noComentários

5 formas inteligentes de gerir seu tempo

Você também sente que o dia podia ter muito mais do que apenas 24 horas? Acha que o tempo passa muito rápido e não consegue fazer tudo que planejou em apenas um dia? Acredite, essa é uma sensação mais comum do que você pensa, em um piscar de olhos, já é de noite e você acabou sendo pouco produtivo e fazendo quase nada daquilo que planejava, 

Você queria ter colocado seu produto em alguma plataforma de divulgação mas não deu tempo, gostaria de ter preenchido uma planilha mas também não deu tempo, e queria pegar um cinema de noite ou assistir o jogo do seu time mas advinha? Também não deu tempo. 

Se você está cansado de não aproveitar bem seu dia, ver todas as suas tarefas sendo adiadas, e sempre sentir que precisa de mais tempo, então continue lendo nosso post que hoje, separamos as 5 formas mais inteligentes de gerir seu tempo e fazer com que você aproveite ao máximo cada hora do seu dia. Vamos lá?

  1. Priorize suas tarefas de acordo com o nível de importância e de energia

Se você quer usufruir o máximo possível do seu tempo, é preciso saber separar o que é ou não importante para você. Todas as tarefas que você considerar que são primordiais, devem ser colocadas com um nível alto de prioridade. 

Como por exemplo alguma atividade dentro do seu trabalho ou preparar o café da manhã das crianças, podem ser tarefas com máximo nível de prioridade, então é sempre bom começar com elas. 

Também é importante levar em consideração, sua energia. Provavelmente, executará tarefas com mais facilidade quando estiver no pico máximo de energia, ou seja, no começo do dia. Se você tem algo muito importante e que requer muita disposição, como realizar a prospecção industrial de clientes, deixe essa atividade para ser feita o mais breve possível. 

Quanto mais você der valor para o que você realmente precisa fazer, mais tempo livre irá sobrar justamente quando você não tiver mais energia. 

  1. Planeje suas tarefas diárias na noite anterior

Um bom planejamento é sempre a chave para gerenciar o seu tempo de maneira muito mais efetiva, então a dica é sempre na noite anterior separar seu bloco de notas no celular ou seu bom e velho papel e caneta e anotar todas as tarefas que você quer e vai realizar no dia seguinte. 

Faça uma lista de acordo com a importância de cada uma delas e veja quais os horários que cada uma demanda, e encaixe de acordo com seu cotidiano. Ter uma lista faz com que você tenha um norte muito melhor do que deve ser feito, sendo muito mais efetivo.

  1. Abandone as multitarefas e foque em uma coisa de cada vez

Quem tenta fazer tudo de uma vez acaba não fazendo nada. As multitarefas são um grande problema para qualquer pessoa, então é altamente recomendado que você para de tentar fazer tudo de uma vez só. Isso faz com que você perca tempo e não consiga fazer nada direito. 

Foque em apenas uma atividade por vez, com isso, você consegue terminá-la de forma muito mais rápida. Com o foco direcionado, a probabilidade de terminar várias atividades é muito maior do que fazê-lo de modo simultâneo. 

  1. Estabeleça rotinas e busque cumpri-las à risca

Por mais que muitas pessoas detestam ter uma rotina, saiba que ela é fundamental para que você consiga gerenciar de forma muito mais efetiva seu tempo. Quem tem rotina, consegue saber exatamente o que deve fazer e em qual horário deve realizar cada ação, sendo muito mais efetivo e regrado. 

Se você anotou na sua rotina que vai trabalhar uma hora na presença digital de sua empresa, busque segui-la à risca. Quanto mais regrado você for na rotina criada, melhor será otimizado e aproveitado o seu tempo. 

  1. Defina restrições de tempo

Se você quiser realizar uma atividade até o fim, provavelmente vai acabar consumindo um tempo a mais do que você imaginava, quantas vezes você já não ficou preso dentro do trabalho ou acabou estendendo uma tarefa que não deveria estender?

Bom isso é bem comum e acaba estragando todo o seu cronograma, por este motivo, define uma restrição para executar determinadas ações. Coloque um limite de 20 minutos para fazer uma pausa, por exemplo, ou estabeleça apenas 30 minutos a mais para ficar no trabalho. Esses limites te ajudam a ter controle de seu cotidiano e fazer com que seu tempo realmente seja aproveitado da melhor forma. 

Agora conte para gente nos comentários, como seu tempo está sendo aproveitado? Você é daqueles que acha que o dia tem que ter mais que 24 horas? Deixe sua opinião abaixo e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido, até a próxima. 

Responder