Dicas para escolher o apartamento ideal para sua família

Decidir adquirir um novo apartamento junto à imobiliária é um grande passo, principalmente quando falamos de encontrar o imóvel ideal para toda a família. Afinal, existem diversas opções disponíveis no mercado e é muito comum ficar perdido em meio a tantas alternativas. Justamente por isso, é importante ter a ajuda de profissionais ao seu lado para garantir a escolha certa. No entanto, você também deve fazer algumas pesquisas por conta própria a fim de obter maior conhecimento sobre o assunto. Então, pensando nisso, para o post de hoje separamos algumas dicas para que você possa escolher o apartamento ideal para sua família.

Defina as necessidades da família

O primeiro passo é o mais importante e consiste em definir o que sua família precisa em um apartamento hoje devendo considerar vários fatores. Por exemplo, quantas pessoas moram na residência? Qual o número de quartos e banheiros necessários? Qual deve ser o tamanho de ambientes como sala e cozinha? O quarto do casal precisa de suíte?

Para isso, você deve avaliar o tamanho e composição de sua família, pois um casal jovem e sem filhos pode se contentar com um apartamento de um quarto. Por outro lado, se pretendem ter filhos ou pessoas que já têm, é importante considerar mais quartos.

Avalie a localização

Depois de analisar suas necessidades, é importante considerar a localização do imóvel, que deve ser estratégica e atender as demandas do dia a dia. O ideal é procurar um apartamento que esteja perto de serviços como farmácias, supermercados, padarias, hospitais e escolas ou creches, caso tenha filhos pequenos. No entanto, caso prefira um bairro mais afastado isso não será um problema, desde que o acesso para esses serviços seja facilitado.

Priorize a segurança

Outra questão que precisa ser considerada antes de escolher o apartamento é verificar como é o policiamento, iluminação e movimento das ruas do bairro. Para isso, você deve visitar a área em dias e horários diferentes, assim pode conhecer também quais são os picos de trânsito.

Observe também a segurança do prédio em si, analisando a altura das janelas, tranca das portas, escadas de incêndio, se tem porteiro, câmeras de segurança, entre outros.

Observe características físicas do imóvel

Algo que muitas pessoas deixam de lado, mas que impacta o dia a dia da família é o lado para o qual o apartamento está virado, assim como o andar e a incidência de luz natural. Isso porque, esses itens estão diretamente relacionados à temperatura e nível de barulho. Geralmente, andares mais altos são mais silenciosos, mas o revestimento e o tamanho e posição das janelas também afetam a temperatura interna. Por isso, uma boa dica é optar por apartamentos voltados para o leste, pois são bem iluminados, mas sem ficarem abafados ou úmidos.

Não se esqueça de avaliar o tamanho do apartamento de acordo com suas necessidades e hábitos. Mas, além disso, verifique se a planta é inteligente, ou seja, se os corredores são largos e os cômodos espaçosos o suficiente para caber os móveis e ainda ter espaço para a passagem.

Considere as opções de lazer

Outro ponto muito importante é que, ao considerar um apartamento para sua família, você também precisa levar em conta que o lazer é fundamental. Sendo assim, o ideal é apostar em um apartamento que possua áreas comuns para que todos possam se divertir sem necessariamente sair do prédio.

Portanto, analise se o condomínio tem piscina, parquinho para crianças, espaço para pets, espaço gourmet, academia, SPA, sauna, entre outros. Afinal, esses elementos podem influenciar e muito no dia a dia, além de garantir segurança para os pequenos.

Qualidade de vida

Ligada com o tópico anterior, a qualidade de vida abrange diversos fatores, como trabalho, lazer e também ter serviços perto de casa. Sendo assim, uma boa dica é investir em um apartamento que esteja mais próximo do escritório e assim evitar passar horas no trânsito ou transporte público. Isso ajuda a reduzir o estresse e assim ter uma vida mais tranquila. No entanto, caso isso não seja possível, não se esqueça de considerar a facilidade de chegar até a empresa que trabalha para escolher um bom apartamento.

Entenda a possibilidade de valorização

Por fim, mas não menos importante, adquirir um imóvel também é um investimento. Sendo assim, mesmo que seja a longo prazo, é importante pensar na liquidez do imóvel, ou seja, na facilidade de vender ou alugar, caso precise. Pergunte à imobiliária em Itajaí qual é a perspectiva de valorização do bem, assim como do bairro e região em que ele está. Assim, além de garantir a melhor escolha para sua família, você ainda realiza um investimento com excelentes chances de retorno em uma futura venda.

Portanto, agora que você sabe um pouco mais sobre como escolher o apartamento ideal para sua família, já pode conversar com sua imobiliária e garantir o que mais se encaixa em suas necessidades e desejos.

Reply