Decoração sustentável: Como investir nessa ideia?

Decoração sustentável – O serviço de demolição controlada surgiu como uma forma de diminuir vibrações impactantes, promover a reciclagem e garantir um melhor gerenciamento de escombros. Se é possível garantir tudo isso em um processo de destruição de estruturas, por que não investir para decorar o seu lar ou empresa?

A decoração sustentável surgiu como uma forma de diminuir os gastos com a atividade ao mesmo tempo em que garante um ambiente aconchegante e com a sua cara! Contudo, você sabe o que é sustentabilidade?

Para começar a investir nessa prática, é essencial que você saiba o conceito desse termo e a importância de falar sobre ele na atualidade! Preparados?

O que é sustentabilidade?

A pessoa que deseja entender à risca o que é sustentabilidade deve voltar um pouco no tempo, mais precisamente em 1987, quando Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega e ex-presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU), usou o termo “desenvolvimento sustentável”.

Segundo ela, a prática tinha como significado “suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”. Desde de então, os debates sobre o tema cresceram muito no mercado, principalmente na última década, que o País passou a sofrer com diversos impactos ambientais.

As fortes ondas de calor que aconteceram na Europa, o derretimento das geleiras na Antártida, no Alasca e na Groenlândia e as devastadoras queimadas que aterrorizam a Amazônia e o Pantanal do Brasil, bem como as florestas da Austrália são alguns exemplos da importância de investir na sustentabilidade.

No geral, o conceito é regido a partir de 4R’s, sendo que todos eles podem ser adotados na decoração sustentável. São eles: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Ao seguir todos esses tópicos, você consegue garantir uma economia significativa e de quebra ajudar na proteção do planeta!

Como investir em decoração sustentável?

Agora que você já sabe a importância de praticar a sustentabilidade, eu tenho certeza que está curioso para descobrir como fazer isso! Por isso, separamos algumas dicas importantes e que podem te ajudar a começar a sua decoração sustentável!

1. Utilize produtos ecológicos

O primeiro R da sustentabilidade diz respeito ao fato de repensar! A dica para ele é bem simples e você pode entendê-la pensando em uma montadora de veículos ou em uma oficina mecânica. Normalmente, as empresas desse setor precisam contar com produtos para remover graxa e óleo de diferentes superfícies.

Ao invés de adquirir uma substância tradicional, por que o dono ou gestor não opta por um desengraxante biodegradável? Além de ser ótimo para o meio ambiente e para a saúde, o produto ainda assegura uma excelente relação custo-benefício, visto que rende mais e garante limpezas mais precisas.

Ah, e isso também pode ser utilizado dentro de casa! Você pode substituir as tintas tradicionais por produtos ecológicos e trocar os tradicionais pincéis por uma pistola pulverizadora, que utiliza menos material para cobrir uma área!

2. Recupere móveis

Você quebraria uma parede inteira por uma pequena rachadura? Eu tenho certeza que a resposta foi “não”. No máximo, você pegaria um pouco de argamassa baritada e cobriria o lugar da fissura. Então, por que você jogaria um móvel em bom estado de conservação no lixo?

Como já citado, a redução também é um dos fatores que regem a sustentabilidade. Optando por recuperar os móveis antigos, você consegue diminuir a emissão de lixo e, consequentemente, de recursos naturais.

3. Invista no DIY

Você sabia que cerca de 35% do lixo coletado poderia ser reciclado ou reutilizado e outros 35% virar adubo? Com esse número, nós podemos concluir que no mínimo 70% da poluição do meio ambiente poderia ser evitada!

Dentro de casa, a palavra “reutilizar” deve ser honrada! Nesse cenário, é impossível não citar o “do it yourself”, ou apenas DIY, como é mais conhecido pela população! A prática do “faça você mesmo” foi popularizada com base nesse conceito de sustentabilidade e é ótima para a decoração sustentável!

Sendo assim, aquela garrafa pet que seria descartada pode se transformar em um lindo vaso de flores, os lacres de latinhas podem se tornar lindas luminárias, as caixas de papelão podem dar origem a uma sapateira funcional e por aí vai!

4. Opte por itens mais resistentes

A última dica para fazer uma decoração sustentável é optar por produtos mais resistentes, ou seja, aqueles que não correm risco de quebrar com uma simples batidinha! Normalmente esses objetos são mais modernos e combinam com várias decorações.

Agora, se você optar por um item decorativo que não seja resistente e ele vier a quebrar, não descarte-o no lixo tradicional. Produtos como vidro, plástico, metal, papel e basicamente todos os derivados deles podem ser reciclados, basta dividi-los e destiná los para as coletas corretas.

Gostou do nosso post sobre decoração sustentável: Como investir nessa ideia?? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Leia Também:

Casa Adaptada Para Idosos: Dicas Para Evitar Acidentes
Dicas para uma mudança de casa tranquila
5 dicas práticas para deixar a sua casa mais aconchegante

Reply