noComentários

4 diferentes tipos de sustentabilidade

A sustentabilidade se tornou um tema de debate muito relevante nas últimas décadas, principalmente por causa das mudanças climáticas e a propagação de diversas ONGs que lutam por um futuro melhor para a humanidade.

E diversas empresas de ramos tão distintos quanto o automotivo e o de central de alarme de incêndio, aderiram a esta luta. Mas quer entender o que é o conceito e quais são os tipos existentes? Então, continue com a gente.

O que é sustentabilidade?

Há muitas formas que a sustentabilidade pode assumir. Mas, de um modo geral, o conceito fala sobre atitudes de curto, médio e longo prazo que terão impactos positivos na natureza. Por isso queremos focar em algumas, para dar uma ideia do que está por aí.

Sustentabilidade Humana

Já estamos neste planeta há algum tempo, mas só recentemente conseguimos fazer com que máquinas fizessem coisas incríveis por nós. A industrialização trouxe modernidade, mas muita poluição. 

Portanto, uma maneira de pensar sobre a sustentabilidade humana é fazer com que a natureza faça a maior parte do trabalho. Ou seja, ao invés de lutar contra ela para criar nosso próprio espaço, podemos pensar em usá-la para viver em sintonia.

Por exemplo, podemos fazer com que o vento gera energia com as turbinas eólicas. O vento sempre e a água é um produto finito. Esta é uma das muitas maneiras pelas quais podemos tornar as pessoas mais sustentáveis, sendo tão fundamental para nossa existência quanto um sapato de segurança para o dia a dia do trabalhador.

Sustentabilidade Social

O aspecto social não precisa, necessariamente, ser apenas para fins ecológicos. Pode ser entendido em um sentido mais amplo. Para isso, precisamos fazer as seguintes perguntas: 

  • Como fazer um sistema que se preocupe com o bem-estar das pessoas?; 
  • Como tornar uma sociedade estável e diversa?

Estas são perguntas difíceis e muitas pessoas têm respostas diferentes. O centro da sustentabilidade social é que indivíduos e grupos possam viver bem, mantendo o sistema suficientemente equilibrado para as gerações futuras.

Sustentabilidade Econômica

A sustentabilidade econômica tem tudo a ver com mudar a forma de pensarmos sobre os negócios. Desta forma, mesmo que muitas empresas pensem apenas nos lucros, este conceito sugere a busca por um crescimento rápido e constante, mas com estabilidade, trabalhando como uma espécie de válvula de retenção

No entanto, é difícil de fazer devido à forma como a estruturamos atualmente, mas não impossível!

Sustentabilidade ambiental

É o tipo de sustentabilidade mais propagado e pelo qual garantimos que processos naturais específicos não sejam perturbados. Desta forma, a natureza continua se renovando. 

Existem, é claro, muitos problemas causados ​​pelo homem que ameaçam este ciclo, como as mudanças climáticas que podem tornar a vida neste planeta impossível para humanos e muitos outros animais também.

Mas se ainda temos tempo para agir e salvar nossa espécie e as outras que convivem conosco, precisamos fazer o quanto antes. Portanto, que isso sirva de pontapé inicial para que as marcas removam suas estruturas.

Enfim, esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Responder