Como economizar na construção da casa?

Depois de decidir construir uma casa, é comum começar a buscar soluções para economizar durante a obra, a fim de garantir beleza e funcionalidade para os ambientes sem extrapolar o orçamento. No entanto, muitos acreditam que essa é uma tarefa impossível e já pensam nos possíveis problemas e dores de cabeça que podem ter durante o processo. Mas, precisamos deixar claro que existem sim diversas maneiras para economizar na construção de seu imóvel sem deixar de lado seus desejos. Quer saber como? Então continue acompanhando o post de hoje!

  1. Tenha um projeto

Ainda que seja necessário pagar o arquiteto, ele é o profissional mais importante de sua obra e que vai garantir economia. Isso porque, além de acompanhar todas as etapas, ele também irá criar o projeto arquitetônico, responsável por ser o guia da construção, prevendo e evitando possíveis problemas. Além disso, por meio dele, será feito o projeto estrutural elaborado pelo engenheiro, que garante ainda mais economia para a obra ao calcular a quantidade exata de materiais necessários para a estrutura da residência.

  1. Contrate os profissionais certos

Além do arquiteto, é importante avaliar a mão de obra que será contratada para a construção, fazendo uma boa pesquisa para comparar valores cobrados pelos profissionais da área. Uma dica interessante é pedir indicações e encontrar profissionais com boas referências a fim de garantir a melhor execução de seu projeto. Dessa forma, você minimiza as chances de atrasos e desperdícios.

  1. Opte por construir em etapas

É importante deixar claro que fazer vários serviços ao mesmo tempo pode comprometer não apenas o orçamento, como também a organização e andamento dos trabalhos. Sendo assim, o ideal é ter em mente o que é prioridade e o que é secundário para fazer a obra em etapas. Por exemplo, as partes elétrica e hidráulica são mais importantes que o revestimento. Depois disso, você consegue controlar melhor o orçamento para as etapas complementares.

  1. Solicite orçamentos em mais de um lugar

É fato que os preços dos materiais variam muito de uma loja para a outra, visto que os produtos necessários são praticamente infinitos. Por isso, a compra de apenas alguns itens com valor promocional pode não gerar muita economia. Sendo assim, não saia comprando tudo na primeira loja avaliando os descontos isolados, solicite orçamentos em mais de um lugar e garanta melhores resultados.

  1. Dê preferência para compra direta com fornecedores

Outra dica interessante é que ainda que as lojas possam oferecer bons descontos em determinados produtos, você pode obter mais economia se optar por comprar diretamente com os fornecedores. No entanto, essa opção é mais indicada para adquirir os materiais básicos e que são comprados em maior quantidade, como blocos, tijolos, areia e aço.

  1. Aposte em materiais reutilizados

Lojas de materiais de demolição ou de materiais reciclados podem ter boas opções com preços bem mais em conta. Aqui, você vai encontrar madeira, vidros, pisos, granito e outros elementos em bom estado, garantindo maior economia, mas sem perder o estilo e qualidade.

  1. Preze pelo custo-benefício

Por fim, mas não menos importante, sempre que for comprar materiais, sejam os básicos ou de acabamento, é necessário levar em conta o custo-benefício. Isso porque, é melhor comprar um item que seja de qualidade e que tenha maior durabilidade, do que optar por aquele de qualidade inferior, mais barato e precisar trocar em um curto período de tempo. Além de gerar dores de cabeça, pode acabar gastando o dobro na hora da alteração.

Então, agora que você sabe como economizar na hora de construir sua casa, já pode começar a colocar as dicas em prática. Lembre-se que o profissional certo é fundamental para garantir todos os benefícios, principalmente se você for leigo no assunto ou não quiser se preocupar com todas as etapas.

Reply