noComentários

5 dicas para ter um dia mais produtivo trabalhando em casa

A pandemia deixou diversas marcas dentro da nossa sociedade causando impactos e mudanças no nosso comportamento e dentro da nossa rotina, uma das maiores diferenças foi a forma como trabalhamos. O home office passou a ser algo extremamente comum dentro da nossa rotina. 

Independente com o que você trabalha, como com a venda de equipamentos de combate a incêndio ou com marketing digital, o trabalho remoto acabou se tornando quase que obrigatório para grande parte das empresas, que começaram a adotar esse sistema. 

Seus benefícios são tantos e sua popularidade e aprovação tão altos, que o home office acabou se tornando um padrão. Mas, mesmo que muitas pessoas vejam ele como positivo, outras várias ainda não conseguem se adaptar a esse modelo. 

Afinal, trabalhar de casa tem lá suas particularidades, você tem muito mais coisas para se distrair e seu trabalho pode acabar ficando lento e até mesmo não ser feito. Então como conseguir se regrar para fazer todas as suas atividades? Como tirar o pijama, não querer deitar na cama ou sentar no sofá para assistir TV e focar no trabalho?

Sabemos que essa é uma tarefa bem complicada, mas hoje, nós vamos te ajudar! Separamos 5 dicas para você ter um dia muito mais produtivo, sem aquela lentidão que parece que acontece no trabalho remoto. Chega de acordar trabalhando e ir dormir trabalhando, agora você conseguirá otimizar muito melhor seu tempo, então, bora?

  1. Monte uma rotina e siga ela a risca

Ter uma rotina é crucial se você quiser estruturar melhor seu dia e ter um cronograma de tarefas que devem ser realizadas, faça uma lista com suas atividades e tarefas do dia, seguindo a ordem de importância. 

Depois, as distribua em horários compatíveis e foque para executá-las. Se produzir algum tipo de discos de corte é prioridade, coloque isso em primeiro lugar das suas tarefas. Busque seguir uma rotina bem alinhada com horários corretos e bem regrada. Quanto mais você seguir ela à risca, maior a chance do seu home office ser produtivo. 

  1. Tenha um espaço exclusivo para o trabalho

Sabemos que muitas pessoas que trabalham com home office querem fazer suas atividades na cama, no sofá, na mesa da cozinha e por aí vai, mas, isso pode te deixar apenas mais improdutivo e se render as distrações que estão ao seu redor. 

O ideal, é possuir um espaço único e exclusivo para trabalhar, separe um quarto e monte seu próprio escritório ou deixe uma escrivaninha ou uma mesa com seu computador ou notebook. O mais importante é ter o seu próprio espaço, isolado e livre de qualquer tipo de distração. 

  1. Faça pausas regulares

Pode parecer que não, mas um dos maiores problemas do home office é a falta de pausas regulares, muitas vezes, buscamos fazer tudo de uma vez só para poder relaxar um pouco em casa, e acabamos não evoluindo ou não tendo o resultado esperado. 

Por este motivo, as pausas regulares ajudam a espairecer a mente e retomar a produtividade das ações. Mas é claro, tome cuidado, não perca o horário deitado na cama nem relaxando no sofá, coloque um despertador e agende suas pausas dentro do seu cronograma diário. 

  1. Vista-se e se comporte como se estivesse no escritório

Poder trabalhar de pijama ou com roupas confortáveis realmente é um dos grandes benefícios do home office, mas, se você é uma pessoa que não está adaptado a essa modalidade de trabalho, esse pode ser um dos motivos de você estar sendo improdutivo. 

O ideal mesmo, é se vestir e colocar roupas que sejam compatíveis como se você estivesse trabalhando dentro do seu escritório de venda de porta de aço. Busque trocar de roupa, e ter atitudes parecidas como se estivesse lá, isso te ajuda a incorporar mais o espírito do trabalho e espantar a preguiça de trabalhar de casa. 

  1. Reduza as distrações e notificações

Quando estamos dentro de casa, as distrações costumam ser muito mais constantes e aparecem até com uma certa frequência em nosso cotidiano, além disso, quando você se distrai com alguma coisa ou recebe alguma notificação no celular, a tendência é largar tudo e passar horas procrastinando. 

Para espantar de vez isso, é fundamental reduzir as distrações e notificações que aparecem em sua tela, principalmente deixando o celular longe e fechando qualquer aplicativo que irá te distrair enquanto trabalha no computador. 

Você se acha improdutivo no home office? Acredita que nossas dicas poderão ajudar a melhorar seu rendimento? Conte para gente nos comentários abaixo, o que achou do texto de hoje, e não se esqueça de compartilhar ele com seus amigos, até a próxima.

Responder