noComentários

5 práticas sustentáveis para aplicar nas empresas

A sociedade atualmente tem debatido de forma mais intensa as alternativas de soluções e práticas sustentáveis. O aumento da conscientização das pessoas a respeito da preservação ambiental tem impactado empresas de todos os portes.

Muitos consumidores levam em consideração as práticas de sustentabilidade adotadas pelas empresas em seus processos para então tomarem uma decisão de compra ou contratação de um serviço.

Dar atenção a esse tema, além de colaborar para a redução dos impactos ambientais proporcionará um diferencial competitivo para as empresas que adotarem medidas sustentáveis. 

Confira a seguir 5 práticas sustentáveis para aplicar na sua empresa.

PRIORIZE EQUIPAMENTOS ECONÔMICOS

Na hora de comprar equipamentos, dê preferência para os que economizam mais energia. Nesse ponto, pense em todos os equipamentos e não só nos que estão diretamente ligados à produção como um motor weg 2cv utilizado.

Verifique as condições dos aparelhos de ar condicionado, impressoras, computadores. Além de economizarem energia é possível que haja uma redução nos insumos utilizados através da redução de desperdício durante o uso.

ELIMINE A CULTURA DE COPOS DESCARTÁVEIS E IMPRESSÕES

Incentive na sua equipe o hábito de utilizar copos e canecas de louça para evitar o uso desnecessário de plástico. Talvez esteja na hora de desligar aquela máquina de gelo industrial que era muito utilizada quando havia eventos e reuniões frequentemente na empresa.

Limite as impressões de documentos ao extremamente necessário. Atualmente temos acesso a tecnologias baratas que permitem o armazenamento e compartilhamento em nuvem. Estimule essa prática que, além de reduzir o consumo de papel, torna os processos mais ágeis e os documentos mais fáceis de armazenar.

REVISE AS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Sua empresa está instalada em prédio próprio? Investir na revisão das instalações elétricas, quadro de energia e conectores elétricos pode ser uma alternativa para descobrir a razão pela qual o consumo de energia nunca cai, não importa as medidas adotadas.

Uma instalação elétrica muito antiga pode acabar desperdiçando energia além de ser um potencial risco de curto circuito ou mal funcionamento de equipamentos por não suportar a carga necessária.

APOSTE NA RECICLAGEM DE MATERIAIS

É possível reutilizar papéis como folhas de rascunho para anotação. Incentive a separação do lixo no momento do descarte e até mesmo considere criar parcerias com instituições que darão novos usos para os materiais que não serão mais utilizados pela sua empresa.

Essa é uma maneira de implementar a sustentabilidade e também colaborar para a economia da comunidade em que sua empresa está inserida.

ESTUDE A ADOÇÃO DE TRABALHO REMOTO

Talvez a atividade de sua empresa não exija a presença física da equipe no escritório todos os dias da semana. Adotar modelos de trabalho híbrido tem se tornado tendência para muitas empresas.

Essa forma de trabalho colabora com a qualidade de vida da equipe, reduz a emissão de gases poluentes e também beneficia a empresa com uma redução dos custos fixos, já que tem menos pessoas circulando pela empresa diariamente.

Encontrar práticas sustentáveis que se enquadrem na realidade de sua empresa gera benefícios não só para o meio ambiente como também para a saúde financeira da empresa pois impacta na redução de gastos desnecessários.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Responder