noComentários

Como manter sua equipe unida e motivada

Um dos grandes diferenciais dentro de qualquer empresa é justamente a equipe responsável por ela, quanto mais seus colaboradores vestem a camisa e representam o seu negócio, maior a sua chance de obter sucesso na sua distribuidora de fitas do bonfim

Para alcançar todo esse ímpeto e produtividade desejada, existem dois fatores que são essenciais: a união e a motivação do time. Esses são dois pontos muito importantes dentro de qualquer empresa, e quem mira o sucesso, necessita que os envolvidos trabalhem de forma colaborativa e sempre com o máximo de sua vontade. 

Mas, por mais que o planejamento seja algo interessante, na prática as coisas já não funcionam desta maneira. Manter os colaboradores com esses dois recursos é uma tarefa extremamente complicada, e requer muita dedicação por parte dos líderes, gestores e quem atua no RH. 

Para poder te ajudar nessa jornada, decidimos separar algumas dicas de como você pode manter sua equipe unida e motivada, bora conferir algumas delas? Então vamos lá!

Incentive a comunicação entre a equipe

A primeira dica que podemos ressaltar é que você incentive a comunicação que ocorre entre a sua equipe, quando seus colaboradores começam a se sentir mais deslocados ou sentem que não pertencem aquele lugar, geralmente eles começam a ficar desmotivados e até mesmo sem vontade de realizar interações com outras pessoas. 

Para que isso não aconteça, é crucial que você incentive a comunicação entre todos os membros da sua equipe, procure sempre dar um jeito de todos se comunicarem, seja com uma reunião semanal, uma política de “porta aberta” ou até mesmo com o trabalho coletivo. 

Quanto mais você incentivar a comunicação de seu time, seja para anunciar um purificador de ar para a equipe ou criar uma campanha, melhor será sua união e até mesmo sua motivação de maneira geral. 

Dê feedbacks individuais e coletivos

Os feedbacks sempre ajudam as pessoas a enxergarem seus erros, corrigir suas falhas e principalmente, sentirem reconhecimento pelo seu trabalho, sendo assim, realizar esse tipo de ação é determinante para ressaltar acertos e auxiliar na correção de erros. 

É muito importante que os feedbacks sejam feitos de duas formas: individuais e coletivas. O primeiro deve ser realizado para cada pessoa e diz respeito a sua atuação solo. 

Já o segundo, você deve se dirigir ao grupo todo, ambos ajudam o crescimento e fazem com que as pessoas reconheçam seus pontos fortes e onde elas podem evoluir. 

Ressalte sempre a importância e os esforços de cada colaborador

Além dos feedbacks, é sempre importante ressaltar a importância e os esforços de cada colaborador que compõe a sua empresa, procure elogiar com frequência cada pessoa, desde o responsável pela abertura da porta de enrolar até o líder da equipe e fornecer até mesmo benefícios coletivos e individuais.

Procure sempre atuar de uma forma coletiva, sem deixar ninguém de fora, ressalta o trabalho também de maneira coletiva, isso faz com que todos se sintam pertencentes e felizes dentro daquele espaço. 

Monte um plano de crescimento para seus funcionários

De acordo com pesquisas, cerca de 43% dos colaboradores estão procurando ou ao menos considerando sair de suas empresas por conta da falta de crescimento e pela escassez de oportunidades. 

Para que isso não aconteça, é preciso mostrar para cada funcionário que ele é valioso para o seu negócio, e montar um plano de carreira para cada pessoa. 

Mostre todas as oportunidades, e até onde ele pode chegar dentro da sua empresa, dê dicas sobre os caminhos traçados e pense sempre no futuro. Essa é uma das melhores táticas de motivação que existem em qualquer negócio. 

Invista em treinamentos para sua equipe

Os treinamentos sempre ajudam qualquer pessoa a evoluir, ainda mais se forem feitos de forma coletiva, procure reunir uma equipe e especializar esses funcionários ainda mais em suas áreas de atuação. 

Forneça cursos sobre o marketing de relacionamento, por exemplo, para que eles realizem juntos e consigam se aperfeiçoar ainda mais. 

Isso vai reforçar ainda mais a união e ainda fazer com que eles se motivem, já que você está investindo no trabalho de cada um deles. 

Forneça eventos e reuniões fora do ambiente de trabalho

Quem não quer dar uma descontraída de vez em quando, certo? Então, quebrar um pouco a rotina do trabalho é uma ótima forma de trabalhar a comunicação interpessoal e fazer com que colegas se tornem verdadeiros amigos. 

Promova alguns eventos, reuniões e festas fora do ambiente de trabalho, um happy hour, um jantar da empresa ou uma festa em datas sazonais. Isso ajuda a motivar ao mesmo tempo que une e faz com que toda a equipe acabe se conhecendo melhor. 

O que achou sobre o texto de hoje? Deixe sua opinião sobre ele nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Responder