Decoração estilo rústico: confira 7 ideias

A decoração rústica procura utilizar materiais mais puros, como por exemplo madeira crua, sem tratamento, ou pedras. Essa decoração é ideal para quem quer que o ambiente faça uma alusão a natureza, florestas, rios ou montanhas.

O ambiente com essa decoração se torna mais aconchegante e confortável, procurando combinar o interior com o exterior de maneira harmoniosa. Mas não só isso, esse estilo deixa também os ambientes mais elegantes e requintados.

Para quem se interessou pelo estilo rústico, vamos apresentar algumas ideias que você poderá colocar em prática para decorar sua casa ou apartamento.

Se ainda não tem ideia de decoração, o ideal é investir em um apartamento na planta, assim quando o apartamento for entregue você já estará com as ideias definidas.

Decore os ambientes com móveis de madeira

A madeira é um dos principais símbolos do rústico. Mas não só isso, móveis de madeira conseguem combinar com quase tudo, o que torna a opção uma ferramenta muito eficiente na hora de harmonizar o ambiente ao estilo.

Para quem quer algo mais simples, porém sem perder a beleza, uma boa aposta seria os móveis feitos de pallets. Esses móveis além de ter a simplicidade e um estilo campestre, deixam o ambiente personalizado e bem charmoso.

Mesas feitas de madeira de demolição combinadas com objetos de metal, dão ao ambiente um toque de requinte e sofisticação, deixando o cômodo além de aconchegante, visualmente agradável.

Os móveis antigos ou mesmo móveis planejados em Balneário Camboriú também podem ser usados para compor o ambiente rústico. Eles combinam muito bem com essa atmosfera que remete o campo e a natureza. Além do mais eles podem dá um chame maior ao cômodo, claro que, se usados com moderação.

Teto de madeira inclinado

Se você puder gastar um pouco mais na decoração da sua casa e ter condições de mudar algum elemento da estrutura, uma boa ideia é colocar um teto de madeira inclinado na sua sala de estar.

Assim o teto em uma parte do ambiente fica mais baixo, dando um chame a mais no cômodo, deixando-o mais aconchegante, proporcionando aos moradores um conforto térmico maior.

Plantas na sua casa ou apartamento

O rustico faz alusão a vida no campo, na roça, natureza, por isso, uma ótima ideia para quem quer fazer uma decoração no estilo rústico é utilizar plantas. Para que a decoração rústica tenha mais vida, o ideal é colocar plantas e flores, para que o cômodo fique bem mais próximo à uma experiência no campo.

O interessante é utilizar plantas reais, mas se não houver possibilidade, as plantas artificiais também fazem um ótimo papel na hora de fazer uma decoração rústica, seja na sua sala, quarto ou cozinha.

É possível utilizar as plantas de diferentes maneiras para decorar os ambientes, sejam penduradas em vasos de diferentes tamanhos e alturas, ou em pedaços de tronco usados como um suporte para elas.

Utilize objetos de artesanato e cobre

Esses objetos trazem elementos rústicos que podem compor de maneira harmoniosa a decoração da sua casa ou apartamento. O artesanato é um objeto que conta a história de uma cidade ou país de maneira original e simples, por isso esses são ótimos objetos para ajudar a compor o ambiente rústico.

Já os objetos de cobre como por exemplo tachos de fazer doces muito utilizados em fazendas, faz alusão ao estilo rustico da vida campestre.

Não é necessário utilizar um tacho como objeto de decoração, pois outros tipos de objetos de cobre em si já representam de alguma maneira esse estilo.

Espaços confortáveis e aconchegantes

Estilo rústico é sinônimo de conforto e também de funcionalidade. É muito importante que ao decorar os ambientes, você procure organizá-los de forma que eles sejam práticos, mas também aconchegantes.

Utilizar tecidos para cobrir móveis planejados, principalmente mesas, trás um clima campestre para o ambiente, ajudando ainda mais a transforma o seu cômodo em um lugar com esse estilo. Objetos feitos de ferro também são uma ótima opção para ajudar na sua decoração.

Fazer combinações de elementos é mais uma alternativa para você que quer decorar sua casa ou apartamento com um estilo rústico. Misturar peças simples e contemporâneas com peças clássicas e mais requintadas, ajudam a compor a atmosfera rústica do cômodo.

Paredes naturais

As paredes de um ambiente rústico, geralmente são naturais, revestidas de pedras, ou de tijolos aparentes. Essa decoração garante que espaço tenha uma personalidade e um estilo único, ajudando a compor a atmosfera do lugar.

Decoração rústica e outros estilos

É possível você mesclar uma decoração rústica com outros estilos, deixando mesmo assim o ambiente harmonioso. Você pode misturar a parede de tijolinhos com elementos mais industriais, deixando a decoração personalizada.

A vantagem de fazer uma decoração rústica é que você pode combinar ela com elementos de outros estilos sem que fique estranho ou desarmonioso.

O estilo rústico é uma ótima opção para quem quer combinar elementos antigos com novos, além de dar um toque campestre no ambiente. Fazer as combinações corretas, fará com que você tenha um ambiente aconchegante, personalizado e requintado.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso Blog.

Reply