noComentários

Campanhas ambientais que podem ser adotadas na sua empresa

O tema sustentabilidade nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje, de acordo com pesquisas da empresa norte-americana Union + Webster, cerca de 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar produtos e contratar serviços de empresas que possuam práticas sustentáveis. 

Esse pode ser o fator de desempate, e muitas vezes visto como uma enorme vantagem competitiva perante a concorrência, ou seja, na hora de comprar um blister embalagem, a empresa que tiver mais práticas sustentáveis está um passo à frente das demais. 

Além da preferência dos clientes, adotar campanhas ambientais ajuda em vários aspectos, como a preservação ambiental, o cuidado com o patrimônio humano, auxílio ao meio-ambiente, preservação para futuras gerações e por aí vai. 

Se você está pensando em adotar alguma campanha ambiental para o seu negócio mas não sabe ao certo qual a melhor opção, não se preocupe. No texto de hoje, separamos as melhores campanhas ambientais que podem ser adotadas na sua empresa, bora conferir? Então vamos lá!

Descarte correto de lixos eletrônicos e resíduos

Se você trabalha dentro de um escritório, provavelmente deve gerar uma boa quantidade de lixo eletrônico, afinal cada pessoa individualmente produz cerca de 7 até 10kg de e-lixo por ano. Mas, poucos sabem que é preciso realizar o descarte correto desse material, como computadores, celulares, impressoras e etc. 

A recomendação é que você escolha um ponto de descarte que realize tudo da maneira correta. Se você não trabalha com tanta tecnologia como em uma empresa de conserto de portão automático, e é do setor industrial, por exemplo, é preciso realizar o descarte correto de resíduos. 

Nada de despejar em mares e oceanos, procure o ponto certo para descarte e realize tudo da maneira correta e recomendada para preservar o meio-ambiente. 

Instalação de pontos de coleta seletivos

Além desses descartes, você também deve fazer campanhas incentivando a coleta de lixos produzidos pelos colaboradores, materiais como vidro, plástico, papel e etc. 

Coloque as lixeiras coloridas identificando cada um do material que deve ser jogado fora, incentive a reciclagem e procure sempre deixar tudo bem explícito para as pessoas. 

Troca na iluminação e conscientização sobre o uso da água

Que tal apostar em uma iluminação natural e em luzes de led que são mais sustentáveis? Dê adeus às lâmpadas tradicionais que costumam ser mais nocivas ao meio-ambiente, desligue aparelhos da tomada e aposte em uma economia de eletricidade. 

Também é importante conscientizar seus funcionários sobre o consumo de água, reutilize água da chuva para fazer faxina, alerte sobre a torneira aberta e sempre faça com que todos tenham o melhor senso possível. 

Incentivo pelo uso de transportes alternativos

Usar um carro individual para uma pessoa chegar até o trabalho só prejudica o meio ambiente com a emissão de poluentes provenientes do veículo, dessa forma, incentiva seus funcionários a usarem meios de transporte alternativos. 

Bicicleta, ônibus, a pé ou até mesmo um sistema híbrido de trabalho já ajuda a reduzir a emissão desses gases e ainda resulta em uma melhor qualidade de vida, dê benefícios e forneça o material para que eles possam vir de outras maneiras até o trabalho. 

Redução no consumo de descartáveis

Parar para tomar um cafézinho ou pegar uma água no copo de plástico é algo natural dentro de uma empresa, mas o recomendado é que você faça uma campanha ambiental que reduza ou proíba o uso de descartáveis.

Que tal personalizar uma garrafa e uma caneca com o logotipo do seu negócio para seus funcionários? Essa é uma ótima prática para reduzir os descartáveis e ainda fazer marketing da sua empresa. 

Responder