noComentários

6 dicas para criar uma rotina de trabalho durante o Home-Office

Diferente dos que precisam trabalhar in loco, como os profissionais envolvidos com manutenção predial, por exemplo, há quem já tem a sua atuação totalmente dentro do formato home office, como os profissionais de contabilidade, marketing, entre outros.

Apesar da prática ter se consolidado no mercado, o trabalho no ambiente do lar tem lá os seus obstáculos, que muitas vezes trazem consequências não positivas para as atividades diárias, o que prejudica a imagem do profissional.

É por essa razão que produzimos esse artigo, com 10 dicas para você conseguir criar uma rotina de trabalho eficiente no home office.

Por que é importante ter uma rotina de trabalho?

Seja trabalhando com serviços ou produtos específicos, como a venda de equipamentos de combate a incêndio, é extremamente importante que o profissional siga uma rotina de trabalho bem delimitado.

Isso porque ter uma rotina estabelecida promove diversas vantagens. Uma delas, é o aumento da produtividade, com uma agenda de tarefas, é mais difícil perder o foco. Com mais atenção ao que deve ser feito, consequentemente, o profissional fica mais produtivo, o que não significa fazer mais, mas sim, o que é imprescindível.

Uma boa gestão do tempo, também traz o benefício de mais eficiência na elaboração de um planejamento estratégico de venda de um produto ou serviço de venda mais complexa, que são aquelas do campo B2B, como outsourcing de impressão, por exemplo.

Outro ganho, é na qualidade de vida, em que o profissional conta com períodos para se dedicar a atividades que deem prazer.

Agora, vamos às dicas!

6 dicas eficientes para criar uma rotina de trabalho durante o trabalho em casa

  1. Elabore uma lista com as atividades prioritárias: é fundamental para a melhor gestão do tempo, definir as tarefas de maior relevância, que devem ser entregues mais rapidamente. Isso evita perder tempo com atividades que podem esperar.
  1. Estabeleça horários: se dentro de uma empresa há horário para entrar, almoçar, pausar e parar terminar, do mesmo modo, é preciso que no home office, o profissional defina esses períodos.
  1. Saiba qual o período em que há melhor potencial de produtividade: existe o que é mais produtivo durante o período matinal e há aqueles que o período após o almoço é melhor. É relevante descobrir quais os períodos há bom rendimento para otimizar os processos de tarefas prioritárias.
  1. Reduza distrações: em casa, é mais fácil o acesso a distrações com o celular, a  TV e até mesmo o contato com pessoas que moram na residência. Tudo isso, faz com que o foco seja retirado. Portanto, é necessário também ter um tempo destinado a olhar o celular, ver TV e ter aquele bate-papo com o membro da família.
  1. Mantenha o ambiente limpo e organizado: outro fator que impede a criação de uma boa rotina de trabalho, é ter o ambiente desorganizado e com higiene precária. A razão é que tudo isso causa desconforto no dia a dia, sem falar que prejudica a imagem quando há reuniões on-line. Por isso, mantenha o ambiente organizado e limpo.
  1. Utiliza ferramentas: existem diferentes tipos de ferramentas que ajudam no dia a dia, como controlar o horário, as metas, entre outros. O uso, seja qual for a plataforma, é benéfico para o gerenciamento das atividades cotidianas.

Espero que essas dicas possam contribuir para que você crie uma boa rotina e tenha assim, alto desempenho das atividades. Se gostou, não deixe de compartilhar o artigo.

Responder