Como Ter um Home Office Saudável?

Devido à pandemia de coronavírus (que está presente em nosso país desde o mês de março de 2020), diversos profissionais de diferentes áreas passaram a trabalhar em suas casas, isto é, em regime de home office.

E apesar de ter sido uma mudança repentina por causa da covid-19, o home office é uma forte tendência para esse e os próximos anos, sendo que cada vez mais profissionais não precisarão ir até escritórios para trabalhar.

Porém, como esta modalidade de trabalho ainda é relativamente nova para muitas pessoas, há certos desafios e obstáculos que precisam ser avaliados e superados.

E no artigo de hoje nós iremos falar sobre o home office saudável, ou seja, sobre como você pode trabalhar da sua casa sem prejudicar a sua saúde física e mental. 

Gostou da ideia? Então é só continuar acompanhando o artigo para ficar por dentro do assunto!

Dicas essenciais para ter um home office saudável

Ambiente e espaço de trabalho

O primeiro ponto que você deve se atentar para ter mais qualidade de vida em seu home office refere-se ao ambiente e ao seu espaço de trabalho.

Trabalhar na cama? Não. Trabalhar no sofá? Também não. O que você precisa é de um espaço adequado para exercer suas atividades e não que você fique deitado ou queira dormir.

Portanto, é importante que você tenha uma mesa que caiba seus materiais e dispositivos, uma cadeira boa, confortável e um ambiente que seja arejado e tenha uma iluminação adequada. Esse é o principal.

Além disso, é importante que você se preocupe com a sua postura e ergonomia enquanto estiver trabalhando. 

Por isso, você precisa ajustar a altura da mesa, da cadeira e da tela do computador ou notebook na medida certa, isto é, nem muito baixa e nem muito alta.

Rotina (horários)

Mesmo trabalhando em casa, você precisa ter uma rotina para exercer suas atividades, isto é, você precisa de horários para começar a trabalhar, almoçar, fazer algumas pausas e parar.

Por isso, é essencial que você tenha uma rotina bem estabelecida. Por exemplo:

  • 8h30: tomar café;
  • 9h00: começar a trabalhar;
  • 10h30: fazer uma pausa, comer alguma fruta ou tomar um iogurte;
  • 12h30-13h30: horário de almoço;
  • 15h00: outra pausa, hora para um lanche;
  • 18h00: parar de trabalhar.

Este é um exemplo simples, mas que você pode ter como norte e adaptar de acordo com a sua rotina, adicionando ou retirando itens.

Tenha em mente que se você tem uma carga horária para cumprir, cumpra-a e não trabalhe nem menos e nem mais.

Hidratação

Trabalhar em Csa

Você tem o costume de beber água todos os dias? Se sim, parabéns, continue assim! Agora se não, é hora de rever esse hábito.

Isso porque, a água é essencial para a nossa saúde, sendo de suma importância para o bom funcionamento do nosso organismo.

Portanto, pegue uma garrafinha ou um copo e utilize-o algumas vezes ao dia para enchê-lo de água no bebedouro de mesa da sua casa.

Especialistas da área de saúde recomendam que adultos bebam pelo menos 2,5l de água por dia.

Alimentação

Trabalhando em casa, as visitas à geladeira e aos armários tendem a ser mais frequentes, porém, tenha bom senso. 

Quando você estava no escritório, você ficava levantando toda hora para ir comer? Provavelmente não, certo?

Então, não exagere. Ir uma vez ou outra durante o dia, tudo bem. Agora ficar indo toda hora na cozinha não é o indicado, ainda mais que quando vamos para este ambiente é para “beliscar” algo que, muitas vezes, não é tão saudável (ex: doces guloseimas).

Portanto, cuide da sua alimentação. Faça refeições em horários regulares, opte por alimentos frescos e naturais, frutas, verduras, legumes… e evite ficar comendo “besteiras” e produtos industrializados.

O mesmo vale para refrigerantes e bebidas alcoólicas. Prefira água, chás ou sucos naturais.

Exercícios físicos

Ao trabalhar em casa, você não precisa pegar trânsito, nem transporte público, o que gera uma economia para o seu bolso e proporciona mais tempo para você.

Sendo assim, use esse tempo para se exercitar, seja na sua própria casa, em uma academia ou ao ar livre (lembrando-se sempre dos cuidados em relação à Covid-19).

Com a rotina corrida, os deslocamentos e os compromissos do dia a dia, muitas pessoas falavam que “não tinham tempo para fazer exercícios físicos”, mas, estando em casa, dá sim para se exercitar, nem que seja durante 15 minutos por dia.

Portanto, inclua esse tipo de atividade em sua rotina, seja antes ou depois do expediente. Evite o sedentarismo!

Pausas

Home Office

Você não é uma máquina. Nenhum ser humano é. Portanto, durante a sua carga horária de trabalho, permita-se fazer algumas pausas, seja de cinco, dez ou quinze minutos.

É importante ter esses momentos para esfriar um pouco a mente, pensar e ter novas ideias. Você não precisa ser produtivo o tempo todo. Dê um tempo para a sua mente.

De repente, você está tendo algum problema, alguma ferramenta não está funcionando ou você está sem criatividade. 

Portanto, pare, beba uma água, respire, faça um alongamento, medite, brinque com seu animalzinho de estimação e depois volte.

Evite ficar o tempo todo sentado na frente do computador ou notebook. Isso, inclusive, faz mal à saúde.

Distrações e meditações

Como sabemos, no home office nem sempre temos a paz e o silêncio que gostaríamos, porém, existem algumas maneiras para que você possa resolver ou amenizar essas situações.

Por exemplo, se você tem filhos, converse com eles e fale que precisa se concentrar em determinado momento para trabalhar e fazer algum trabalho importante. 

Ou também se houver muito barulho e distrações, pegue um fone de ouvido e coloque alguma música instrumental para ouvir. Ela vai ajudar a isolar os sons ao redor e te ajudar a se concentrar no que precisa fazer.

Além disso, caso você queira relaxar e ter um momento de concentração, procure meditar. Encontre uma posição confortável, respire e inspire bem lentamente e deixe o ar entrar e sair.

Em tempos conturbados como esse, a meditação, a yoga e o mindfulness têm sido de grande ajuda para inúmeras pessoas.

Sono

Já que você está em casa, não tem desculpa para não dormir bem. Você precisa ter um sono de qualidade e que te ajude a renovar as energias para o dia seguinte.

Portanto, procure dormir cerca de oito horas por dia. Dê um tempo para o seu corpo e para sua mente. Não tem nada melhor do que deitar a cabeça no travesseiro, fechar os olhos e relaxar depois de um dia pesado e estressante.

Aproveite a família e você

Por fim, aproveite a sua família. O home office permite que você tenha mais tempo para passar com quem você ama, seja pais, filhos ou cônjuge. Portanto, valorize esses momentos sempre que possível e esteja de fato presente.

Além disso, reserve um tempo para você, para descansar e fazer as coisas que gosta. Estando ou não no escritório, você precisa ter um equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional.

Não misture as duas coisas e nem deixe que uma atrapalhe a outra. Depois que terminar o expediente, você pode assistir TV, jogar videogame, tocar um instrumento, ler um livro, etc. Cada situação tem seu momento.

Assim, seguindo as dicas dadas ao longo deste artigo, você terá um home office muito mais saudável e produtivo!

Outros assuntos que podem ser interessantes para você:

Ar Condicionado: 6 Dicas Para Ele Gastar Menos Energia
Principais Produtos de Limpeza e Manutenção de Piscinas
Empresa de Mudança RJ – Contato, Site, Whatsapp e Mais

Reply