7 Cuidados Com a Casa Que Você Deve Ter

Ter certos cuidados com a casa é algo de suma importância para quem quer morar em um local seguro, agradável e confortável.

Entretanto, por conta da rotina corrida, dos compromissos, entre outros afazeres, tais cuidados podem ser esquecidos ou até mesmo ignorados.

Por isso, para te ajudar, nós separamos no artigo de hoje os principais cuidados que você deve ter em seu lar.

Vamos lá?

Principais cuidados com a casa

1. Organização

Um dos principais cuidados com a casa que você deve ter, refere-se à organização.

Isso porque, não é nada agradável (ou até mesmo saudável), viver em um ambiente bagunçado, com diversas coisas espalhadas ou amontoadas. 

Qual a impressão que isso passa?

Portanto, não deixe as coisas fora do lugar, evite o acúmulo da bagunça. 

É claro que você não precisa fazer uma super organização ou uma super limpeza todos os dias em sua casa.

Apenas se atente nas pequenas coisas do dia a dia, para que elas não virem um grande problema depois.

Então, pegou um item na gaveta? Utilizou? Guarde-o no mesmo lugar. Não o coloque em cima da mesa ou no primeiro lugar que aparecer pela frente.

Além do mais, não deixe louças sujas espalhadas na pia, se abrir algo, feche, se sujar algo, limpe e se desarrumar algo, adivinhe? Arrume. Não tem muito segredo.

2. Maçanetas

Apesar de serem um item discreto em sua casa, as maçanetas concentram uma grande quantidade de microorganismos, afinal, todos os dias, você, seu cônjuge e/ou seus filhos colocam as mãos nelas.

Por isso, o segundo cuidado importante que você deve ter em sua rotina, é limpar as maçanetas das portas da sua, por exemplo, utilizando um paninho com álcool.

3. Pias e ralos

Outra dica importante referente aos cuidados com a casa, está ligada às pias e aos ralos do seu lar.

Isso porque, se você (ou quem morar com você) não tiver os cuidados adequados, estes itens podem acabar entupindo e, dependendo do tamanho do problema, pode ser necessário chamar uma desentupidora 24 horas para realizar a desobstrução.

Portanto, para não ter essa dor de cabeça, não jogue restos de comida e gordura na pia, remova os pelos e cabelos do ralo, e assim por diante.

Assim, você evitará entupimentos e maus cheiros.

4. Mofo, ácaro e poeira

Para evitar mofo, ácaros e poeira em sua casa, além de cuidar da limpeza (utilizando produtos adequados), é de suma importância que você mantenha os ambientes sempre bem arejados e ventilados.

Então, abra as janelas e as portas da sua casa, deixe o ar circular e a luz natural entrar. Não fique com tudo fechado e escuro como se estivesse em uma caverna.

5. Plantas

Para dar mais vida a sua casa e combater agentes nocivos como fungos e bactérias, é importante que você tenha, espalhadas pelo seu lar, algumas plantas.

Esse é um cuidado importante que, além de dar uma outra cara para os ambientes, contribui para a sua saúde e de quem mais vive com você.

6. Água acumulada/parada

Outro cuidado importante que você deve ter em sua casa, refere-se à água acumulada/parada. 

Não deixe que isso aconteça, afinal, esse é o cenário ideal para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Então, para que isso seja evitado, mantenha as calhas sempre limpas, tampe os tonéis ou tambores de água, cuide dos pratinhos de vasos de plantas, mantenha a caixa d’água bem fechada e assim por diante.

7. Colchão

Diversas pessoas sofrem com dores nas costas e dificuldades para dormir, sendo que, em muitos casos, isso se deve ao colchão em que elas dormem.

Porém, com uma simples ação você pode evitar tais situações e ainda aumentar a vida útil do seu colchão…

Estamos falando aqui sobre virar o lado do seu colchão na cama, pelo menos uma vez por mês.

E sabe por quê? Porque ao fazer isso, você evita que ele se deforme (afunde) e ainda contribui para que ele se mantenha melhor conservado por mais tempo.

Agora conte para a gente: quais desses cuidados com a casa você já tem e quais você vai começar a adotar em sua rotina?

Além do mais, se você tiver alguma outra dica ou sugestão sobre o assunto, não deixe de comentar abaixo. Assim, você poderá ajudar mais e mais pessoas com os cuidados em casa!

Deixe o seu coment´rio sobre o texto: Cuidados Com a Casa Que Você Deve Ter

Reply