3 passos para fazer um planejamento estratégico
Nenhum navio chega ao seu destino sem saber qual caminho deve fazer, mesmo com seu servomotor em pleno funcionamento e uma ótima estrutura, sem um norte sobre como chegar até o local, é simplesmente impossível aterrissar em terra firme, e isso se aplica também a uma empresa.
Você até pode ter seus objetivos bem definidos, saber onde quer chegar, pode ter equipamentos e uma infraestrutura competente, porém de nada adianta se não souber como chegar até onde quer, você pode até alcançar, mas o caminho será muito mais complicado, demorado e difícil do que se tivesse um planejamento estratégico.
Esse é um conceito que se baseia em estabelecer uma lista de ações que devem ser tomadas para alcançar o seu objetivo, contando é claro, com fatores externos, internos, questões financeiras, tempo e capital humano.
Por mais que pareça algo complicado e para muitos uma jornada desanimadora, os resultados costumam ser impressionantes e extremamente eficientes, pensando nisso, no texto de hoje separamos 3 passos para fazer um planejamento estratégico de qualidade, bora conferir? Então vamos lá!
Primeiro passo: Mapeie e conheça o status atual do seu negócio
O primeiro passo para dar início ao seu planejamento estratégico é realizar um mapeamento completo sobre a sua empresa, ou seja, fazer uma análise interna sobre diversas questões diferentes, olhando para seus recursos financeiros, tecnológicos, humanos, materiais e por aí vai.
Essa é a hora de diagnosticar e entender como estão indo os seus processos, o que está dando certo, o que está dando errado, quais as mudanças necessárias, correções de rota ou investimento ampliado, tudo é colocado na balança de acordo com as necessidades e o desempenho da sua empresa.
Também é importante ficar de olho no mercado externo, analisar a concorrência, enxergar novas oportunidades de negócio e até mesmo, como tudo isso reflete dentro da sua empresa.
Procure analisar todos os cantos, entender gargalos e potenciais soluções para o futuro, confira até mesmo detalhes como equipamentos, se sua impressora fiscal está em pleno funcionamento e a infraestrutura da empresa, lembre-se, é preciso ser criterioso e entender por completo, todos os detalhes do seu negócio.
Segundo passo: Comece a planejar
Bom, agora que você já entendeu tudo sobre a sua empresa, provavelmente percebeu alguns defeitos e problemas que precisam ser corrigidos, além de soluções que podem ser uma saída casa consiga investir de forma estratégica e inteligente, certo? Então é hora de começar a colocar tudo isso no papel.
Com todos os dados em mãos, comece a traçar quais são seus objetivos e metas a longo, médio e curto prazo,defina eles de acordo com as suas necessidades e tudo que foi observado e coletado do primeiro passo, e não se esqueça de sempre estar alinhado com a missão, visão e valores do seu negócio.
Após isso, comece a traçar também o seu plano de ação, que nada mais é, do que como você vai fazer para alcançar esses objetivos pré definidos, quais os colaboradores envolvidos, recursos financeiros que serão investidos, ferramentas utilizadas, prazo e muito mais.
O plano de ação é uma parte crucial do planejamento estratégico, já que ele deve conter todas as informações para que você alcance o local que tanto almeja, é como a rota do navio que listamos lá no começo, então tenha calma, paciência e revise bem antes de executá-lo.
Terceiro passo: Coloque em prática, mensure seus resultados e controle seu rendimento
Por fim, o terceiro e último passo é dar adeus a parte teórica e começar a aplicar tudo aquilo que você já planejou e construir através de análises, estudos e tentativas, sendo assim, é hora de colocar a mão na massa, e partir para a execução.
Implemente o seu planejamento como se estivesse realizando um hidrojateamento de alta pressão, que serve para limpar fossas, ou seja, limpe toda a parte negativa e coloque em prática, aquilo que planejou para otimizar sua empresa.
Conforme o processo for acontecendo, não se esqueça de mensurar e acompanhar seus resultados com constância, além de controlar o seu rendimento, sempre mire o sucesso e procure ter um desempenho alto, com boas perspectivas e que cumpram seus objetivos.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.