noComentários

Brincadeiras legais para fazer em casa

6 ideias para pais e filhos se divertirem juntos, sem gastar nada

Quem tem criança pequena em casa sabe que um dia sem nada para fazer também é um dia que precisa de entretenimento para a criança. Esse pode ser um desafio, especialmente porque, nessa fase, elas sempre querem novidades.

A boa notícia é que existem muitas brincadeiras legais que, além de servirem para passar o tempo e gastar a energia das crianças, ainda são ótimas para criar boas memórias e fortalecer o vínculo entre vocês. E você não precisa comprar brinquedos caros para isso, muito pelo contrário.

É interessante tirar do baú algumas brincadeiras da sua própria infância e aproveitar para contar para o seu filho como certas atividades eram “na sua época”. As ideias da lista abaixo tem a ver com isso. Longe das telas e da tecnologia, usando só a cabeça e materiais que você tem em casa.

Pular corda

Quem não se lembra de pular corda na infância? Além de divertida e grátis, essa também é uma excelente atividade física, ótima ideia para gastar a energia das crianças pequenas. Aproveite para lembrar as músicas antigas e inventar novas que façam sentido no contexto atual.

Você vai precisar de uma corda, que duas pessoas vão bater enquanto uma terceira pula. Se você e a criança estiverem sozinhas em casa, há duas opções: cordas menores, que cada um bate para si mesmo, ou amarrar uma corda maior numa cadeira, ou suporte para rede (assim, dá para bater com uma pessoa só).

Stop!

Caneta e papel são os únicos materiais necessários para essa brincadeira, que estimula o raciocínio e o senso de competição das crianças e pode rolar com quantas pessoas quiser. As crianças só precisam saber ler e escrever.

Para quem não se lembra, é uma espécie de adedonha: todos jogam os dedos e contam as letras do alfabeto. Depois, tem que escrever palavras as que começam com essa letra para as categorias selecionadas (animais, nome, país, etc.). Quem terminar primeiro grita stop! e os outros têm que parar de escrever. Ao final, contam-se os pontos.

Boliche caseiro

Se a sua casa tem uma área ou quintal para montar uma pequena pista, vocês podem improvisar uma partida de boliche, utilizando com pinos garrafas pet ou fazer alguns com papelão. Dá para utilizar a bolinha do pet, uma de tênis ou até mesmo fazer uma utilizando meias.

Telefone sem fio

Essa é uma brincadeira nostálgica para a maioria dos pais e que ainda faz muito sucesso com as crianças pequenas. É uma oportunidade para deixar de lado os brinquedos tecnológicos e mostrar para o seu filho que dá para se divertir sem bateria, energia e internet.

Para fazer o telefone, você vai precisar de duas latas de alumínio limpas (pode ser de milho, por exemplo) e com um furo no fundo. Conecte as duas com um barbante e pronto: um telefone perfeito para crianças pequenas se entreterem por horas.

Cabana de cobertas

Crianças pequenas gostam de construir e se divertem com todo o processo. Que tal improvisar um acampamento na sua sala, fazendo uma cabana de cobertas? Dá para usar cadeiras ou caixas como suporte e você ainda vai ganhar uma ótima desculpa para ficar deitado durante a brincadeira.

A cabana é um ótimo lugar para ficarem conversando ou lendo histórias. Vocês também podem improvisar algum teatro em que a cabana é o esconderijo, o que certamente vai render também algumas boas risadas.

Acerte o copo

Essa é uma brincadeira que ajuda a criança a pensar em estratégias e testar habilidades como força e foco. Você vai precisar de: copos e grãos (pode ser de feijão ou até pequenas bolinhas de papel). A ideia é posicionar os copos no chão ou em uma superfície e acertar os grãos lá dentro a partir de uma certa distância.

O ideal é que os copos sejam de cores diferentes para que vocês possam estabelecer diferentes pontuações para cada cor. Mas, isso também pode ser feito com adesivos. Uma dica é fixar os copos na superfície com fita adesiva, para evitar que eles fiquem virando. Quem fizer mais pontos, ganha.

Responder