Como devemos nos preparar para exames endoscópicos?

Os exames endoscópicos são aqueles exames onde é necessária uma preparação, não é apenas fazer de qualquer jeito. Essas regrinhas precisam ser seguidas para que os exames sejam conclusivos.

 

Esses exames geralmente são recomendados quando o paciente apresenta dores abdominais, enjoos e problemas para se alimentar, então o gastroenterologista recomenda os exames endoscópicos.

 

Esse exame permite que os profissionais tenham imagens do sistema digestivo do paciente, identificando a possível fonte desses sintomas. É ideal para o diagnóstico de tumores, lesões, úlceras e outros problemas.

 

Continue lendo este post para saber mais sobre esse exame e como se preparar para fazê-lo.

Como é feita a endoscopia

Com o auxílio de um endoscópio, uma pequena câmera que é introduzida no sistema digestório do paciente, ele é inserido pela boca e percorre órgãos como o esôfago, estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado).

 

Esse processo é livre de dor, justamente por usar anestésicos, por isso, é importante que o paciente seja acompanhado por um outro adulto.

 

Durante esse processo é possível fazer o recorte de tecido para biópsia, assim o paciente não precisa passar por todo o processo novamente para retirar uma amostra.

 

Além de ser um exame ótimo para o diagnóstico de variadas doenças, pode ser usado como tratamento também.

Para que serve a endoscopia

Como já falado, a endoscopia é um exame muito eficaz em descobrir problemas gastrointestinais, por isso é muito usado para diagnosticar várias doenças relacionadas a esse sistema do corpo humano.

 

Com esse exame é possível diagnosticar esofagite, gastrite, refluxo, tumores benignos e malignos (câncer), úlceras e a presença da bactéria Helicobacter pylori, associada à gastrite crônica e úlceras.

Como se preparar para sua endoscopia

Antes de realizar um exame como esse, é preciso tomar alguns cuidados que seu médico provavelmente irá te indicar antes de prescrever esses exames, então ouça-o atentamente, mas para te ajudar também, iremos te falar como se preparar certinho.

 

Caso alguma dessas condições seja inviável por critério médico, é preciso conversar com o especialista e verificar quais medidas poderão ser tomadas.

 

A primeira condição que precisa ser acatada para realizar uma endoscopia é o jejum. Antes de realizar um exame como esse é preciso que você esteja em completo jejum por 8 horas, na maioria dos casos.

 

É indicado que a última refeição feita também não seja muito pesada, evitando carnes vermelhas e pratos muito gordurosos, assim, cumpra atenciosamente as medidas pedidas pelo médico, que pode indicar um tempo maior de jejum, dependendo do caso.

 

Outro critério a ser seguido é não fumar no mínimo 8 horas antes do exame, é preciso fazer essa pausa para poder diagnosticar da maneira correta as doenças e sua possível fonte.

 

Se você faz uso de remédios para controle da pressão sanguínea ou anticoagulantes, é preciso suspender o uso no dia anterior. Essa medida precisa ser autorizada pelo médico, tudo para evitar complicações para você, então não deixe de procurar seu médico a esse respeito.

 

Além disso, é indicado que você use roupas confortáveis e deixe todas as suas jóias e acessórios em casa, afinal, é preciso tirar todos para realizar o exame.

 

Para fazer o exame também será necessário estar acompanhado de um adulto, pode ser um familiar ou amigo, contanto que ele lhe espere terminar o exame para te acompanhar para casa.

 

É normal que um dos efeitos colaterais do exame seja tontura e um pouco de enjoo, os sedativos deixam a pessoa aérea por um bom tempo, por isso, é preciso estar com um acompanhante para sair do hospital ou clínica.

 

O acompanhante também é importante antes do exame, é comum que o paciente fique apreensivo antes de entrar na sala, então é preciso manter a calma. Por isso, um amigo ou familiar pode ajudar muito nisso.

 

Outro fator importante, é que o exame é indolor, afinal, há o uso de sedativos, mas após o exame você pode sentir um desconforto na garganta que não significa nada além do normal.

 

Esse exame é imprescindível para diagnosticar as doenças que citamos. Descobrir elas em um estágio inicial é muito importante para o tratamento eficaz, ainda mais na possibilidade de câncer.

 

Por isso, não deixe de realizar o exame e voltar ao médico para conversar sobre os resultados. Além disso, espere para ouvir os resultados que o especialista observou, já que a internet e desinformação podem acarretar em uma preocupação desnecessária.

 

Assim, os exames endoscópicos são processos simples, uma endoscopia leva em média 5 a 20 minutos, um processo muito rápido e sem complicações. Dessa forma, não ocupará muito do seu dia, no entanto, é ideal tirar um dia de folga para se recuperar da anestesia.

 

Com essas recomendações você pode fazer o exame bem despreocupado(a), basta se preparar da forma certa e você não terá nenhum problema em realizar o exame.

 

Quer saber mais? Acesse o site do Otorrino em Balneário CamboriúCóclea Clínica.

Reply