noComentários

4 benefícios de investir na segurança do trabalho

Como proprietário de uma empresa, uma de suas principais prioridades deve ser a segurança. Ela, quando bem executada, pode ajudar a reduzir lesões de funcionários, reivindicações de indenização e outros custos relacionados.

Para ajudar a manter seus funcionários seguros, use estas dicas, que servirão tanto para empresas da construção civil quanto as de disco diamantado. Confira mais sobre o tema logo abaixo.

1- Identifique os perigos no local de trabalho

A segurança não é uma coisa de tamanho único quando se trata de empresas. Um corretor de seguros terá procedimentos de segurança muito diferentes em comparação com o proprietário de uma marca do setor de Eletroimã, por exemplo. Você precisa personalizar seus planos de segurança para trabalhar para o seu tipo de negócio.

É por isso que seu primeiro passo deve ser identificar os perigos específicos. Vá a cada local onde seus funcionários trabalham e procure por eles. Comece a descrevê-los para não esquecer nenhum. Aqui estão risco comuns que seus funcionários podem enfrentar:

  • Trabalhar com materiais perigosos;
  • Operar equipamentos pesados, como empilhadeiras e retroescavadeiras;
  • Trabalhar em alturas significativas, como em andaimes;
  • Executar movimentos repetitivos, como encaixar Porca Gaiola ao longo do dia;
  • Usar ferramentas elétricas;
  • Conectar algo em uma tomada superlotada.

2. Crie Procedimentos de Segurança

Agora que sabe quais são os riscos do seu negócio, é hora de criar regras de segurança. Esses procedimentos podem reduzir as ocorrências e também mostram que você tem uma mentalidade focada no bem estar.

E embora isso pareça complexo, começar o projeto do zero pode ter a ajuda de diversos outros colaboradores. portanto, pense numa equipe que estará próxima quando montar esta documentação

3- Prepare-se para Emergências

Embora você tenha passado muito tempo se preparando para os riscos, vá além disso e pense em possíveis problemas. Obviamente, não irá se assegurar de todos os cenários possíveis, mas precisará de algum tipo de plano de emergência caso as coisas dêem errado. 

Todos os seus funcionários sabem qual é a melhor saída do prédio em caso de incêndio? Você tem sinais de saída de emergência claramente iluminados? Se respondeu não para algumas dessas questões, entre em contato com empresas deste setor o mais urgente possível.

4- Anote suas políticas em um manual e entregue aos trabalhadores

Você não pode apenas falar sobre segurança com sua equipe, deve colocar seus procedimentos e protocolos de segurança por escrito. Dessa forma, todos podem olhar para eles sempre que precisarem e, com isso, garantirá que todos sejam treinados nas mesmas regras. 

Considere seu manual como prioridade a curto prazo e distribua-o aos seus funcionários.

Aqui estão algumas áreas que podem precisar ser incluídas em seu manual:

  • Princípios gerais de saúde e segurança, como prevenção de riscos e treinamento de funcionários;
  • Proteção contra quedas;
  • Doenças Transmitidas pelo Sangue;
  • Condução Comercial;
  • Exposição ao calor.

Esteja atento a esses detalhes e poderá ampliar a distância entre os seus sucesso e o de seu concorrente.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Responder