Checklist de Viagem Internacional: 7 Itens Indispensáveis

Checklist de Viagem Internacional

Checklist de Viagem Internacional – Uma viagem internacional é sempre uma grande experiência, porém, para que tudo ocorra conforme o esperado, é de suma importância fazer um bom planejamento.

E neste planejamento, existem alguns itens indispensáveis.

Portanto, se você quer saber quais são, é só continuar acompanhando a leitura com atenção.

Checklist de viagem internacional: o que não pode faltar

1. Pesquisas e mais pesquisas

Quanto mais você souber a respeito do destino que irá, melhor e mais proveitosa será a sua viagem internacional.

Isso porque, ao sair do país, há muita coisa nova e muita coisa diferente que você deve saber, principalmente para não ter problemas ou passar perrengues depois.

Então, durante o seu planejamento, pesquise bastante sobre o destino. E para fazer isso, você pode acessar sites e blogs na internet, ver vídeos no YouTube, baixar e-books e muito mais.

Hoje, graças à internet, nós temos uma infinidade de informações à disposição. Portanto, aproveite isso em prol da sua viagem.

2. Documentos

Para a grande parte dos destinos ao redor do mundo, você precisará de um passaporte válido – a menos que viaje para algum país aqui da América do Sul.

Além disso, dependendo do destino que você for e do que você for fazer lá, você pode precisar de outros documentos, como o visto, o certificado de vacinação, a PID (Permissão Internacional para Dirigir), entre outros.

Portanto, quando começar o planejamento da sua viagem internacional, logo no início verifique essa questão de documentação.

Afinal, se você precisar emitir algum determinado documento ou tomar algum tipo de vacina, você terá tempo para isso.

Jamais deixe essa parte burocrática para o fim, pois, ao fazer isso, você corre o risco de perder a viagem. Antecedência é a chave.

3. Moeda estrangeira

Ao viajar para outro continente, você precisará de uma certa quantia de moeda estrangeira para conseguir fazer compras, pagamentos, etc. no destino.

Portanto, com antecedência, vá acompanhando o câmbio e comprando a moeda estrangeira aos poucos em uma casa de câmbios ou em seu banco.

Isso porque, assim você pode aproveitar as baixas da moeda e conseguir um bom preço médio por ela.

Além disso, não leve somente dinheiro em espécie, leve um cartão também. Pode ser um pré-pago ou um de crédito, só não esqueça de comunicar o seu banco para que ele faça a liberação.

E uma última dica para este tópico: compre uma doleira. 

Ladrões existem em qualquer lugar do mundo e com este item, você terá mais controle e segurança para guardar o seu dinheiro. 

4. Seguro viagem

Viajar para o exterior envolve alguns riscos, como você ficar doente, sofrer um acidente ou ter a mala extraviada. São situações nada agradáveis, mas que, infelizmente, podem acontecer.

Por isso, para ter mais tranquilidade e garantias, não deixe de contratar um bom seguro viagem antes de sair do país, afinal, ele poderá cobri-lo em caso de uma emergência ou imprevisto.

E caso você não tenha um seguro e houver alguma adversidade, você terá que tirar dinheiro do seu próprio bolso, o que pode acabar com a sua viagem. E isso você não quer, não é verdade?

Além disso, vale ressaltar que em mais de trinta países o seguro viagem é um item obrigatório, ou seja, sem ele você não entra no destino.

5. Hospedagem

A não ser que você fique na casa de um amigo ou parente, você precisará escolher um lugar para se hospedar.

E para isso, é importante que você avalie o seu estilo de viagem, a segurança e a localização da hospedagem.

Afinal, existem diferentes tipos de acomodação, desde hotéis e resorts até Airbnb ‘s, pousadas e hostels.

Portanto, pesquise bem, veja depoimentos de outras pessoas e escolha uma hospedagem que esteja de acordo com o seu perfil.

6. Bagagem

Outro item indispensável para a sua viagem internacional é a bagagem, afinal, você precisa de um objeto para levar suas coisas (roupas, acessórios, dispositivos eletrônicos, dinheiro, etc.)

Portanto, não deixe de escolher uma boa bagagem para a sua viagem, isto é, que seja de qualidade, resistente e que tenha espaço para o que você quer levar.

Além disso, em seu planejamento, encontre alguma maneira para diferenciá-la, afinal, há inúmeras malas iguais ou semelhantes nas esteiras dos aeroportos. 

E para deixar a sua bagagem mais segura, coloque um cadeado ou outro item que evite a abertura fácil de outras pessoas.

7. Roteiro

Por fim, não deixe de montar um belo roteiro para a sua viagem internacional.

Dessa forma, você conseguirá se organizar melhor e aproveitar cada momento, cada lugar.

Agora, é claro que você não precisa ficar a viagem toda “preso” ao roteiro, utilize-o para se guiar, mas não deixe de aproveitar as surpresas, as coisas que são descobertas apenas no destino.

E se você gostou das nossas dicas, deixe um comentário abaixo! Esperamos que elas tenham sido úteis para você de alguma forma. Até a próxima!

Leia Também:

Viagem Para o Exterior: O Que Precisa Estar em Seu Planejamento

Reply