Como conservar os móveis planejados da sua casa

Muitas pessoas possuem um verdadeiro sonho de ter móveis planejados exatamente para cada espaço de sua casa. Porém, ao realizar este sonho, é importante que você tome cuidados para conservar os móveis planejados, de forma que eles possam durar longos anos.

Afinal, os móveis planejados são, na verdade, um investimento para o seu lar. Você pensou em cada um deles, contratou um profissional adequado e investiu dinheiro para eles saírem exatamente como você sempre quis.

E, se cuidar adequadamente, eles podem durar por até mais de uma década. No entanto, se você não tiver zelo e conservar bem, em poucos meses eles podem já estar estragados.

Então, nada melhor do que você saber quais são os cuidados necessários para cuidar bem deles, né?

Excesso de peso

Normalmente, um móvel planejado ele é mais resistente e possui uma durabilidade muito maior. Porém, muitas pessoas acabam achando que isto é justificativa para colocar excesso de peso nos móveis.

E isso estraga completamente o seu móvel!

Ao contratar uma empresa para fazer os móveis planejados em porto alegre, por exemplo, da sua casa, é importante saber exatamente qual peso cada móvel suporta, de forma que você nunca ultrapasse os limites.

Use produtos de limpeza adequados

Um erro muito comum que as pessoas cometem com os móveis, especialmente de madeira e MDF, é usar produtos que não devem ser aplicados diretamente nos móveis para realizar a limpeza.

Isso acontece especialmente quando você quer fazer uma boa faxina na sua cozinha, área de serviço ou banheiro.

Mas até mesmo em lugares em que gruda mais sujeira, poeira e até mesmo gordura, é necessário tomar cuidado e usar apenas produtos adequados para a limpeza do móvel.

É muito importante evitar produtos de limpeza que são abrasivos, pois eles podem danificar a qualidade e aparência das peças e, com pouco tempo, você terá que trocar todos os móveis da sua casa.

Além disso, é bom sempre usar produtos próprios para limpeza e esquecer as escovinhas e esponjas ásperas. Embora elas façam uma limpeza mais profunda, elas também podem danificar seus móveis.

Limpe com frequência

O ideal é que você esteja sempre limpando, pelo menos uma vez por semana, seus móveis, de forma que a sujeira não se acumule nas peças.

Isso ajuda tanto para quando você for limpar, e não precisar usar produtos mais pesados e nem acessórios de limpeza que podem danificar os móveis, como também para a própria qualidade de cada móvel.

Pense em um móvel recebendo poeira, umidade, gordura durante um mês. Com o passar do tempo, ele poderá ficar amarelado, com aspecto envelhecido, perderá o brilho e sua cor original será alterada.

Assim, mesmo que você limpe depois, ele nunca mais voltará a ser como era.

Portanto, sempre invista em uma limpeza simples (com pano de limpeza e sabão neutro) todas as semanas e você garantirá a conservação dos seus móveis.

Ambientes ventilados

É muito importante tomar cuidado com duas coisas na casa: a ventilação e a umidade, ambos fatores muito importantes para a preservação dos seus móveis planejados.

Um ambiente úmido e mal ventilado pode gerar mofo nos móveis, o que acabará com a estrutura deles muito rapidamente.

Além disso, dificultará também todo o procedimento de limpezas.

Os espaços mais úmidos da casa também precisam ser levados em conta na hora de realizar o planejamento dos móveis.

Por isso, é essencial contar com um bom profissional que estude todos esses aspectos e desenvolva soluções com você que ajudarão a conservar os móveis por mais tempo!

Evite água nos móveis

Se tem algo que não combina com móveis é o uso de água!

Deseja conservar bem suas peças? Não faça limpeza usando água ou o pano molhado.

Além disso, sempre que for colocar copo e garrafas nas superfícies dos seus móveis, use um sousplatou porta-copos, de forma que possa proteger os móveis de gotículas.

Especialmente em móveis planejados para o banheiro, área de serviço e cozinha, este cuidado precisa ser redobrado, com muita atenção especialmente ao fazer limpeza mais pesada no ambiente, evitando que água caia nos móveis.

E, se acontecer algum acidente, seque bem rapidamente com um pano!

Vazamentos

Outro cuidado muito importante com os móveis que vão estar na cozinha, área de serviço e banheiro é a atenção com possíveis vazamentos que podem acontecer nas pias, com sifões e até mesmo as instalações internas das paredes.

Um vazamento em um desses lugares pode acabar estragando completamente um móvel perfeito.

Por isso, é sempre necessário tomar todo o cuidado como instalações e fazer uma manutenção sempre que preciso para evitar problemas que trarão grandes prejuízos.

Exposição ao sol

Algo que poucas pessoas sabem sobre móveis, mas precisam ter conhecimento é de que a exposição ao sol pode estragar os móveis!

Com o tempo, os móveis podem mudar de cor, a sua superfície pode ficar danificada e, um móvel que duraria anos em perfeito estado, se estragará em poucos meses, ficando envelhecido rapidamente.

Por isso, é muito importante tomar cuidado com os pontos da casa que recebem a luz solar diariamente. Invista em persianas e cortinas nas portas e janelas, de forma que evite que os raios solares atinjam diretamente os móveis.

Além disso, este é um ponto a ser pensado justamente antes de fazer os móveis planejados, avaliando os melhores espaços da casa onde eles podem ir.

Os móveis planejados são, de fato, um excelente investimento. Eles são mais caros do que os móveis que você encontra já prontos em lojas e, por isso, você precisa tomar todos os cuidados necessários para que eles também possam durar mais tempo.

Vários destes cuidados começam especialmente no momento de planejar os móveis e escolher os espaços da casa em que eles irão e, por isso, você não pode abrir mão de contratar uma equipe experiente, que possa te orientar da forma certa.

Além disso, esta equipe também poderá te dar as melhores dicas de como limpar e conservar bem os móveis, a depender das diferenças entre cada material escolhido.

Seguindo todos os cuidados necessários, seus móveis podem durar por muitos anos e sem gerar dores de cabeça!

Reply