noComentários

5 técnicas que vão transformar sua equipe em um time

Segundo o dicionário, equipe é um grupo de indivíduos que realizam em conjunto, uma mesma atividade ou tarefa, já um time é um grupo de pessoas empenhadas em uma mesma atividade conjunta, percebeu a diferença?

Enquanto a equipe é a junção de pessoas, o time configura a união, e é claro que no âmbito profissional, todo mundo quer que os colaboradores formem um verdadeiro time, trabalhando em conjunto e buscando da melhor maneira, o melhor para o seu negócio. 

Fazer com que seus funcionários se mantenham motivados e unidos, pode ser considerado uma enorme vantagem competitiva, além é claro, de melhorar o rendimento de sua empresa, seja ela do ramo da engenharia ou de inversor de frequência, para aumentar a produtividade e ter um ambiente muito mais saudável. 

No texto de hoje, nós vamos te ajudar durante essa missão, separamos 5 técnicas que vão transformar sua equipe em um time de alta performance e qualificado para entregar resultados, quer saber como? Então vamos lá!

  1. Separar as funções de acordo com o potencial de cada colaborador

Para que seus colaboradores se tornem um verdadeiro time, a primeira dica é que cada um consiga desempenhar sua função da melhor maneira possível, e para que isso aconteça, é crucial que o líder consiga escolher a dedo, o que cada pessoa irá fazer durante sua jornada de trabalho. 

É preciso conhecer muito bem os funcionários, e entender suas qualificações, habilidades e preferências, obtendo essas informações, é necessário selecionar e escolher as funções de acordo com seu potencial e desempenho.

Cada um tem o perfil ideal para a função, desde abrir a porta de enrolar da empresa até ser responsável pelas grandes demandas no escritório

A partir do momento que você monta um time onde cada um se sente mais confortável e consegue produzir melhor, a chance de ser criada uma sinergia e um crescimento exponencial das tarefas coletivas é muito grande. 

  1. Destacar a importância individual e coletiva

Um bom time se forma quando todos entendem o seu papel e sabem que são importantes para que o trabalho funcione de forma efetiva, sendo assim, é crucial ressaltar cada pessoa presente, tanto de maneira individual quanto coletiva. 

É preciso trazer o sentimento de pertencimento, e fazer com que cada colaborador entenda sua função e saiba que é uma engrenagem importante para o funcionamento geral da empresa.

  1. Estabelecer metas claras e em conjunto

Sempre que você for estipular uma meta ou traçar um novo trabalho, é preciso pensar em conjunto, ou seja, ninguém jamais deve ficar de fora. Busque montar um plano que englobe toda a sua equipe de maneira unida, sem esquecer de nenhum colaborador. 

É preciso que tudo funcione de forma clara e eficiente, e que cada um saiba exatamente a sua função, pense sempre no coletivo e estabeleça objetivos que necessitam de uma força conjunta.

  1. Dar feedbacks individuais e coletivos 

Os feedbacks, tanto positivos quanto negativos, sempre auxiliam o crescimento de qualquer ser humano, e é claro que esse é um dos fatores primordiais para que você possa ajudar a sua equipe a entender seus erros, corrigir falhas e melhorar seu desempenho. 

Procure falar tanto de forma individual quanto coletiva com sua equipe, procure não só apontar erros, mas também, indicar soluções, seja compreensível e ajude a guiar cada funcionário seu até o sucesso de maneira simples e efetiva. 

  1. Incentivar a comunicação interpessoal e fora do trabalho

Para que o conjunto de colaboradores se torne de fato um time, é preciso trabalhar a relação além do ambiente de trabalho, por este motivo, saia um pouco da sua empresa de balança industrial digital, e incentive a interação entre os colaboradores no dia a dia pessoal deles. 

Disponibilize eventos, festas, reuniões, conceda alguns happy hours, ou comemorações em datas festivas, esse incentivo pode ajudar no entrosamento, e fazer com que todos se sintam muito mais próximos e confortáveis além do âmbito profissional. 

O que achou sobre o texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Responder