e justo para ambas as partes. Inclusive, ter um profissional ao seu lado irá trazer maior confiança para a negociação.

Outro ponto importante é que a imobiliária pode realizar a avaliação profissional dos bens para garantir que os valores estejam adequados com a realidade do mercado atual.

Entenda quais são os motivos da permuta

É importante conversar com a outra parte para entender quais são os motivos da permuta, visto que muitas vezes ela pode ser um inconveniente para você também. Por exemplo, se o outro quiser se mudar devido ao trânsito da região, é provável que você também sofra com isso no futuro.

Então, como você deve ter entendido, a permuta de imóveis pode sim valer a pena dependendo da situação. Mas, é importante avaliar suas reais necessidades, assim como contar com a ajuda de profissionais qualificados para evitar quaisquer problemas e dores de cabeça ao longo do processo.

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

Responder