noComentários

5 técnicas para ter um ambiente limpo e organizado

Seja no trabalho ou em casa, um ambiente limpo e organizado é essencial para manter o bom desempenho e, claro, garantir a saúde de todos. Já que a falta de algumas medidas podem influenciar diretamente do corpo humano.

Como assim? Bom, como sabemos, as bactérias e microrganismos são os responsáveis por causa alguns danos em nossa saúde. E as chances disso acontecer é maior quando  ambiente possui sujeiras e lixos, aumento a proliferação.

Mas, para evitar qualquer tipo de problemas da saúde e auxiliar no desempenho de quem utiliza o local, separamos algumas dicas que ajudarão a manter o espaço limpo e organizado. Confira!

Evitar comer no escritório

Sabemos que com a correria do dia a dia e as metas que precisam ser cumpridas, é comum que o trabalho ou estudante opte por fazer as alimentações em frente ao aparelho eletrônico, podendo assim fazer duas coisas ao mesmo tempo.

No entanto, é importante evitar esse isso vire um hábito, pois isso pode ajudar na proliferação de germes e bactérias.

Aliás, se uma migalha de alimento cai em um aparelho eletrônico, saiba que ele corre o grande risco de ser danificado por formigas. Por isso, tente fazer as alimentações em  um ambiente adequado.

Deixe o ambiente arejado

Nos últimos anos, a frase ‘deixe o ambiente arejado’ ganhou bastante força por conta da pandemia da Covid-19. Pois ambientes fechados são o local perfeito para espalhar de qualquer tipo de vírus. Por isso, sempre deixar o lugar bem ventilado é a maior indicação dessa lista.

Uma opção é deixar plantas espalhadas pelo ambiente, pois algumas espécies ajudam a limpar o ar e também a melhorar a umidade. Além de deixar janelas e portas abertas, podendo também utilizar purificadores de ar.

O ideal é que mantenha o ambiente organizado, por exemplo, deixe o carrinho plataforma no depósito e não dentro do escritório. Isso ajudará a aumentar o espaço do local, auxiliando na circulação do ar.

Faça a limpeza do ambiente

Parece obvio, é muito importante ressaltar que a rotina de limpeza de um local deve ser constante, principalmente em ambientes que possuam um fluxo grande de pessoas, como empresas.

Neste caso, a indicação é que contrate uma equipe que fique responsável por essa função. Visto que acumulo de sujeito também pode afetar o funcionamento dos aparelhos utilizados no dia a dia. Além de apostar em produtos eficientes, como o limpador enzimático.

Aposte em itens de organizações

Em caso de escritórios ou salas de estudos, onde há vários papéis e canetas, uma indicação é utilizar caixas e pastas organizadoras. Além de deixar o ambiente harmônico e organizado, facilitará durante a sua rotina de trabalho, pois isso facilitará no momento em que estiver procurando um documento específico.

Isso porque no caso de uso de pastas você etiquetá-las, especificando o que tem dentro de cada uma delas. Assim você otimiza o seu tempo e diminui o risco de proliferação de traças, claro, isso agregado a rotina de limpeza.

Conscientize

No caso de empresas que possui uma equipe grande, é interessante criar campanhas de conscientização, indicando a diminuição da produção de lixo, o descarte correto, que influenciará no tratamento de efluentes, e também as dicas de como manter o ambiente arejado, principalmente após o período pandêmico.

Lembrando que essas orientações servem tanto para o local de trabalho como o pessoal, já que os benefícios são para o meio ambiente e para a sua saúde.

Gostaram dessas dicas? Não esqueça de compartilhar nas redes sociais e de continuar acompanhando nossos conteúdos.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Responder