noComentários

A importância do follow up para fechar negócios

Você já acompanhou algum processo em sua empresa? Seja vendas, atualizações ou novas implementações, acompanhar os resultados é ideal. Se colocado no âmbito de vendas, o follow up pode ser posicionado na última etapa do funil, porque ele acompanha aquela pessoa que tem interesse no seu produto e demonstrou intenção de compra. 

Realizar um follow up em um negócio requer estratégia e tempo para se dedicar ao acompanhamento do cliente.  Este acompanhamento é feito desde o primeiro contato e vai se fortalecendo ao longo do tempo. 

Quando existe um vendedor presente e disposto a sanar todas as dúvidas de um cliente, assim como apresentar melhor o produto, o processo pode acontecer de forma mais rápida e eficiente, assim como um catalisador para tinta diminui o tempo do processo de secagem do produto. 

Além de possibilitar um processo de vendas  mais rápido, a aplicação do follow up em negócios pode aumentar as chances de sucesso no fechamento de negócios. Para saber como funciona a aplicabilidade da técnica em empresas B2B (que vendem para empresas) e B2C (que vendem para consumidores finais) confira: 

Empresa B2B 

As empresas B2B (Business to Business) são aquelas que fornecem para outras empresas. O processo de vendas neste tipo de empresa se diferencia pois elas têm um nicho muitas vezes mais limitado e um processo de prospecção mais incisivo, isto é, existe uma busca maior pelo cliente ideal pois os produtos devem ser apresentados como soluções para a empresa. 

O follow up se aplica no momento em que o cliente em potencial demonstra interesse no produto e estende até a compra, dando espaço ao CRM (Customer Relationship Management) que é basicamente acompanhar o cliente após a compra. 

Quando é aplicado para outra empresa, o contato já estabelecido muitas vezes pela prospecção ativa é liderado pela empresa vendedora desde o início. Isso indica credibilidade e comprometimento,valoriza o processo por mostrar um bom acompanhamento, que é o que as empresas normalmente prezam, por renderem compras de ticket médio alto. 

Se uma empresa fornece serviços de locação de grupo gerador, ela oferece para empresas que precisam de segurança e não podem depender apenas do serviço de fornecimento de energia padrão. O processo vai desde a apresentação até o final da contratação do serviço.

Empresa B2C

Quando as empresas fornecem direto para o consumidor, são chamadas de business to consumer, B2C. O processo de vendas normalmente tem uma prospecção menos ativa (normalmente, as B2B usam o cold calling, maneira de vendas sem deslocamento e por telefone, e-mails). 

Nas empresas B2C, a prospecção é feita de maneira estratégica, com marketing, panfletos e outras divulgações e quem procura este fornecedor muitas vezes é o cliente final. O cliente final então, comanda a ação. 

Neste caso, o follow up é aplicado para sanar dúvidas e apresentar o produto de acordo com a necessidade do cliente. Por isso, as maneiras de aplicabilidade são diferentes em diferentes tipos de fornecedores, mas no caso das vendas B2C, a empresa se mostra atenta às necessidades do cliente, além de personalizar seu atendimento. 

Com clientes que normalmente buscam os mesmos produtos com outros concorrentes, o destaque é para o melhor atendimento e, neste caso, a empresa que aplica o follow up ganha a preferência e pode fidelizar o cliente, pois com essa cobertura oferecida, todas as dúvidas são cobertas, como superfícies com pintura epóxi.

Por fim, vale ressaltar que uma venda bem feita, é uma venda bem acompanhada. Invista em follow up para melhorar a imagem de sua empresa e criar uma cultura de cuidado, dedicação e aperfeiçoamento de processos. Você já aplica o follow up em sua empresa? Confira mais possibilidades para melhorar suas vendas.

Responder